Acções de contacto em Braga

Direito a habitação condigna

A CDU es­teve no dia 9 no Bairro da Em­bo­la­doura, em Gondar, Gui­ma­rães, numa acção de con­tacto com a po­pu­lação. Pedro Ri­beiro, se­gundo can­di­dato pelo co­li­gação PCP-PEV pelo dis­trito de Braga, teve a opor­tu­ni­dade de con­versar com a as­so­ci­ação de mo­ra­dores da­quele bairro, onde a ma­nu­tenção do seu edi­fi­cado con­tinua a pa­recer estar fora das pri­o­ri­dades dos mi­nis­té­rios da Agri­cul­tura e do Mar e do Am­bi­ente e do Or­de­na­mento do Ter­ri­tório.

Ma­nuel Ve­loso, pre­si­dente da as­so­ci­ação de mo­ra­dores, re­feriu ao can­di­dato que o bairro en­frenta um pro­blema de sa­lu­bri­dade, res­pon­sa­bi­li­dade que nin­guém quer as­sumir. Em 2013, o PCP di­rigiu duas per­guntas ao Go­verno acerca da si­tu­ação da­quele bairro, já que a mai­oria dos fogos per­tence ainda ao Ins­ti­tuto da Ha­bi­tação e da Re­a­bi­li­tação Ur­bana (IHRU), sendo que esta ins­ti­tuição de­veria acom­pa­nhar a ma­nu­tenção do edi­fi­cado por forma a ga­rantir as ne­ces­sá­rias con­di­ções de ha­bi­ta­bi­li­dade à po­pu­lação ali re­si­dente.

Re­la­ti­va­mente ao pro­blema agora iden­ti­fi­cado pelos mo­ra­dores, a CDU chama à res­pon­sa­bi­li­dade o IHRU, cuja obri­gação de­veria ser con­ti­nuar a acom­pa­nhar as con­di­ções de vida dos ci­da­dãos que ha­bitam no bairro de que é de­tentor, pois a falta de sa­lu­bri­dade in­ter­fere em ab­so­luto com a dig­ni­dade que de­veria ser ga­ran­tida a cada mo­rador.

Pedro Ri­beiro ga­rantiu que a Co­li­gação PCP-PEV tudo fará para con­ti­nuar a des­tacar a im­por­tância de ga­rantir o di­reito à ha­bi­tação con­digna, di­reito con­sa­grado na Cons­ti­tuição da Re­pú­blica.

Por todo o dis­trito

No dia 12, a CDU di­rigiu-se aos re­for­mados e pen­si­o­nistas de Fa­ma­licão. Nas con­versas re­a­li­zadas, sa­li­entou-se a ne­ces­si­dade de ga­rantir a me­lhoria das con­di­ções de saúde e de pro­tecção so­cial como forma de as­se­gurar um tempo de re­forma com qua­li­dade.

Na sexta-feira, Ma­riana Silva, Bár­bara Barros e Luís Heitor vi­si­taram a Feira de Gas­tro­nomia e Ar­te­sa­nato de Ce­lo­rico de Basto. No local, os can­di­datos da CDU re­al­çaram a im­por­tância de pro­mover po­lí­ticas que ga­rantam um equi­lí­brio ter­ri­to­rial e uma co­esão eco­nó­mica e so­cial que com­bata as as­si­me­trias re­gi­o­nais, o des­po­vo­a­mento e a de­ser­ti­fi­cação.

No dia se­guinte, 15, os can­di­datos Ma­riana Silva, Mário Fi­guei­redo e Bár­bara Barros vi­si­taram a Feira de Ar­te­sa­nato de Bar­celos, tendo dis­tri­buído um jornal de Verão onde se dá a co­nhecer as 25 me­didas ur­gentes que a Co­li­gação PCP-PEV apre­senta ao País, como o au­mento do Sa­lário Mí­nimo Na­ci­onal para 600 euros no início de 2016; a re­po­sição ime­diata e in­te­gral de ven­ci­mentos, sub­sí­dios, pen­sões e com­ple­mentos re­ti­rados aos tra­ba­lha­dores da ad­mi­nis­tração pú­blica; o alar­ga­mento dos cri­té­rios de acesso e pro­lon­ga­mento do pe­ríodo de atri­buição do sub­sídio de de­sem­prego e do sub­sídio so­cial de de­sem­prego; o au­mento real do valor das pen­sões e re­formas e a sal­va­guarda do di­reito à re­forma aos 65 anos, com a pos­si­bi­li­dade da sua an­te­ci­pação sem pe­na­li­za­ções para car­reiras con­tri­bu­tivas de 40 e mais anos.




Mais artigos de: Legislativas

Política ao serviço <br>dos trabalhadores e do povo

Je­ró­nimo de Sousa par­ti­cipou na apre­sen­tação das listas de can­di­datos da Co­li­gação PCP-PEV às elei­ções para a As­sem­bleia da Re­pú­blica (AR) pelos cír­culos elei­to­rais de Braga e do Al­garve. Em ambas as ini­ci­a­tivas, o Se­cre­tário-geral do PCP sa­li­entou que a CDU está pronta a as­sumir todas as res­pon­sa­bi­li­dades que o povo por­tu­guês de­cida atri­buir-lhe na cons­trução de uma al­ter­na­tiva pa­trió­tica e de es­querda e no go­verno do País.

Jornada de afirmação

Com a par­ti­ci­pação de Je­ró­nimo de Sousa, no Al­garve ti­veram lugar, no sá­bado, 15, três im­por­tantes ini­ci­a­tivas da CDU, que en­vol­veram muitas cen­tenas de pes­soas.

Dar voz a quem não a tem

Mais de 350 pes­soas par­ti­ci­param, quinta-feira, no Jardim Pú­blico de Gui­ma­rães, numa sessão pú­blica de apre­sen­tação da lista de can­di­datos da CDU pelo cír­culo elei­toral de Braga, en­ca­be­çada por Carla Cruz. O acto contou com a pre­sença de Je­ró­nimo de Sousa.

Lutar em defesa da Educação

Só com o re­forço da CDU se po­derá travar a des­truição da Edu­cação e da Es­cola Pú­blica, as­se­gurou Ma­nuela Cunha, ca­beça de lista da Co­li­gação PCP-PEV pelo dis­trito de Por­ta­legre.

Tempo de mudar com a CDU

An­te­ontem, 18, Je­ró­nimo de Sousa par­ti­cipou em duas ini­ci­a­tivas da CDU no dis­trito do Porto. No jantar em Ma­to­si­nhos e no co­mício em Vila Nova de Gaia, o Se­cre­tário-geral do PCP con­denou a cam­panha de mis­ti­fi­cação em torno dos dados do de­sem­prego.

Forte dinâmica <br>no distrito do Porto

Jorge Machado, primeiro candidato da lista da CDU pelo círculo eleitoral do Porto, tem contactado, nos últimos dias, com diversos empresários da indústria, do comércio, dos serviços e da restauração, aprofundando o conhecimento da...

Valorizar as funções sociais do Estado

Nuno Libório, candidato da CDU pelo círculo eleitoral do distrito de Lisboa, visitou na segunda-feira, 17, as instalações da Associação Promotora de Apoio à Terceira Idade, na Castanheira do Ribatejo, e contactou com dirigentes e trabalhadores da...

Breves

Reforçar a Coligação PCP-PEV A CDU organizou no dia 9, no Parque de Merendas de Nossa Senhora de Entráguas, em Válega, um convívio-pic-nic. A iniciativa contou com a presença e intervenção de Renata Costa, quinta candidata da Coligação...

Apoiamos a CDU

António Tereno – presidente da Câmara de Barrancos Berta Santos – dirigente da Avidouro Carlos Cardoso – ex-treinador de futebol Carlos Coutinho – presidente da Câmara de Benavente Carlos Humberto –...