Liberdade para o Saara Ocidental

A CGTP-IN as­so­ciou-se à pe­tição pú­blica lan­çada pelo Con­selho Por­tu­guês para a Paz e Co­o­pe­ração (CPPC) em so­li­da­ri­e­dade com o povo sa­a­rauí e, em par­ti­cular, com Takbar Haddi, que luta para que o Reino de Mar­rocos lhe en­tregue o corpo do filho, Mohamed La­mine Hai­dala, as­sas­si­nado por co­lonos mar­ro­quinos nos ter­ri­tó­rios sa­a­rauís ocu­pados.

Takbar Haddi ini­ciou uma greve de fome, a 15 de Maio, frente ao Con­su­lado do Reino de Mar­rocos em Las Palmas, nas Ilhas Ca­ná­rias, para exigir a re­a­li­zação de uma au­tópsia ao corpo do filho e, assim, de­ter­minar as causas da morte. Os pro­mo­tores da pe­tição re­forçam essa exi­gência face à re­cusa das au­to­ri­dades mar­ro­quinas, e pedem ao Go­verno por­tu­guês que também in­ter­ceda nesse sen­tido.

Rei­te­rando «a sua con­ti­nuada so­li­da­ri­e­dade com o povo sa­a­rauí, que vive há dé­cadas sob a ocu­pação do Reino de Mar­rocos», su­jeito a uma cons­tante agressão, os pro­mo­tores con­si­deram que uma so­lução justa para o Saara Oci­dental passa por: ins­talar um me­ca­nismo per­ma­nente da ONU para acom­pa­nhar o res­peito pelos di­reitos hu­manos nos ter­ri­tó­rios ocu­pados; li­bertar os presos po­lí­ticos; res­peitar o di­reito à au­to­de­ter­mi­nação do povo sa­a­rauí; acabar com a ocu­pação mar­ro­quina do Saara Oci­dental.




Mais artigos de: Trabalhadores

Intensificar a luta para construir alternativa

Mais de 500 sin­di­ca­listas par­ti­ci­param no Ple­nário Na­ci­onal de Sin­di­catos que a CGTP-IN pro­moveu no dia 1, em Lisboa, des­fi­lando em se­guida até São Bento para en­tregar a re­so­lução rei­vin­di­ca­tiva e de pro­testo apro­vada no en­contro.

Fazer frente à repressão

São muitos os tra­ba­lha­dores que, com o apoio das suas or­ga­ni­za­ções re­pre­sen­ta­tivas, mantêm acesa a luta pelos di­reitos. Da mesma forma, é vi­sível a re­sis­tência nos lo­cais de tra­balho a si­tu­a­ções re­pres­sivas de di­versa ín­dole.

Por uma gestão pública<br>e de qualidade

Cerca de 300 pes­soas ma­ni­fes­taram-se em Lisboa, dia 7, contra a pri­va­ti­zação dos re­sí­duos só­lidos e a re­es­tru­tu­ração do sector da água, que põem em causa os di­reitos dos tra­ba­lha­dores e qua­li­dade dos ser­viços pres­tados aos utentes.

Luta pelo serviço público<br>de transportes

A Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans/CGTP-IN) apresentou um calendário de lutas – ainda em construção – para o mês de Julho contra as privatizações e em defesa do serviço...

Desemprego que teima

O número de trabalhadores desempregados aumentou e o emprego voltou a diminuir – é que revelam os dados publicados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) relativos à situação do emprego e do desemprego no mês de Maio, afirma a CGTP-IN numa nota. Por mais que o...

Defender a pesca <br>e os pescadores

LUSA Cerca de meia centena de pescadores de todo o País participaram na Tribuna Nacional sobre a Pesca da Sardinha que a Federação dos Sindicatos do Sector da Pesca promoveu recentemente na Leirosa (Figueira da Foz). Para além de debateram os problemas que...

Com os trabalhadores <br>e o povo grego

A CGTP-IN condena a ingerência das instituições europeias e do FMI na Grécia, bem como a «sua política de chantagem, humilhação e esmagamento dos direitos dos trabalhadores e do povo grego». Numa nota emitida a 30 de Junho, a Intersindical considera que...