CDU apresenta candidatos por Coimbra

Proposta com soluções

Cen­tenas de pes­soas par­ti­ci­param quinta-feira, 20, na Fi­gueira da Foz, num co­mício com Je­ró­nimo de Sousa onde foi apre­sen­tada a lista da CDU pelo cír­culo elei­toral de Coimbra.

A luta de classes é o cal­deirão em que se co­zi­nham as vidas

No dis­trito de Coimbra, a lista da CDU é com­posta por Ma­nuel Pires da Rocha (53 anos, pro­fessor de vi­o­lino), Jorge Se­abra (69 anos, mé­dico or­to­pe­dista), Ade­laide Gon­çalves (57 anos, em­pre­gada de es­cri­tório), Paulo Co­elho (44 anos, téc­nico de emer­gência), Sérgio Branco (38 anos, pro­fessor uni­ver­si­tário e in­ves­ti­gador da Uni­ver­si­dade de Coimbra), Ce­leste Du­arte (56 anos, pro­fes­sora), Al­fredo Campos (35 anos, so­ció­logo e bol­seiro de dou­to­ra­mento), Ana Jorge (22 anos, es­tu­dantes da ESEC), An­tónio Baião (52 anos, em­pre­gado de balcão), Fá­tima Pi­nhão (59 anos, edu­ca­dora de in­fância), Cris­tina Ja­nicas (52 anos, pro­fes­sora e ac­triz), Aníbal Mar­tins (30 anos, ope­rário), Ana Grade (39 anos, in­dus­trial) e Isabel Ma­ga­lhães (61 anos, en­ge­nheira agró­noma).

Ma­nuel Pires da Rocha, ca­beça de lista da Co­li­gação PCP-PEV por aquele dis­trito, co­meçou por afirmar que «esta terra pre­cisa de de­pu­tados que levem ao Par­la­mento as ra­zões dos elei­tores, do mesmo modo que pre­cisa que os elei­tores re­co­nheçam aqueles que trans­portam as suas ra­zões – e que re­co­nhe­cendo-os saibam elegê-los».

«Não vale a pena acusar os de­pu­tados, os mi­nis­tros, os au­tarcas de serem todos iguais se se passa a vida a votar sempre nos mesmos dois, PS e PSD (com ou sem o CDS a ti­ra­colo), que têm afun­dado Por­tugal e os por­tu­gueses numa pai­sagem de aban­dono – da agri­cul­tura à eco­nomia do mar, da in­dús­tria ao co­mércio, do em­prego à apo­sen­tação, da saúde à edu­cação e à cul­tura», sa­li­entou.

Sobre os can­di­datos a de­pu­tados, Ma­nuel Pires da Rocha re­feriu que «são ho­mens e mu­lheres» que «não co­nhecem os pro­blemas só de ouvir falar» e «vivem o dia-a-dia das pro­fis­sões que de­sem­pe­nham, mas também do mo­vi­mento as­so­ci­a­tivo que di­na­mizam, do mo­vi­mento sin­dical que di­rigem e no qual se en­volvem». «Esta lista tem mé­dicos, ope­rá­rios, qua­dros téc­nicos, em­pre­sá­rios, ar­tistas, pro­fes­sores, re­for­mados, es­tu­dantes», enu­merou, va­lo­ri­zando, em par­ti­cular, a ampla re­pre­sen­ta­ti­vi­dade do sector sin­dical na lista da CDU, uma vez que «é tra­dição do mo­vi­mento sin­dical as­so­ciar sempre a de­fesa dos di­reitos dos tra­ba­lha­dores à pro­posta de so­lu­ções para os pro­blemas nos mais di­versos sec­tores de ac­ti­vi­dade».

Ma­nuel Pires da Rocha con­ti­nuou afir­mando que na lista da Co­li­gação PCP-PEV «cada can­di­dato se co­loca à dis­po­sição dos elei­tores, res­pon­dendo pelo seu sério e mais bem con­ce­bido pro­grama elei­toral da­queles que são pro­postos à eleição de 4 de Ou­tubro».

«Pode ser que ne­nhum destes nomes, ne­nhuma das pro­postas que eles trans­portam, ve­nham a ser am­pli­fi­cados pelos meios de co­mu­ni­cação so­cial. Aquele que de­veria ser um di­reito dos ci­da­dãos – o di­reito à in­for­mação – es­barra à par­tida nos lápis azuis da cha­mada im­prensa de re­fe­rência que con­ti­nuam a es­co­lher a CDU como alvo prin­cipal dos seus riscos cen­su­rados», acusou. «Nada nos as­susta – ao longo de 48 anos de fas­cismo e quase 40 anos de go­ver­nação de di­reita sou­bemos sempre in­ventar formas de dis­cutir, de mo­bi­lizar, de en­volver nas lutas os ho­mens e mu­lheres, novos e ve­lhos, que con­si­deram que a luta de classes é o cal­deirão em que se co­zinha as vidas», ga­rantiu.

Pri­va­ti­zação da Saúde

Por seu lado, Je­ró­nimo de Sousa afirmou que o pri­meiro-mi­nistro e o seu Go­verno «fi­carão para sempre li­gados ao pe­ríodo mais negro da as­sis­tência na Saúde no Por­tugal de­mo­crá­tico, porque a opção que fez foi a favor da pri­va­ti­zação da Saúde e não do bem-estar e da Saúde dos por­tu­gueses».

«Ao longo dos úl­timos três anos, foram vá­rios os mo­mentos em que cha­mámos a atenção para o facto de muitos por­tu­gueses es­tarem a ser ati­rados para a morte an­te­ci­pada, por falta de as­sis­tência mé­dica ade­quada e atem­pada», acusou, lem­brando que o PCP res­pon­sa­bi­lizou po­li­ti­ca­mente o pri­meiro-mi­nistro por esta si­tu­ação.

No en­tanto, a res­posta de Passos Co­elho foi sempre a mesma, tendo por di­versas vezes re­fe­rido que o PCP es­tava a fazer um apro­vei­ta­mento po­lí­tico das mortes ve­ri­fi­cadas nas ur­gên­cias hos­pi­ta­lares.

«Para o pri­meiro-mi­nistro e para o Go­verno a causa de tantas mortes era o muito frio, ou o muito calor, con­forme época do ano», cri­ticou, in­ter­ro­gando: «Então e agora, o que diz o pri­meiro-mi­nistro quando con­fron­tado com as no­tí­cias de que mor­reram mais 5500 por­tu­gueses (mais 11 por cento) nos pri­meiros sete meses do ano, com­pa­rados com o mesmo pe­ríodo de 2014? O que diz quando é con­fron­tado com a acu­sação da As­so­ci­ação de Mé­dicos de Saúde Pú­blica que aponta a res­pon­sa­bi­li­dade aos casos nas ur­gên­cias, mas prin­ci­pal­mente à exis­tência das taxas mo­de­ra­doras e não tanto ao calor e ao frio?»




Mais artigos de: Legislativas

Mais votos na CDU <br>para derrotar <br>política da direita

Na se­gunda-feira, 24, dia em que ter­minou o prazo para a apre­sen­tação de can­di­datos a de­pu­tados à As­sem­bleia da Re­pú­blica (AR) para as elei­ções de 4 de Ou­tubro, a Co­li­gação PCP-PEV re­a­lizou uma ini­ci­a­tiva em Al­mada para dar a co­nhecer a com­po­sição global e as ca­rac­te­rís­ticas das listas da CDU, força po­lí­tica que con­corre em todos os cír­culos elei­to­rais do con­ti­nente, das re­giões au­tó­nomas da Ma­deira e dos Açores, da emi­gração, na Eu­ropa e Fora da Eu­ropa.
Je­ró­nimo de Sousa apelou ao voto na CDU para impor uma das mai­ores der­rotas de sempre à po­lí­tica de di­reita.

Gente de confiança

As listas da CDU com­binam ex­pe­ri­ência, provas dadas, re­no­vação, re­ju­ve­nes­ci­mento e li­gação à re­a­li­dade do País, afirmou, em Al­mada, o Se­cre­tário-geral do PCP.

Esclarecimentos e respostas

Numa carta en­viada aos três ca­nais de te­le­visão, dia 24, a CDU re­a­firmou a sua po­sição re­la­tiva aos de­bates elei­to­rais e co­mu­nicou, em par­ti­cular, a sua de­cisão quanto ao con­junto dos de­bates pro­postos – o grande de­bate e os frente-a-frente – face às de­ci­sões tor­nadas pú­blicas pela co­li­gação PSD/​CDS.

Derrotar a política de direita

Na apre­sen­tação dos can­di­datos da CDU pelo cír­culo elei­toral de Aveiro, Mi­guel Vi­egas, ca­beça de lista, ma­ni­festou con­fi­ança num bom re­sul­tado elei­toral no dis­trito. Je­ró­nimo de Sousa de­fendeu o de­sen­vol­vi­mento so­be­rano do País.

Força a quem tem soluções

Com con­fi­ança no re­forço da CDU e a con­vicção de que é pos­sível um novo rumo para o País, duas cen­tenas de pes­soas es­ti­veram pre­sentes, dia 18, em Serpa, na sessão pú­blica de apre­sen­tação dos can­di­datos da CDU pelo cír­culo de Beja às elei­ções para a AR.

Reforçar a CDU

No sábado, 22, realizou-se na Mata do Paraíso, em Vialonga (Vila Franca de Xira), o Piquenique CDU, que contou com a presença de Jerónimo de Sousa. No comício que se seguiu ao piquenique, o Secretário-geral do PCP sublinhou que o que está em causa nas...

Périplo pelo Algarve

Num comício realizado no dia 18 na zona ribeirinha de Portimão, Paulo Sá, primeiro candidato da CDU pelo círculo eleitoral do Algarve, deu a conhecer que só naquele concelho, durante a ultima Legislatura, o deputado do PCP, que agora encabeça a...

Valorizar os trabalhadores

A situação dos trabalhadores, fragilizada pela política de direita, foi o tema principal de um encontro da CDU com a direcção da União de Sindicatos de Braga, no dia 19. Na reunião, Carla Cruz, cabeça de lista da Coligação PCP-PEV pelo distrito,...

Low-cost não são solução

Em conferência de imprensa, realizada no dia 20, no Porto das Pipas, em Angra do Heroísmo, Paulo Santos, candidato da CDU pelo círculo eleitoral dos Açores, afirmou que, em relação às deslocações para fora da Região, as low-cost não constituem...

CDU nas redes sociais

A CDU está, desde Abril, presente nas redes sociais Facebook, Twitter e Google+. Para encontrá-la basta acrescentar «cdupcppev» no site de cada rede (facebook.com/CDUPCPPEV, twitter.com/CDUPCPPEV e plus.google.com/+CDUPCPPEV). Uma vasta colecção de filmes está publicada no...

Breves

Trabalho e honestidadeAnteontem, 25, no Parque Aquilino Ribeiro, teve lugar a apresentação da lista de candidatos da Coligação PCP-PEV pelo círculo eleitoral de Viseu, iniciativa que contou com a presença de António Filipe, deputado e vice-presidente da Assembleia da...

Apoiamos a CDU

Ana Biscaia – ilustradora  António Azevedo – Núcleo de Ciências Políticas do ISCSP Carlos Pinto Sá – presidente da Câmara de Évora Francisco Duarte – presidente da Câmara de Castro Verde...