Demissão com mais razão

A ad­mi­nis­tração comum da Trans­tejo e da So­flusa já de­veria ter sido de­mi­tida, pela sua «prá­tica de con­fronto com os tra­ba­lha­dores e ge­ra­dora de con­flitos la­bo­rais, com uma onda re­pres­siva nunca antes vista». Para os sin­di­catos da Fec­trans no sector flu­vial, as ra­zões para essa de­missão «foram re­for­çadas com a pro­posta de re­visão global dos acordos de em­presa», a qual se ins­creve «numa linha de fusão e pri­va­ti­zação das em­presas de trans­porte pú­blico de Lisboa que, na pas­sada sexta-feira, por de­cisão po­lí­tica da ac­tual mai­oria par­la­mentar, foi der­ro­tada na AR».
Num co­mu­ni­cado de dia 30, os sin­di­catos Flu­viais, Fer­ro­viá­rios e da Ma­rinha Mer­cante pro­põem aos tra­ba­lha­dores que as pro­postas en­vi­adas dia 20 pela ad­mi­nis­tração sejam for­mal­mente re­jei­tadas, man­tendo-se em vigor os ac­tuais AE, e seja exi­gida uma ac­tu­a­li­zação sa­la­rial de quatro por cento, com um mí­nimo de 40 euros.
Os sin­di­catos da CGTP-IN de­claram que «tudo farão, tal como é prá­tica, para manter e alargar a uni­dade na acção com todas as es­tru­turas de tra­ba­lha­dores». Alertam que «o ca­minho não é o do en­vol­vi­mento na dis­cussão das pro­postas pro­vo­ca­tó­rias da ad­mi­nis­tração, mas sim exigir e lutar» por au­mentos sa­la­riais, pela apli­cação dos ac­tuais AE, «pelo ar­qui­va­mento de todos os pro­cessos dis­ci­pli­nares e anu­lação de todas as san­ções que re­sultem do exer­cício de di­reitos dos tra­ba­lha­dores ou de­cor­rentes de or­dens ile­gais e ile­gí­timas».

 



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