Luta no Centro Nacional de Pensões

Os tra­ba­lha­dores do Centro Na­ci­onal de Pen­sões (CNP) vão con­cen­trar-se, hoje, 9, a partir das 10h30, frente ao Ins­ti­tuto de Se­gu­rança So­cial, IP, em Lisboa, para exigir a con­tra­tação de mais fun­ci­o­ná­rios, a me­lhoria das con­di­ções de tra­balho e a in­te­gração de todos os pre­cá­rios agora em fun­ções.
Em nota à co­mu­ni­cação so­cial, o Sin­di­cato dos Tra­ba­lha­dores em Fun­ções Pú­blicas e So­ciais do Sul e Re­giões Au­tó­nomas re­fere que no CNP «as con­di­ções de tra­balho che­garam a um ponto em que não é pos­sível as­se­gurar os pro­ces­sa­mentos, por ques­tões de falta de re­cursos hu­manos e ma­te­riais» e lembra que, há cerca de 10 anos, aquele ser­viço ti­nham mais de mil tra­ba­lha­dores. Hoje, são pouco mais de 300.

O sin­di­cato da CGTP-IN de­nuncia, de igual forma, o facto de o re­curso a tra­ba­lha­dores com Con­trato de Em­prego e In­serção, para re­a­lizar tra­balho efec­tivo, se ter tor­nado uma «prá­tica re­cor­rente», en­con­trando-se «muitos ser­viços do CNP quase ex­clu­si­va­mente en­tre­gues a estes tra­ba­lha­dores».




Mais artigos de: Trabalhadores

Greve por melhores escolas

A adesão da mai­oria dos fun­ci­o­ná­rios não do­centes à greve de dia 3 pro­vocou o en­cer­ra­mento de largas cen­tenas de es­ta­be­le­ci­mentos de en­sino, dando força às rei­vin­di­ca­ções dos tra­ba­lha­dores. As ex­pres­sões de so­li­da­ri­e­dade con­fir­maram a per­cepção de que a luta é também por me­lhores con­di­ções nas es­colas.

Resposta de luta na Portway

Foi for­ma­li­zada a con­vo­cação de uma greve na Portway (Grupo ANA/​Vinci), a partir de dia 16, a fim de «dar con­di­ções ime­di­atas aos tra­ba­lha­dores para re­sis­tirem e lu­tarem pelos seus di­reitos».

Parem já a municipalização

O ac­tual Go­verno pre­tende apro­fundar a mu­ni­ci­pa­li­zação das com­pe­tên­cias da Ad­mi­nis­tração Cen­tral, a que o go­verno PSD/​CDS-PP tinha dado grande alento, mas este pro­cesso tem de parar de ime­diato.

Reforçar a Inter-Reformados

«Sin­di­ca­li­zados sempre, no tra­balho e na re­forma» é o lema da 8.ª Con­fe­rência Na­ci­onal da Inter-Re­for­mados, que amanhã, 10, se vai re­a­lizar em Lisboa.

Sector eléctrico em plenários

Para «exigir respostas do patronato à carta reivindicativa, de âmbito sectorial, e aos cadernos reivindicativos, aprovados e entregues às administrações», os sindicatos da Fiequimetal/CGTP-IN iniciaram uma ronda de plenários de...

A Carris permanece

Com a Câmara Municipal de Lisboa como nova proprietária da Carris, desde 1 de Fevereiro, não se alteram as relações de trabalho, continua a aplicar-se o Acordo de Empresa e os trabalhadores não passam a ser da CML nem ficam sob a legislação laboral da...

Outra «lebre» na inspecção veterinária

Para que a inspecção veterinária, ante e post mortem, passe a ser garantida «através dos veterinários municipais ou de veterinários com uma relação jurídica de qualquer natureza», o secretário de Estado da Agricultura e...

Precariedade em cena

«Precariedade não é futuro, é passado!» é o nome da peça teatral que a União de Sindicatos de Lisboa apresenta, hoje, às 17 horas, frente ao centro comercial Vasco da Gama, na saída da estação terminal do Oriente, linha vermelha do...