Diplomacia e cooperação

Os presidentes Vladimir Putin, da Rússia, Hassan Rouhani, do Irão, e Ilham Aliyev, do Azerbaijão, reuniram-se em Baku, a capital azeri, visando reforçar a cooperação entre os seus países. A cimeira, na segunda-feira, 8, foi precedida de encontros bilaterais entre os três dirigentes que, no final, expressaram o desejo de prosseguir «o desenvolvimento multilateral da colaboração» e de «aprofundar e ampliar o diálogo político a distintos níveis sobre todas as questões de interesse».

A Rússia, o Irão e o Azerbaijão querem reforçar a sua integração regional para enfrentar desafios comuns, desde a exploração e o transporte de hidrocarbonetos até às telecomunicações e aos transportes, passando por questões de segurança e pela estabilidade na zona do Cáspio. No quadro desta diplomacia multilateral, estava previsto que o presidente Putin se avistasse, ao longo da semana, também com os seus homólogos da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, e da Arménia, Serzh Sargsian.

Desde há algum tempo que as posições russas e turcas têm vindo a convergir, por exemplo, sobre a guerra da Síria. Por outro lado, arménios e azeris mantêm há anos um conflito em torno da região de Nagorno-Karabakh, com mediação russa. Segundo a imprensa de Moscovo, podem ainda surgir destes encontros condições para a melhoria das relações entre a Turquia e a Arménia.

 



Mais artigos de: Internacional

Hiroxima nunca mais!

Lembrar Hiroxima e Nagasáqui é lutar para que jamais uma tal tragédia volte a acontecer. Volvidos 71 anos sobre o lançamento das bombas atómicas nas duas cidades, o PCP exorta à luta pela paz e pela libertação dos povos.

EUA querem instalar<br>bases na Argentina

Os Estados Unidos pretendem abrir duas bases militares na Argentina e o projecto avança. Os pretextos são o combate ao narcotráfico e ao terrorismo e a criação de um pólo científico.

Trump: um fósforo<br>sob a cama de pregos

Não é fácil explicar por que razão o candidato do Partido Republicano à presidência dos EUA passou a última semana a fazer tiro ao alvo contra a própria campanha. Deste lado do Atlântico, podemos ter a ilusão de que, desde que se lançou na corrida...