Alargar o passe social intermodal

Image 20901

Os eleitos do PCP nas câ­maras e as­sem­bleias mu­ni­ci­pais da Área Me­tro­po­li­tana de Lisboa le­varam à dis­cussão nos seus ór­gãos au­tár­quicos mo­ções em de­fesa do alar­ga­mento do passe so­cial in­ter­modal a toda a re­gião, para todas con­ces­si­o­ná­rios e car­reiras. Num co­mu­ni­cado con­junto das di­rec­ções das or­ga­ni­za­ções re­gi­o­nais de Lisboa e Se­túbal, lan­çado no dia 21, o Par­tido su­blinha a apro­vação destas mo­ções em Al­co­chete, Al­mada, Ama­dora, Azam­buja, Bar­reiro, Cas­cais, Lisboa, Loures, Mafra, Moita, Mon­tijo, Odi­velas, Oeiras, Pal­mela, Seixal, Sintra e Vila Franca de Xira em em pelo menos 51 as­sem­bleias de fre­guesia de vá­rios con­ce­lhos.

O PCP, que tem em curso uma cam­panha pú­blica sobre o as­sunto e que apre­sentou na As­sem­bleia da Re­pú­blica um pro­jecto-lei nesse sen­tido, vê o alar­ga­mento do passe so­cial in­ter­modal como um «ins­tru­mento cen­tral na pro­moção de uma outra po­lí­tica de trans­portes na AML, que tenha como ob­jec­tivo cen­tral o au­mento de utentes». Para o PCP, isso im­plica ne­ces­sa­ri­a­mente com a «sig­ni­fi­ca­tiva re­dução dos custos in­di­vi­duais su­por­tados pelos uti­li­za­dores» e o au­mento da oferta de trans­portes e car­reiras.

Aliás, lembra o PCP, «a única al­tura em que o sis­tema de trans­portes da AML so­freu um con­ti­nuado au­mento de pro­cura foi exac­ta­mente quando o ac­tual passe so­cial in­ter­modal foi in­tro­du­zido». Nos úl­timos anos, fruto das op­ções po­lí­ticas dos su­ces­sivos go­vernos, o passe so­cial foi-se de­gra­dando e per­dendo im­por­tância: vá­rias em­presas de trans­porte não in­te­gram o sis­tema do passe so­cial in­ter­modal e as zonas abran­gidas são cla­ra­mente in­su­fi­ci­entes.

No co­mu­ni­cado, o PCP «va­lo­riza o vasto con­senso que esta pro­posta já lo­grou al­cançar» e anuncia para Se­tembro uma nova fase desta cam­panha pú­blica, di­ri­gida so­bre­tudo ao «es­cla­re­ci­mento e mo­bi­li­zação dos utentes». 



Mais artigos de: PCP

Correias de transmissão

O frenesim mediático em torno das propaladas sanções europeias tem marcado a agenda dos últimos dias e semanas. A troca de correspondência entre cá e Bruxelas tem feito as delícias dos media e da maioria dos comentadores, e tem servido para alimentar linhas de...

Disponível para consolidar <br>e alargar direitos

À saída do en­contro com o Pre­si­dente da Re­pú­blica, na se­gunda-feira, Je­ró­nimo de Sousa ga­rantiu que o PCP es­tará pre­sente para con­ti­nuar a re­po­sição e con­quista de di­reitos.

Só a TAP pública defende os interesses nacionais

A venda de cinco por cento das ac­ções da TAP aos tra­ba­lha­dores é «uma burla» e «uma ar­ma­dilha», con­si­dera o PCP, para quem é ne­ces­sário re­cu­perar para o Es­tado a to­ta­li­dade do ca­pital da em­presa.

Batalha crucial pelo futuro

As­si­na­lando os 80 anos sobre o início da Guerra Civil de Es­panha, o Avante! evoca a firme e cons­tante so­li­da­ri­e­dade do PCP aos tra­ba­lha­dores e ao povo do país vi­zinho, que se pro­longou muito para lá da vi­tória fas­cista.

Novo rumo para a Madeira

O PCP está a promover, na Madeira, uma iniciativa política regional sob o lema «É necessário um novo rumo». No comunicado de imprensa de apresentação da iniciativa, o Partido lembra que muito embora o PSD tenha prometido um «novo ciclo político e a...