Planos de emergência nuclear

O Parlamento aprovou na recta final dos trabalhos antes das férias, por unanimidade, um projecto de lei do Partido Ecologista «Os Verdes» que prevê a inclusão do planeamento de emergência nuclear nos planos municipais e distritais.

Esta iniciativa foi por si justificada com a proximidade da central nuclear espanhola de Almaraz, a cem quilómetros da fronteira portuguesa, o que «representa há muito um risco directo para Portugal».

O PEV propõe, ainda, que os planos de emergência «não sejam apenas testados em sala mas também em campo, no terreno, com os cidadãos e os agentes, a envolver em caso de acidente, mediante a realização de simulacros que visem informar e sensibilizar os cidadãos, assim como testar os planos elaborados e a coordenação entre agentes e entidades». Segundo o diploma, cabe à Autoridade Nacional de Protecção Civil determinar o modo e a frequência dos simulacros.



Mais artigos de: Breves Assembleia

Despesas dos filhos no IRS

No último plenário desta sessão legislativa os deputados aprovaram as alterações propostas pelo PCP, BE e PAN ao Código do IRS que alargam as situações de partilha das deduções das despesas dos filhos em regime de guarda partilhada, prerrogativa...