Suécia aumenta despesa militar

A Suécia vai investir 8100 milhões de coroas (845 milhões de euros) nas suas forças armadas durante os próximos três anos, com o pretexto de uma alegada escalada da tensão com a Rússia no Mar Báltico.

A decisão, anunciada dia 16, resulta de um acordo entre a coligação governante de sociais-democratas e verdes com os partidos de direita na oposição.

Segundo o ministro da Defesa, existe um aumento da actividade militar e de espionagem na região. O reforço do orçamento militar constitui «uma mensagem importante ao mundo que nos rodeia», disse Peter Hultqvist.

A Suécia já reintroduziu o serviço militar obrigatório e voltou a estacionar tropas em Gotland, uma ilha situada no Báltico, com o objectivo de reforçar a sua defesa.

Embora o governo continue a descartar a possibilidade de se tornar membro da NATO, a verdade é que o país tem vindo a aproximar-se das forças da Organização do Tratado do Atlântico Norte.




Mais artigos de: Europa

PCP condena iniciativa anticomunista na Estónia

O PCP «denuncia e condena com a maior indignação» a «grave manifestação de anticomunismo e revisionismo histórico», promovida, sob a presidência estoniana da União Europeia, no dia 23 de Agosto, em Tallinn, capital da Estónia. Na nota do...

Greve anunciada nos Macdonald’s londrinos

Os trabalhadores da cadeia Macdonald’s em Crayford, no Sudeste de Londres, anunciaram, para 4 de Setembro, a primeira greve em filiais da empresa no Reino Unido, à qual se juntarão os trabalhadores do restaurante de Cambrigdge, cidade situada a 80 quilómetros de Londres. A jornada foi...