Utentes exigem segurança em Lisboa

Estradas perigosas

Utentes do Li­toral Alen­te­jano ma­ni­fes­taram-se, dia 27, em Lisboa, contra as con­di­ções da A26-1 e do IC1, exi­gindo o início das obras pro­me­tidas pelo Go­verno.

Pro­blemas agravam-se nas es­tradas do Li­toral Alen­te­jano

Image 21569

Os au­tarcas de Al­cácer do Sal, Grân­dola e San­tiago do Cacém jun­taram-se ao pro­testo or­ga­ni­zado pelas Co­mis­sões de Utentes do Li­toral Alen­te­jano.

À porta do Mi­nis­tério do Pla­ne­a­mento e Infra-es­tru­turas foi apro­vada uma moção onde se apela à «cla­ri­fi­cação de­fi­ni­tiva por parte do Go­verno sobre quando será efec­ti­vada a trans­fe­rência de­fi­ni­tiva destas infra-es­tru­turas e ou a res­pon­sa­bi­li­zação da gestão das mesmas para a Infra-es­tru­turas de Por­tugal».

O do­cu­mento foi en­tregue ao chefe de ga­bi­nete do se­cre­tário de Es­tado das Infra-es­tru­turas, Mi­guel Re­belo de Sousa, se­gundo o qual as obras da A26-1, entre Santo André e Sines, só irão re­co­meçar em Ja­neiro de 2017, en­quanto o IC1, troço entre Al­cácer do Sal e Grân­dola, de­no­mi­nado como «es­trada da morte», ainda está em ava­li­ação, para de­cidir se a es­trada irá con­ti­nuar nas Es­tradas da Pla­nície ou se re­verte para a Infra-es­tru­turas de Por­tugal. Ou seja, o go­ver­nante não se com­pro­meteu com datas, nem adi­antou qual­quer evo­lução nas ne­go­ci­a­ções da trans­fe­rência do IC1, para que a obra seja uma re­a­li­dade.

Estas es­tradas in­te­gram o con­junto de vias la­vradas no con­trato de sub­con­cessão da So­ci­e­dade Por­tu­guesa para a Cons­trução e Ex­plo­ração Ro­do­viária, S.A., ge­ne­ri­ca­mente de­sig­nado por sub­con­cessão da Auto-Es­trada do Baixo Alen­tejo, e foram alvo de rui­nosos pro­cessos de con­tratos PPP – par­ce­rias pú­blico pri­vadas.




Mais artigos de: Nacional

Taxistas interrogam PGR

A Fe­de­ração Por­tu­guesa do Táxi (FPT) en­viou um ofício à Pro­cu­ra­doria Geral da Re­pú­blica (PRG) para apurar quais as con­sequên­cias do pro­cesso que o Mi­nis­tério Pú­blico ini­ciou para in­ves­tigar a ac­ti­vi­dade da Uber.

Reformados <br>exigem aumentos

Depois de Lisboa, as exigências dos reformados, pensionistas e idosos, pelo aumento de pensões e melhoria das condições de vida, tiveram expressão nas cidades do Porto e Faro, respectivamente, na sexta-feira e no sábado. Com estas iniciativas, onde...

Falta energia na Nazaré

A problemática em volta da MD Plástics continua a dar que falar na Nazaré, quando a fábrica de artigos de plástico para a indústria automóvel não tem acesso a energia eléctrica para laborar porque a autarquia não cede a propriedade das...

Hospital do Barreiro <br>com falta de pessoal

Na sexta-feira, 28, uma centena de pessoas concentrou-se junto ao portão do Centro Hospitalar  Barreiro/Montijo, equipamento que serve 221 mil pessoas. No protesto – promovido pelas comissões de utentes dos quatro concelhos do arco ribeirinho (Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete) –...