PCP na reunião da EUROLAT

O de­pu­tado do PCP no Par­la­mento Eu­ropeu, João Pi­menta Lopes, par­ti­cipou na reu­nião da EU­ROLAT, que ter­minou ontem, dia 18, após três dias de tra­ba­lhos, nas ins­ta­la­ções da As­sem­bleia da Re­pú­blica, em Lisboa.

Na reu­nião da As­sem­bleia Par­la­mentar Eu­ro­peia-La­tino-Ame­ri­cana, o PCP in­ter­veio contra as ofen­sivas que visam pôr em causa os pro­cessos pro­gres­sistas e de afir­mação so­be­rana no sub­con­ti­nente, de que são exemplo o Brasil ou a Ve­ne­zuela.

Em nota de im­prensa, os de­pu­tados do PCP no PE re­pu­diam a in­ter­venção da Alta Re­pre­sen­tante da UE para Po­lí­tica Ex­terna e Se­gu­rança, dia 10, no Par­la­mento Eu­ropeu, du­rante um de­bate sobre a si­tu­ação na Ve­ne­zuela.

Numa de­mons­tração de des­res­peito pela so­be­rania e a de­mo­cracia na­quele país, Fe­de­rica Moghe­rini apelou aos de­pu­tados que apoi­assem «qual­quer so­lução útil», numa evi­dente alusão in­ter­ven­ci­o­nista que atenta contra a es­ta­bi­li­dade e a paz na Ve­ne­zuela.

O PCP sa­li­enta que esta «pos­tura de in­ge­rência ex­terna» também se es­tende ao Brasil, «onde se tenta con­so­lidar as ten­ta­tivas de sec­tores re­ac­ci­o­ná­rios e do im­pe­ri­a­lismo» para der­rubar a pre­si­dente do Brasil eleita em 2014.

Os de­pu­tados do PCP ao PE rei­teram a con­de­nação do golpe no Brasil e ex­pressam a sua «so­li­da­ri­e­dade aos tra­ba­lha­dores, ao povo e às forças de­mo­crá­ticas e pro­gres­sistas bra­si­leiras que, numa si­tu­ação par­ti­cu­lar­mente di­fícil, lutam co­ra­jo­sa­mente em de­fesa da de­mo­cracia e por po­lí­ticas de pro­gresso so­cial e so­be­rania».

Neste sen­tido, con­gra­tu­laram-se com o acto de so­li­da­ri­e­dade para com a Amé­rica La­tina que teve lugar, dia 17, na Casa do Alen­tejo, em Lisboa.



Mais artigos de: Europa

Mobilização contra imposição

A ten­ta­tiva do go­verno Hol­lande-Valls de impor o pa­cote la­boral sem vo­tação no par­la­mento teve como res­posta greves e ma­ni­fes­ta­ções por toda a França.

Marcha pela mudança

Mi­lhares de pes­soas des­fi­laram, dia 15, nas ruas de Ma­drid para as­si­nalar o quinto ani­ver­sário dos «In­dig­nados», mo­vi­mento contra a aus­te­ri­dade que alas­trou a toda a Es­panha.

Milhares homenageiam vítimas de Mauthausen

Cerca de seis mil pessoas oriundas de vários países renderam homenagem, dia 15, aos 190 mil presos do campo de concentração nazi de Mauthausen, na Áustria, onde foi lançado um apelo à vigilância para que a barbárie não volte a campear na Europa. De...

Grécia – a tragédia que continua

Na semana passada, o Eurogrupo (ministros das finanças da Zona Euro) reuniu para proceder à primeira avaliação do terceiro programa da troika na Grécia. A reunião terminou sem que a avaliação tenha sido concluída. Essa conclusão depende da...