A Festa vai ao Cinema

Com olhos de ouvir!

O Cinema pertence, claramente, às formas de Arte cujos vários componentes e dispositivos, criativos e técnicos, agem dialeticamente entre si, da forma mais intensa, ágil e surpreendente.Não por acaso, o Cinema...

O artigo completo está disponível na edição impressa ou por assinatura on-line



Já é assinante ou comprou o Avante! esta semana?
Inicie sessão




Mais artigos de: Festa do Avante!

A Festa vai ao Cinema

Image 18694

Sexta-feira, 4 – 21.30 Horas – Palco 25 de Abril

O espectacular concerto de abertura da Festa deste ano terá como repertório excertos célebres das bandas sonoras de filmes representativos de várias cinematografias mundiais.
Em destaque, estarão peças musicais pertencentes ao repertório de grandes compositores da História da Música, que o Cinema utilizou, e ainda partituras muito conhecidas escritas por compositores que a História do Cinema já consagrou.
Em palco estarão a Orquestra Sinfonietta de Lisboa, sob a direcção de Vasco Pearce de Azevedo e o pianista António Rosado.
 

A música nos filmes

Existe um preceito que costuma ser usado com frequência no sentido de constituir uma delimitação quando se pretende definir e analisar a Música para o Cinema: quanto menos ela se notar, melhor ela é. Mas será que este postulado, cujo alcance se compreende, constituirá uma regra? E quantos casos conhecemos queresultam em excepções flagrantes a essa mesma regra?

Programa

OrquestraSinfonietta de Lisboa Direcção Vasco Pearce de Azevedo Vasco Pearce de Azevedo é, desde 1995, Maestro titular e director musical da Orquestra Sinfonietta de Lisboa, com a qual tem realizado estreias absolutas de obras de Eurico Carrapatoso,...