CDU apresenta soluções
para uma vida independente

Deficiência com direitos

Jorge Machado, deputado e primeiro candidato da CDU pelo distrito do Porto, reuniu, no dia 15, com representantes de associações de deficientes do distrito.

Muitas pessoas enfrentam problemas verdadeiramente dramáticos

No encontro – que permitiu apresentar o trabalho realizado pelos eleitos do PCP e do PEV na Assembleia da República (AR) ao longo do mandato, bem como as propostas que têm nesta área – surgiu um consenso face à realidade: uma situação complexa, com muitas pessoas a enfrentar problemas verdadeiramente dramáticos devido a opções que os sucessivos governos da política de direita impuseram e que foram responsáveis pelo ataque aos que menos tinham e menos podiam, cortando salários, pensões e apoios sociais, e agravando injustiças e desigualdades.
Do vasto trabalho realizado pelos comunistas e ecologistas na AR, destaca-se o Projecto de Lei 221/XII- Alteração ao Código do Trabalho aditando a Associação dos Sinistrados (ANDST) como entidade beneficiária de um por cento do montante das coimas aplicadas por violação das regras de segurança; o Projecto de Resolução 1471/XII-Criação de programa piloto de «Apoio à Vida Independente» para pessoas com deficiência agravada; Propostas de Transferência de quatro milhões e 400 mil euros para o Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social (ISS) para pagamento de subsídio por assistência à terceira pessoa; e Proposta de Transferência de 500 mil euros do (ISS) para o Instituto Nacional para a Reabilitação (INR), com vista ao pagamento de produtos de apoio/ajudas técnicas.
Na AR foram ainda apresentadas perguntas, requerimentos e intervenções sobre carga fiscal às ajudas técnicas; eliminação das barreiras arquitectónicas; exigência da criação de postos de trabalho na Administração Pública para pessoas com deficiência; acidentes de trabalho; atrasos na actualização das pensões; regulação da antecipação da idade de reforma e aposentação por velhice.

Vida independente

Na continuidade da sua intervenção em defesa dos direitos das pessoas com deficiência para assegurar as condições necessárias a uma vida independente, o candidato da CDU assumiu como objectivos a luta contra as injustiças, desigualdades e discriminações sobre as pessoas deficientes assegurando igualdade de oportunidades no acesso à Educação, ao Desporto e à Cultura, à Segurança Social e à Saúde.
Jorge Machado adiantou ainda que a Coligação PCP-PEV defende que seja dada particular atenção à prevenção e ao combate a todas as formas de discriminação, às situações de pobreza e marginalização social, pelo direito ao trabalho, à prevenção da sinistralidade e efectiva protecção dos sinistrados, reforço dos apoios devidos a crianças e jovens com necessidades educativas especiais.


Propostas da CDU

  • Uma política de emprego para todos, tendo em conta o ciclo de vida que exige o combate ao desemprego de longa duração, incluindo programas de emprego e de formação ajustados às condições e qualificações dos desempregados e o desenvolvimento de programas de emprego e de formação, de modo a inserir, no trabalho, grupos com necessidades específicas, como as pessoas com deficiência e outros grupos com dificuldades de inserção;
  • Alargar os prazos de concessão e os montantes de subsídio para assistência a filho com deficiência, doença crónica ou prolongada, garantindo o seu pagamento a 100 por cento com base na remuneração de referência;
  • Um efectivo reforço das transferências anuais do Orçamento do Estado visando garantir prestações sociais que asseguram direitos básicos aos cidadãos em situação de carência económica, em risco de pobreza e/ou exclusão e marginalização social, e protecção adequada às pessoas com deficiência, entre outros;
  • Proceder ao alargamento das condições de acesso das pessoas com deficiência a prestações sociais;
  • Implementação de programas específicos de integração social pelo desporto dirigidos, entre outros, às pessoas com deficiência.

 

Apoio a quem apoia

Largas dezenas de pessoas, homens e mulheres, destacados activistas da causa dos trabalhadores e das pessoas com deficiência já subscreveram o Manifesto «As pessoas com deficiência e as eleições legislativas de 4 de Outubro», no qual expressam o seu apoio à CDU. Esta foi a força política que mais se destacou na defesa dos direitos das pessoas com deficiência, tendo apresentado nesta área mais de 70 por cento das iniciativas legislativas, perguntas ao Governo, requerimentos, propostas e intervenções.




Mais artigos de: Legislativas

CDU arranca <br>com «chave de ouro»

Uma enchente, com o Coliseu em ambiente de festa e alegria – e onde sobretudo irradiou uma contagiante confiança –, marcou no domingo, 20, o arranque oficial da campanha da CDU no distrito de Lisboa.

Todos nesta batalha <br>são necessários

(...) Nestas eleições para a Assembleia da República está cada vez mais clara a opção que está colocada aos portugueses: permitir que se prossiga o rumo de afundamento, empobrecimento, exploração, dependência que PSD, CDS e PS têm imposto ao...

Intervenções do PEV e da ID

As omissões do PS João Corregedor da Fonseca, presidente da Comissão Directiva da ID, o segundo orador da tarde, alertou para os «níveis ainda mais dramáticos e insustentáveis» que adviriam para o País caso vingassem as propostas da...

Desfile combativo

O mesmo entusiasmo e determinação vividos no interior do Coliseu marcara já o desfile de activistas e simpatizantes da CDU que, partindo da Praça da Figueira, pouco passava das 15 horas, entrou pelo Rossio e desaguou na Rua das Portas de Santo Antão,...

A CDU afirma-se <br>com a força do povo

O Secretário-geral do PCP esteve, nos dias 18 e 19, nos distritos de Aveiro, Porto e Braga. A crescente mobilização e reconhecimento populares em torno da CDU foi evidente na marcha de sábado, no Porto, a iniciativa de pré-campanha com maior expressão de massas realizada pelo PCP-PEV.

CDU presente nas lutas <br>do povo

Na quinta-feira, dia 17, nas acções com Jerónimo de Sousa, em Sesimbra, na Autoeuropa, no Montijo e na Marinha Grande, foi realçado que a CDU apoiou e estimulou as lutas que responderam ao ataque do Governo e levou-as ao Parlamento, apontando responsáveis e propondo soluções.

Sempre ao lado do povo

Jerónimo de Sousa esteve anteontem no distrito de Santarém, onde participou em iniciativas no Couço, no Entroncamento e em Samora Correia, que reforçaram a confiança no crescimento da CDU.

Comício <i>monumental</i> <br>em Coimbra

As Escadarias Monumentais, local de expressão de lutas estudantis, acolheram, no dia 21, um grande comício da Coligação PCP-PEV. Jerónimo de Sousa sublinhou a necessidade de promover a Educação, a Cultura e a Investigação.

Força para garantir o futuro

No dia 16, em Palmela, Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP, e Francisco Lopes, cabeça de lista da CDU pelo círculo eleitoral de Setúbal, teceram fortes críticas ao Governo PSD/CDS pelos ataques aos direitos dos trabalhadores, que começaram com o PS.

Programa contra a pobreza

No dia 17, prosseguindo o contacto com instituições, trabalhadores e populações, os candidatos da CDU pelo círculo eleitoral do Porto estiveram reunidos com o Núcleo Distrital do Porto da EAPN Portugal/Rede Europeia Anti-Pobreza. Esta...

Apoiamos a CDU

Álvaro Beijinha – presidente da Câmara de Santiago do Cacém Ana Salgueiro – professora   António Carmo – artista plástico António José Correia – presidente da Câmara de Peniche...