Produtores exigem melhores preços e quotas

Resposta à crise no leite

Em marcha lenta, mais de 60 tractores e outras máquinas agrícolas percorreram, anteontem, a Estrada Nacional 109, entre Ovar e Estarreja, em protesto contra a gravíssima situação que o sector do leite e da carne enfrenta.

Ditadura imposta pelas grandes superfícies comerciais

Esta acção de luta – promovida pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e pela Associação Portuguesa de Produtores de Leite e Carne – iniciou-se com concentrações em Válega (Ovar) e Estarreja.

Os produtores de leite e carne seguiram, depois, até junto de três superfícies comerciais, em Estarreja, onde, com os veículos parados, foi feito um cordão humano, numa forma simbólica de protesto contra a ditadura imposta pelas grandes superfícies comerciais que, com as suas promoções e as ditas «marcas brancas», fazem importações desnecessárias e esmagam em baixa o preço à produção nacional.

Dali, a coluna de tractores seguiu até à Câmara Municipal de Estarreja, onde foi entregue um documento com as propostas e reclamações dos agricultores.

Solidariedade do PCP

Esta acção contou com a presença do PCP, que se fez representar por João Frazão, da Comissão Política do Comité Central (CC), Tiago Vieira, responsável do distrito de Aveiro e membro do CC, e Carla Martins, do Executivo da Direcção da Organização Regional de Aveiro (DORAV) e eleita na Assembleia Municipal de Estarreja.

Numa nota da DORAV, divulgada no mesmo dia, o PCP salienta que com aquela «jornada de luta» os produtores de leite «dão continuidade a um processo reivindicativo com vários anos e muitos momentos».

Estão acção, segundo os comunistas de Aveiro, «coloca mais uma vez a tónica na necessidade de uma estrutural inversão das políticas que ao longo dos últimos anos se vêm impondo aos agricultores e cujas consequências (défice alimentar, encerramento de explorações, perda de soberania) são por demais evidentes».

Medidas insuficientes

No dia do protesto, o Governo anunciou um novo conjunto de medidas de apoio para o sector do leite. Para os comunistas, as medidas avançadas «confirmam que a luta é sempre o caminho para alcançar os direitos, reivindicações e aspirações das diferentes camadas da população». No entanto, embora indo numa «direcção positiva», constituem «um mero paliativo, se não forem acompanhadas de medidas de fundo para o sector, designadamente no que toca à imperativa necessidade de restabelecer um sistema de quotas de produção na União Europeia e à incontornável necessidade de uma enérgica intervenção do Governo para impedir que prossigam as operações de pressão para baixo dos preços à produção que as grandes superfícies vêm exercendo sobre os produtores, levando muitos à ruína».

Em declarações à Lusa, João Dinis, da CNA, considerou também «insuficientes» os apoios anunciados pelo ministro da Agricultura. «Não basta, nem resolve os problemas, injectar dinheiro, ainda que as ajudas sejam bem-vindas e que correspondam a reclamações nossas. Mas é necessário que seja reposto um sistema público de controlo da produção como foram as quotas leiteiras», assinalou, defendendo, entre muitas outras medidas, o aumento dos preços à produção de leite e carne, a redução dos custos de produção, o fim das penalizações sobre quem ultrapassar o limite interno de produção de leite e a reposição do desconto à electricidade verde.




Mais artigos de: Nacional

Evitar mais tragédias

Após a vaga de incêndios, a BALADI – Federação Nacional dos Baldios exige que o Governo seja célere na aplicação de medidas de excepção para acudir às populações, assim como aos pequenos e médios agricultores e produtores florestais.

Programa extraordinário <br>para a Madeira

Os deputados do PCP na Assembleia Legislativa da Madeira entregaram, no dia 19, três propostas legislativas com medidas para dar resposta aos problemas habitacionais agravados com os incêndios que deflagraram na ilha. Um dos projectos de resolução, esclareceu Edgar Silva, deputado e...

Investir na prevenção

Uma delegação do Partido Ecologista «Os Verdes» (PEV), que incluía o deputado José Luís Ferreira e a dirigente nacional Manuela Cunha, esteve, na passada semana, de visita à Madeira. Em declarações à...

CDU pede responsabilidades

Em comunicado à população de Celorico de Basto, a CDU manifestou-se contra a privatização da água e consequente gestão da mesma pela empresa «Águas do Norte». Em 2013, a Coligação PCP-PEV alertou para o facto de que se...