Fazer a mudança de que Vila Franca de Xira precisa

RES­PON­SA­BI­LI­DADE Num am­bi­ente de ale­gria, con­fi­ança e luta, mais de 1200 pes­soas en­cheram, sá­bado, dia 8, o Pa­vi­lhão do Ce­va­deiro, num al­moço onde foram apre­sen­tados os can­di­datos da CDU aos ór­gãos au­tár­quicos do con­celho de Vila Franca de Xira.

Os can­di­datos da CDU estão à al­tura de ga­rantir uma au­tar­quia ac­tiva

Na­quela «mag­ni­fica ini­ci­a­tiva», Je­ró­nimo de Sousa acen­tuou que a po­pu­lação de Vila Franca de Xira «pre­cisa muito de ter uma Câ­mara que es­teja perto de cada um dos seus ha­bi­tantes e vi­rada para a re­so­lução dos seus pro­blemas» e que «a equipa de can­di­datos» ali apre­sen­tada «está à al­tura de ga­rantir» uma au­tar­quia «ac­tiva, com ini­ci­a­tiva e di­nâ­mica».

Pe­rante a onda de en­tu­si­asmo que se vive na­quele con­celho em torno da CDU, o Se­cre­tário-geral do PCP alertou que «não há vi­tó­rias an­te­ci­padas» e «não se pense que basta ir votar no dia das elei­ções». «A con­quista dos votos que ainda podem estar a faltar para a vi­tória não pode ser ta­refa apenas dos can­di­datos, cada um de vós tem uma res­pon­sa­bi­li­dade enorme até ao dia 1 de Ou­tubro. Con­vencer, con­vencer e mais uma vez con­vencer ou­tros, a votar CDU», apelou.

Neste sen­tido, Je­ró­nimo de Sousa pediu votos para re­forçar a CDU e o PCP «para se darem novos, mais subs­tan­ciais e firmes passos na so­lução dos pro­blemas de fundo do País» e des­tacou as pro­postas do Par­tido que le­varam, por exemplo, ao re­forço do abono de fa­mília e ao au­mento das re­formas e pen­sões, agora re­gu­la­men­tado e que será apli­cado em Agosto, abran­gendo cerca de dois mi­lhões de re­for­mados e pen­si­o­nistas.

Ainda em ma­téria de re­formas, «foi dado outro passo im­por­tante, com a apli­cação das pri­meiras me­didas de res­posta aos tra­ba­lha­dores com longas car­reiras con­tri­bu­tivas, pelas quais o PCP se tem ba­tido», des­tacou, acres­cen­tando: «É um passo, mas não é a so­lução que se im­punha», a da «pos­si­bi­li­dade de as­se­gurar a re­forma por in­teiro e sem pe­na­li­za­ções aos tra­ba­lha­dores com 40 ou mais anos de des­contos».

Di­nâ­mica
Antes, após a ac­tu­ação da Mar­chinha do Bo­te­quim, José Er­nesto Car­taxo, man­da­tário con­ce­lhio, chamou para o palco os can­di­datos da CDU à Câ­mara e As­sem­bleia Mu­ni­ci­pais, listas en­ca­be­çadas por Re­gina Ja­neiro e José Ca­sa­leiro, e os pri­meiros can­di­datos às juntas de fre­guesia de Vila Franca de Xira, João Con­ceição, de Cas­te­nheira e Ca­cho­eiras, Luís Al­meida, de Alhandra, São João dos Montes e Ca­lhan­driz, Mário Can­tiga, Vi­a­longa, José An­tónio Gomes, Al­verca e So­bra­linho, Carlos Gon­çalves, e Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa, David Costa.

As listas da CDU, no plano do con­celho, in­te­gram 264 can­di­datos (44 por cento são mu­lheres), com uma média etária de 51 anos.

José Ca­sa­leiro su­bli­nhou que «um dos ob­jec­tivos da cam­panha» passa por «fazer da CDU a maior força po­lí­tica» de Vila Franca de Xira. A ideia foi con­fir­mada por Re­gina Ja­neiro: «Es­tamos pre­pa­rados para as­sumir os des­tinos do con­celho e de cada uma das fre­gue­sias».

Para além dos quatro pi­lares de de­sen­vol­vi­mento (eco­nó­mico; so­cial; am­bi­ental; edu­cação e cul­tura), que são trans­ver­sais a todo o con­celho, a can­di­data apre­sentou «so­lu­ções para os pro­blemas de cada uma das fre­gue­sias e res­postas para as as­pi­ra­ções dos seus ha­bi­tantes».




Mais artigos de: Autárquicas

CDU é força e vontade para construir o futuro

AUTÁRQUICAS Em Faro, Seixal, Vila Franca de Xira e Foz do Arelho, onde se vi­veram mo­mentos de grande con­fi­ança e mo­bi­li­zação, o Se­cre­tário-geral do PCP su­bli­nhou que o voto na CDU nas pró­ximas elei­ções de 1 de Ou­tubro conta para quem es­pera novos avanços, novas con­quistas de ren­di­mentos, di­reitos e con­di­ções de vida.

Continuar a transformar o concelho do Seixal

PRO­JECTO Na apre­sen­tação dos can­di­datos à Câ­mara e As­sem­bleia mu­ni­ci­pais do Seixal, Je­ró­nimo de Sousa re­a­firmou, dia 7, pro­postas ur­gentes para o sector dos trans­portes e apelou ao re­forço elei­toral da CDU.

Candidatos apresentados em Mora

Mais de 250 pessoas assistiram, dia 7, na Praça Conselheiro Sousa, à apresentação de todos os cabeças de lista da CDU aos órgãos autárquicos do concelho de Mora. A iniciativa contou com a participação de Tiago Aldeias,...

Novo ciclo para Reguengos de Monsaraz

No sábado, 8, foram apresentados os cabeças de lista da CDU à Câmara e Assembleia municipais de Reguengos de Monsaraz, Helina Lobo e Luís Viola, respectivamente, assim como às freguesias de Reguengos de Monsaraz, Augusto Barrambana, e do Corval,...

Provas dadas em Serpa

O Jardim da Biblioteca Municipal de Serpa acolheu, dia 6, a apresentação pública dos cabeças de lista da CDU aos órgãos autárquicos do concelho. Tomé Pires e João Francisco encabeçam as listas da Coligação PCP-PEV à...

Breves

Salvaterra de MagosFrancisco Monteiro, advogado de 48 anos, ex-vereador e actual eleito na Assembleia Municipal, foi apresentado dia 1 de Julho como o cabeça de lista da CDU à Câmara de Salvaterra de Magos. Na sessão, João Caniço, 37 anos, engenheiro civil e actual vereador...