CASCAIS

Preparar a saída do euro

O salão da Junta de Freguesia de Cascais acolheu recentemente a apresentação do livro «Euro, Dívida, Banca – Romper com os Constrangimentos, Desenvolver o País», promovida pela Comissão Concelhia do PCP e na qual participou José Lourenço, da Comissão de Assuntos Económicos junto do Comité Central. Com uma plateia composta por mais de três dezenas de pessoas, foram apresentados diversos aspectos relacionados com os três principais constrangimentos que condicionam a recuperação económica e o desenvolvimento do País: a dimensão da dívida pública e do seu serviço; a submissão ao euro; e o domínio da banca pelo grande capital.

Na apresentação ficou evidenciado, com base na análise dos dados entre 1999 e 2016, que a subordinação ao euro é insustentável para a economia dos países periféricos da Europa, como Portugal, constituindo um factor de atraso e de crescente degradação das condições de vida dos seus povos. Do debate que se seguiu sobressaiu a necessidade de preparação atempada para a saída do euro, para que esta possa ser realizada de modo sustentado. Também a renegociação da dívida é igualmente vital pelo que permite de libertação dos meios e recursos necessários ao investimento e crescimento económicos. Como é facilmente comprovável, o investimento público tem um efeito multiplicador e dinamizador em termos económicos.




Mais artigos de: Breves PCP

PCP denuncia degradação das Forças Armadas

Num comunicado emitido a 30 de Junho pelo seu Gabinete de Imprensa, o PCP considera o assalto a um paiol militar em Tancos como «um caso de extrema gravidade a necessitar de todo o apuramento, incluindo a retirada de consequências». Para o Partido, a existência de um sistema de vídeo...