Acampamento da Ecolojovem no distrito de Aveiro

Conviver e apresentar propostas

Co­meçou ontem, 26, e pro­longa-se até dia 30 o acam­pa­mento de Verão que a Eco­lo­jovem – «Os Verdes» or­ga­niza no Parque de Cam­pismo de Cor­te­gaça (Ovar), sob o lema «Acam­pa­mento pela Bi­o­di­ver­si­dade». 
Numa nota, a ju­ven­tude de «Os Verdes» afirma que, ao in­serir-se na cam­panha elei­toral, o acam­pa­mento é «um mo­mento de re­a­fir­mação do pro­jecto eco­lo­gista e da CDU (PCP-PEV), e conta com a pre­sença de can­di­datos do PEV (al­guns da Eco­lo­jovem) que in­te­gram as listas da Co­li­gação pelo dis­trito de Aveiro. Também eles par­ti­cipam nas di­versas ini­ci­a­tivas agen­dadas para o dis­trito, como ter­tú­lias, ca­mi­nhadas, pas­seios de bi­ci­cleta e de trans­porte pú­blico, ac­ções de rua, vi­sitas e workshops.
Com o acam­pa­mento deste Verão, a Eco­lo­jovem – «Os Verdes» pre­tende «alertar para as po­lí­ticas er­radas dos su­ces­sivos go­vernos que pre­ju­dicam o am­bi­ente e a bi­o­di­ver­si­dade» e, em si­mul­tâneo, «apre­sentar pro­postas que per­mitam pro­mover o de­se­jável equi­lí­brio entre a con­ser­vação da na­tu­reza, o de­sen­vol­vi­mento e o di­reito a ter uma vida me­lhor».

Pro­grama

Hoje, o pro­grama in­clui: vi­agem na Linha do Vouga entre São João da Ma­deira e Es­pinho (10h) e pos­te­rior con­tacto com a po­pu­lação desta ci­dade; workshop sobre ela­bo­ração e co­lo­cação de ni­nhos; de­bate no Fu­ra­douro sobre a erosão da orla cos­teira, com a pre­sença de Mi­guel Vi­egas, pri­meiro can­di­dato da CDU por Aveiro (17h). Para amanhã, 28, estão agen­dados: ca­mi­nhada em Es­tar­reja (9h15) e pas­seio de bi­ci­cleta pela Mur­tosa, com vi­sita ao Museu da Comur (14h). No sá­bado, o pro­grama in­clui: con­tacto com a po­pu­lação e ini­ci­a­tiva sobre a mo­no­cul­tura do eu­ca­lipto em Águeda (10h), ida à praia da Barra/​Costa Nova (14h), vi­sita à ci­dade de Aveiro (18h) e de­bate na Junta de Fre­guesia de Vera Cruz (21h30). No do­mingo, 30, será feito o ba­lanço do acam­pa­mento na praia da Cor­te­gaça.




Mais artigos de: Nacional

Urge pôr fim à escalada

O CPPC ma­ni­festa pre­o­cu­pação sobre «o au­mento da vi­o­lência» contra o povo pa­les­ti­niano», ilus­trando-a com di­versos exem­plos e fa­zendo um apelo à de­núncia dos crimes co­me­tidos por Is­rael.

Pelo fim do bloqueio

Numa moção apro­vada por una­ni­mi­dade, o mu­ni­cípio de Pal­mela sa­li­enta que o le­van­ta­mento do blo­queio a Cuba é «fun­da­mental para o re­forço da sua in­de­pen­dência» e o «de­sen­vol­vi­mento eco­nó­mico e bem-estar dos ci­da­dãos cu­banos».

Sanidade animal e segurança alimentar em risco

A sanidade animal, «componente da maior importância para a pecuária», está a ser posta em causa pelos atrasos do Governo no pagamento da comparticipação pública aos produtores pecuários, afirma a Confederação Nacional...