Jerónimo de Sousa no distrito do Porto

Tempo de mudar com a CDU

An­te­ontem, 18, Je­ró­nimo de Sousa par­ti­cipou em duas ini­ci­a­tivas da CDU no dis­trito do Porto. No jantar em Ma­to­si­nhos e no co­mício em Vila Nova de Gaia, o Se­cre­tário-geral do PCP con­denou a cam­panha de mis­ti­fi­cação em torno dos dados do de­sem­prego.

«Quem nos atirou para este bu­raco não nos vai tirar dele»

Na Es­cola Bá­sica da Bar­ranha, em Ma­to­si­nhos, onde es­ti­veram mais de uma cen­tena de pes­soas, in­ter­veio a can­di­data ma­to­si­nhense, Ana Mo­reira, que abordou vá­rias ques­tões da ac­tu­a­li­dade po­lí­tica local. Por seu lado, Je­ró­nimo de Sousa cri­ticou as pro­messas do Go­verno que pa­recem fazer crer que es­tamos «à beira da terra do mel», mas a ver­dade é que pas­sados quatro anos «temos um País mais en­di­vi­dado, mais de­pen­dente, com mais de­sem­prego», afirmou, re­fe­rindo-se, como exemplo, ao fim das quotas lei­teiras e à ruína dos nossos pro­du­tores de leite.

Sobre a in­tenção do Go­verno de cri­mi­na­lizar o aban­dono dos idosos, Je­ró­nimo de Sousa sa­li­entou que, «se al­guém me­rece ser jul­gado e con­de­nado em pri­meiro lugar», esse al­guém é o Go­verno, «que cortou nas pen­sões e nas re­formas, nos apoios so­ciais e obrigou meio mi­lhão de fi­lhos e netos a partir para a emi­gração for­çada».

Amarga re­a­li­dade

No co­mício de Vila Nova de Gaia, que reuniu cen­tenas de pes­soas no Largo Es­têvão Torres, Diana Fer­reira, se­gunda na lista da CDU pelo cír­culo elei­toral do Porto, par­tindo da re­a­li­dade da­quele con­celho que bem co­nhece – e que «não está iso­lada da re­a­li­dade na­ci­onal» – deu como exemplo das con­sequên­cias da po­lí­tica de di­reita o en­cer­ra­mento de em­presas, os des­pe­di­mentos co­lec­tivos e os sa­lá­rios em atraso.

O en­cer­ra­mento de ser­viços pú­blicos – como as es­colas do pri­meiro ciclo, ou os bal­cões dos CTT e a Re­par­tição de Fi­nanças dos Car­va­lhos – foi men­ci­o­nado pela também de­pu­tada na As­sem­bleia da Re­pú­blica.

Jorge Ma­chado, ca­beça de lista da Co­li­gação PCP-PEV por aquele dis­trito, falou igual­mente da «des­truição do apa­relho pro­du­tivo», que levou a um au­mento do de­sem­prego e da emi­gração. Se­gundo disse o can­di­dato, «duas coisas são certas»: a pri­meira é que «quem nos atirou para este bu­raco não nos vai tirar dele» e a «so­lução não passa por PS, PSD e CDS», que são «parte do pro­blema». A se­gunda, re­forçou, é que a so­lução para os pro­blemas do País está na CDU e na ca­pa­ci­dade dos seus apoi­antes em partir para a luta e para a di­vul­gação das suas pro­postas.

Na úl­tima in­ter­venção da noite, o Se­cre­tário-geral do PCP alertou para a «ope­ração de mis­ti­fi­cação em re­lação aos dados do de­sem­prego», que «re­flectem cada vez menos a re­a­li­dade» do País.

Se­gundo in­formou, «o em­prego ac­tual con­tinua in­fe­rior a 2011, em 218 mil postos de tra­balho». «A re­dução da taxa é es­sen­ci­al­mente o re­sul­tado dos 500 mil por­tu­gueses que foram obri­gados a emi­grar, dos 250 mil inac­tivos que de­se­ja­riam tra­ba­lhar e que não contam para as es­ta­tís­ticas e de mais de 240 mil que não tra­ba­lham a tempo in­teiro e fazem bis­cates», ex­plicou, fri­sando que «a anun­ciada re­cu­pe­ração eco­nó­mica con­tinua as­sente em pés de barro, bem vi­sível não apenas na di­nâ­mica da cri­ação de em­prego, mas também no agra­va­mento do dé­fice co­mer­cial».




Mais artigos de: Legislativas

Política ao serviço <br>dos trabalhadores e do povo

Je­ró­nimo de Sousa par­ti­cipou na apre­sen­tação das listas de can­di­datos da Co­li­gação PCP-PEV às elei­ções para a As­sem­bleia da Re­pú­blica (AR) pelos cír­culos elei­to­rais de Braga e do Al­garve. Em ambas as ini­ci­a­tivas, o Se­cre­tário-geral do PCP sa­li­entou que a CDU está pronta a as­sumir todas as res­pon­sa­bi­li­dades que o povo por­tu­guês de­cida atri­buir-lhe na cons­trução de uma al­ter­na­tiva pa­trió­tica e de es­querda e no go­verno do País.

Jornada de afirmação

Com a par­ti­ci­pação de Je­ró­nimo de Sousa, no Al­garve ti­veram lugar, no sá­bado, 15, três im­por­tantes ini­ci­a­tivas da CDU, que en­vol­veram muitas cen­tenas de pes­soas.

Dar voz a quem não a tem

Mais de 350 pes­soas par­ti­ci­param, quinta-feira, no Jardim Pú­blico de Gui­ma­rães, numa sessão pú­blica de apre­sen­tação da lista de can­di­datos da CDU pelo cír­culo elei­toral de Braga, en­ca­be­çada por Carla Cruz. O acto contou com a pre­sença de Je­ró­nimo de Sousa.

Lutar em defesa da Educação

Só com o re­forço da CDU se po­derá travar a des­truição da Edu­cação e da Es­cola Pú­blica, as­se­gurou Ma­nuela Cunha, ca­beça de lista da Co­li­gação PCP-PEV pelo dis­trito de Por­ta­legre.

Forte dinâmica <br>no distrito do Porto

Jorge Machado, primeiro candidato da lista da CDU pelo círculo eleitoral do Porto, tem contactado, nos últimos dias, com diversos empresários da indústria, do comércio, dos serviços e da restauração, aprofundando o conhecimento da...

Direito a habitação condigna

A CDU esteve no dia 9 no Bairro da Emboladoura, em Gondar, Guimarães, numa acção de contacto com a população. Pedro Ribeiro, segundo candidato pelo coligação PCP-PEV pelo distrito de Braga, teve a oportunidade de conversar com a...

Valorizar as funções sociais do Estado

Nuno Libório, candidato da CDU pelo círculo eleitoral do distrito de Lisboa, visitou na segunda-feira, 17, as instalações da Associação Promotora de Apoio à Terceira Idade, na Castanheira do Ribatejo, e contactou com dirigentes e trabalhadores da...

Breves

Reforçar a Coligação PCP-PEV A CDU organizou no dia 9, no Parque de Merendas de Nossa Senhora de Entráguas, em Válega, um convívio-pic-nic. A iniciativa contou com a presença e intervenção de Renata Costa, quinta candidata da Coligação...

Apoiamos a CDU

António Tereno – presidente da Câmara de Barrancos Berta Santos – dirigente da Avidouro Carlos Cardoso – ex-treinador de futebol Carlos Coutinho – presidente da Câmara de Benavente Carlos Humberto –...