Edgar Silva na Suíça e em França

Contacto com a diáspora

O can­di­dato pre­si­den­cial es­teve com a co­mu­ni­dade por­tu­guesa em Ge­nebra e Nan­terre (Paris), nos dias 14 e 15, tendo su­bli­nhado as res­pon­sa­bi­li­dades cons­ti­tu­ci­o­nais do Pre­si­dente da Re­pú­blica.

Edgar Silva está atento aos pro­blemas dos por­tu­gueses no es­tran­geiro

Image 19356

O con­tacto de Edgar Silva com a co­mu­ni­dade por­tu­guesa em Ge­nebra (Suíça), no dia 14, ini­ciou-se com um al­moço-con­vívio na Casa do Ben­fica. Numa at­mos­fera de sim­patia, o can­di­dato teve opor­tu­ni­dade de con­versar com os pre­sentes e foram dis­tri­buídos fo­lhetos da can­di­da­tura. 
A co­mi­tiva se­guiu, de­pois, para a Rádio Ar­re­messo, que trans­mitiu em di­recto uma en­tre­vista ao can­di­dato co­mu­nista à Pre­si­dência da Re­pú­blica – se­guida por 320 ou­vintes, de acordo com os dados do con­trolo da au­dição.
Na Casa do Fu­tebol Clube de Fa­ma­licão, Edgar Silva par­ti­cipou num ma­gusto, tendo sido re­ce­bido de forma ca­lo­rosa pelo pre­si­dente e vá­rios só­cios, que o cum­pri­men­taram e com ele tro­caram im­pres­sões. No local, o can­di­dato pre­si­den­cial deu uma en­tre­vista à Ga­zeta Lu­só­fona.
Dali, o can­di­dato di­rigiu-se para a sede do Par­tido Suíço do Tra­balho, onde foi re­ce­bido por di­ri­gentes e mi­li­tantes. Du­rante o lanche que lhe foi ofe­re­cido, houve uma troca de sau­da­ções.
No final do dia, Edgar Silva par­ti­cipou num jantar-con­vívio na As­so­ci­ação De­mo­crá­tica dos Tra­ba­lha­dores Por­tu­gueses em Ge­nebra, que contou com a pre­sença de ca­ma­radas de vá­rios can­tões da Suíça. A sua in­ter­venção foi bas­tante aplau­dida.

Em Nan­terre e Paris

No dia se­guinte, 15, Edgar Silva par­ti­cipou num al­moço em Nan­terre, nos ar­re­dores de Paris, em que es­ti­veram mais de cem pes­soas, muitas das quais fi­zeram questão de ma­ni­festar o apoio à can­di­da­tura apoiada pelo PCP. Edgar Silva teve opor­tu­ni­dade de con­versar com os pre­sentes, in­cluindo o pre­si­dente da Câ­mara Mu­ni­cipal de Nan­terre, a quem trans­mitiu o seu pesar pelos aten­tados ocor­ridos na sexta-feira, 13, e a so­li­da­ri­e­dade para com o povo francês.
Na oca­sião, Nuno Garcia foi apre­sen­tado como o man­da­tário em França da can­di­da­tura de Edgar Silva e foi anun­ciada a cons­ti­tuição de uma co­missão de apoio à can­di­da­tura. Na in­ter­venção que se se­guiu, pe­rante uma as­sis­tência atenta e en­tu­si­asta, o can­di­dato co­mu­nista focou as­pectos com re­le­vância para os por­tu­gueses re­si­dentes no es­tran­geiro e su­bli­nhou as res­pon­sa­bi­li­dades cons­ti­tu­ci­o­nais que o Pre­si­dente da Re­pú­blica tem pe­rante a diás­pora.
A ini­ci­a­tiva foi acom­pa­nhada pelo Lu­so­Jornal e a Luso Press, e Edgar Silva foi en­tre­vis­tado em di­recto pela Rádio Alfa.
De Nan­terre, a co­mi­tiva da can­di­da­tura se­guiu para a Praça da Re­pú­blica, em Paris, e, em se­guida, para as ime­di­a­ções do Ba­ta­clan – local onde teve lugar um dos aten­tados –, numa ma­ni­fes­tação de so­li­da­ri­e­dade para com o povo francês e os fa­mi­li­ares dos nossos com­pa­tri­otas fa­le­cidos. Na oca­sião, Edgar Silva falou para a RTP1, a Lusa, a Luso Press e deu uma en­tre­vista à An­tena 1.


Sobre os aten­tados

O Ga­bi­nete de Im­prensa da Can­di­da­tura de Edgar Silva à Pre­si­dência da Re­pú­blica di­vulgou uma nota com a re­acção de Edgar Silva aos aten­tados ocor­ridos em Paris no dia 13, na qual se lê:
«Pe­rante os aten­tados per­pe­trados em Paris, ex­presso a minha firme con­de­nação deste crime. Neste trá­gico mo­mento, ma­ni­festo às ví­timas e seus fa­mi­li­ares, ao povo francês, a minha mais sen­tida cons­ter­nação e so­li­da­ri­e­dade.
A res­posta a estes he­di­ondos actos de­verá ter como ponto de par­tida o com­bate às suas pro­fundas causas – po­lí­ticas, eco­nó­micas e so­ciais – e a de­fesa e afir­mação dos va­lores da li­ber­dade, de di­reitos fun­da­men­tais, da de­mo­cracia, da so­be­rania e in­de­pen­dência dos es­tados, co­lo­cando a pre­mência do res­peito do di­reito in­ter­na­ci­onal e da paz – va­lores e prin­cí­pios con­sa­grados na Cons­ti­tuição da Re­pú­blica Por­tu­guesa.»




Mais artigos de: Presidenciais

Novo rumo para o País

O ac­tual Pre­si­dente da Re­pú­blica «não res­peita a von­tade do povo», afirmou Edgar Silva no dia 13, de­di­cado ao con­tacto com tra­ba­lha­dores, po­pu­la­ções, eleitos e ins­ti­tui­ções em vá­rios con­ce­lhos do Li­toral Alen­te­jano.

Cumprir a Constituição <br/>é a nossa matriz

Na ce­ri­mónia de apre­sen­tação dos man­da­tá­rios do dis­trito, que teve lugar em Évora, no dia 12, Edgar Silva afirmou as li­nhas pro­gra­má­ticas da can­di­da­tura, su­bli­nhando que o cum­pri­mento da Cons­ti­tuição é sua ma­triz.

Cavaco, entrave à democracia

Edgar Silva, candidato à Presidência da República, participou na terça-feira, 17, numa sessão pública no Funchal, a que assistiram cerca de 170 pessoas. Na iniciativa, que decorreu no auditório do Museu da Electricidade/Casa da Luz, intervieram...

Defesa dos direitos das mulheres

No dia 13, Edgar Silva deslocou-se à sede do Movimento Democrático de Mulheres (MDM), em Lisboa, para melhor conhecer o seu trabalho e as suas reivindicações. No encontro que manteve com a direcção da instituição, o candidato comunista valorizou o papel...

Apoiar o Poder Local Democrático

Edgar Silva, candidato à Presidência da República, reuniu-se, dia 10, no Auditório do Mercado do Livramento, em Setúbal, com mais de 30 autarcas da região. Sobre o encontro, a Direcção da Organização Regional de...

No concelho de Sintra

No dia 11, Edgar Silva, acompanhado por elementos da sua candidatura, participou numa acção de contacto com trabalhadores dos Resíduos Sólidos dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Sintra, em Vila Verde, onde se inteirou dos...

Mandatário no Algarve

António Mendonça é o mandatário distrital no Algarve da candidatura à Presidência da República apoiada pelo PCP, anunciou, dia 12, a comissão promotora da candidatura de Edgar Silva. António Manuel Dias Mendonça, de 67 anos, é engenheiro...