França vende aeroportos

O governo francês iniciou na semana passada o processo de privatização dos aeroportos de Nice Côte d’Azur e de Lyon. Com a operação, o ministro da Economia, Emmanuel Macron, revelou que espera um encaixe financeiro de 1,5 mil milhões de euros.

A intenção de entregar a privados o aeroporto de Nice suscitou ampla oposição por parte de forças políticas, municípios e populações.

Em Fevereiro de 2015, o município de Nice, detentor de cinco por cento do capital do aeroporto, chegou a organizar um referendo local sobre a polémica privatização.

Apesar de o resultado não ser vinculativo, 36 mil residentes participaram na consulta, dos quais 97,4 por cento se pronunciaram a favor do Não.

Também a estrutura local do PCF se manifestou contra a venda de um equipamento estruturante, construído com dinheiro público e muito rentável.

Na realidade trata-se do segundo aeroporto do país, com perto de 12 milhões de passageiros por ano e importância decisiva para toda a região. Todavia, como já aconteceu com o de Toulouse em 2014, comprado por chineses, o governo de Hollande-Valls insiste em leiloar mais dois aeroportos. A decisão final será tomada no final de Julho.




Mais artigos de: Europa

Chumbado acordo à direita

O secretário-geral dos socialistas de Espanha, Pedro Sánchez, fracassou, dia 4, na segunda tentativa para obter o apoio do parlamento à sua investidura como primeiro-ministro.

Fico perde maioria

O primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico, sofreu uma pesada derrota nas eleições legislativas de dia 5, comprometendo a continuidade do seu governo.

Pedidos de asilo duplicaram<br>na UE

Os pedidos de asilo a países da União Europeia duplicaram no ano passado relativamente a 2014, de acordo com dados do Eurostat, publicados dia 4. Mais de um milhão e 255 mil pessoas solicitaram a protecção internacional no espaço...

O relatório

Passaram cinco anos desde o início da implementação do chamado Semestre Europeu. Peça-chave no processo de concentração de poder no seio da UE, espoletado na resposta à irrupção da fase mais aguda da crise na (e da) UE, o Semestre Europeu consiste num...