Defender o sector leiteiro

Por iniciativa dos deputados do PCP ao Parlamento Europeu e durante três meses estará aberta à subscrição de todos os deputados uma declaração escrita em defesa da regulação pública da produção leiteira. A declaração exorta a Comissão Europeia a considerar a necessidade de introduzir instrumentos públicos de regulação da produção e dos mercados que assegurem preços justos aos produtores.

Na nota enviada ao Avante! pelo Gabinete de Imprensa dos Deputados do PCP no Parlamento Europeu sublinha-se que a «mais ampla subscrição desta declaração escrita, nomeadamente por parte de todos os deputados portugueses no Parlamento Europeu, poderá ser um importante contributo para forçar a discussão» sobre a grave crise no sector do leite e para salvaguardar a cada país e região o «direito a produzir e a defender a sua soberania alimentar».

Lembra-se ainda que o PCP sempre se opôs ao fim das quotas leiteiras (decidida pelas instituições da UE em 1999 e concretizada em 2015), alertando para as «consequências catastróficas» que tal medida acarretaria para o sector, que acabou por perder, ao longo dos últimos anos, milhares de explorações.

 



Mais artigos de: PCP

Afirmar a alternativa

A acção nacional de esclarecimento e mobilização do PCP, intitulada «Emprego, Direitos, Produção, Soberania – Alternativa Patriótica e de Esquerda», arrancou hoje em todo o País.

Mais mobilidade<br>com menos custos

Jerónimo de Sousa esteve anteontem, 27, na estação ferroviária de Alverca a apoiar os militantes do PCP que ali recolhiam assinaturas pelo alargamento do passe social intermodal.

Unidade e luta<br>em defesa da TAP

O estudo «Project Rise», encomendado pelo accionista privado da TAP, é mais uma tentativa de justificar a destruição da empresa, garante o PCP, que exige da administração e do Governo uma clarificação de posições.

Romper com os constrangimentos

O PCP promoveu no dia 21, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, uma sessão pública sobre o euro, a dívida, a banca e o desenvolvimento do País.

Em defesa do sector do táxi

O PCP emitiu um comunicado, no dia 27, sobre o que considera ser uma «ameaça do Governo de liquidar o sector do táxi»: o conteúdo do projecto de diploma que legaliza a Uber e liberaliza o transporte individual de passageiros em veículos ligeiros. Após recordar os...

Desafios e soluções<br>para a Escola Pública

A Escola Secundária Camões, em Lisboa, recebeu na passada segunda-feira, 26, uma audição dinamizada pela Direção Organização Regional de Lisboa do PCP com o tema «Escola Pública, uma escola de todos e para todos: problemas, desafios e...

Fusão é deterioração

O PCP está contra a fusão das maternidades Bissaya Barreto e Daniel de Matos, em Coimbra, que notícias recentes dão como estando para breve. Num comunicado de dia 22, o Executivo da Direção da Organização Regional de Coimbra do Partido garante que se esta...

O regresso do ritual

De quatro em quatro anos há um ritual na imprensa nacional. Na semana em que o Avante! publica as Teses – Projecto de Resolução Política ao Congresso do Partido, lá vem a torrente mediática de ataque, não tanto aos seus conteúdos, mas ao Partido. É...