Brasileiros não arredam das ruas

Pela democracia sem Temer

Image 20470

A ma­ni­fes­tação con­vo­cada pela Frente Povo Sem Medo para junto da re­si­dência do pre­si­dente gol­pista Mi­chel Temer foi dis­per­sada pela po­lícia de choque com re­curso a ca­nhões de água e gra­nadas de gás la­cri­mo­géneo. A di­recção da pla­ta­forma de luta acusa o go­ver­nador de São Paulo, Ge­raldo Alckim, do Par­tido da So­cial-De­mo­cracia Bra­si­leira, de ter co­or­de­nado di­rec­ta­mente as ope­ra­ções.

Alckim está no centro de uma po­lé­mica en­vol­vendo um ale­gado es­quema de cor­rupção na compra de ali­mentos para as es­colas pau­listas. A res­posta à mo­vi­men­tação es­tu­dantil foi vi­o­lenta e na quarta-feira, 18, o go­ver­nador or­denou a de­so­cu­pação das ins­ti­tui­ções onde per­ma­ne­ciam jo­vens do Se­cun­dário, isto de­pois destes terem anun­ciado que re­co­lheram as­si­na­turas su­fi­ci­entes para obrigar à ins­ta­lação de uma co­missão de inqué­rito pelo he­mi­ciclo es­ta­dual.

Na tarde de do­mingo, 22, cerca de 30 mil pes­soas des­fi­laram no centro de São Paulo contra o golpe e em de­fesa do re­gresso do país à nor­ma­li­dade de­mo­crá­tica e cons­ti­tu­ci­onal. A jor­nada ter­minou com a ocu­pação de uma praça pró­xima da casa de Mi­chel Temer, ini­ci­a­tiva à qual as au­to­ri­dades res­pon­deram com vi­o­lência.

Pro­testos se­me­lhantes ocor­reram du­rante todo o fim-de-se­mana nou­tras ci­dades do Brasil, com des­taque para as con­vo­cadas pela Frente Brasil Po­pular (FBP) em Belo Ho­ri­zonte, no Rio de Ja­neiro, Bra­sília ou Re­cife.

Ainda em São Paulo, no sá­bado, a FBP, jun­ta­mente como ou­tras or­ga­ni­za­ções e mo­vi­mentos so­ciais, pro­moveu uma reu­nião ple­nária para dis­cutir os pró­ximos passos na mo­bi­li­zação contra o golpe. Si­mul­ta­ne­a­mente, per­so­na­li­dades da cul­tura, ar­tistas, pro­fes­sores, ci­en­tistas e in­ves­ti­ga­dores re­a­li­zavam a ini­ci­a­tiva «Grito pela De­mo­cracia».

No Rio de Ja­neiro, ma­tinha-se, dia 21, a ocu­pação das sedes re­gi­o­nais da Edu­cação e da Cul­tura, pese em­bora Mi­chel Temer tenha vol­tado atrás de­ci­dindo in­cluir no exe­cu­tivo um Mi­nis­tério da Cul­tura.

Já esta se­gunda-feira, 23, o jornal Folha de São Paulo di­vulgou ex­tractos de uma con­versa entre o ac­tual mi­nistro do Pla­ne­a­mento, Ro­mero Jucá, e o ex-pre­si­dente da Pe­tro­bras, Sérgio Ma­chado, sobre a ne­ces­si­dade de afastar Dilma Rous­seff para travar a ope­ração Lava Jato, in­ves­ti­gação em que ambos estão im­pli­cados. A re­ve­lação acabou por forçar Jucá a de­mitir-se.

 



Mais artigos de: Internacional

Bolivarianos resistem

A de­fesa da so­be­rania e do pro­gresso da Ve­ne­zuela re­cru­desce em res­posta à cres­cente ofen­siva das forças gol­pistas in­ternas e ex­ternas num país em es­tado de ex­cepção.

Oposição turca

A alteração constitucional foi votada favoravelmente na sexta-feira, 20, por mais de dois terços dos deputados da Assembleia Nacional da Turquia. Todos os 317 eleitos do Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP), no poder, aprovaram a alteração. A estes juntaram-se 50...

Obama não se desculpa <br>e japoneses protestam

O presidente dos EUA recusa pedir perdão pelo lançamento das bombas nucleares sobre Hiroxima e Nagasaki, a 6 e 9 de Agosto de 1945, respectivamente, por considerar que «no meio da guerra os líderes tomam todo o tipo de decisões». A...

Milhares contestam Monsanto

A iniciativa global contra os transgénicos e agrotóxicos realizou-se, sábado, 21, em cerca de 400 cidades de 40 países. A marcha internacional que ocorre todos os anos e tem na multinacional Monsanto um dos principais alvos mobilizou milhares de pessoas. A empresa norte-americana...

Diálogo para a paz em Moçambique

O presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, também dirigente da Frelimo, no poder, saudou o previsto recomeço do diálogo político com a Renamo, na oposição, tendo em vista a paz e a normalização no país. Falando no sábado em...