Greve anunciada nos Macdonald’s londrinos

Os trabalhadores da cadeia Macdonald’s em Crayford, no Sudeste de Londres, anunciaram, para 4 de Setembro, a primeira greve em filiais da empresa no Reino Unido, à qual se juntarão os trabalhadores do restaurante de Cambrigdge, cidade situada a 80 quilómetros de Londres.

A jornada foi marcada deliberadamente para a data em que se a assinala o Dia do Trabalhadores nos Estados Unidos, numa tentativa de lançar um movimento à escala internacional em defesa dos salários e condições laborais no universo da multinacional do «fast-food».

Os trabalhadores exigem salários de dez libras por hora (10,80 euros), segurança de emprego com um mínimo garantido de horas de trabalho, bem como o reconhecimento da organização sindical.

O sindicato britânico BFAWU (trabalhadores da indústria da panificação, alimentação e similares) refere que a política de baixos salários e a extrema precariedade de vínculos laborais impedem muitos trabalhadores de cumprirem com regularidade dos seus compromissos, como por exemplo pagar a renda da casa.

A jornada de luta conta já com o apoio do sindicato Unite da Nova Zelândia, que enviará representantes ao Reino Unido. Também uma delegação de trabalhadores de restaurantes da Bélgica viajará para Londres.




Mais artigos de: Europa

PCP condena iniciativa anticomunista na Estónia

O PCP «denuncia e condena com a maior indignação» a «grave manifestação de anticomunismo e revisionismo histórico», promovida, sob a presidência estoniana da União Europeia, no dia 23 de Agosto, em Tallinn, capital da Estónia. Na nota do...

Suécia aumenta despesa militar

A Suécia vai investir 8100 milhões de coroas (845 milhões de euros) nas suas forças armadas durante os próximos três anos, com o pretexto de uma alegada escalada da tensão com a Rússia no Mar Báltico. A decisão, anunciada dia 16, resulta de um...