Manifesto «Justiça para a Palestina!» é apresentado hoje em Lisboa

O Ma­ni­festo «Jus­tiça para a Pa­les­tina!» é apre­sen­tado pu­bli­ca­mente hoje, quinta-feira, 2 de No­vembro, às 18:30, em Lisboa, na Fun­dação José Sa­ra­mago (Casa dos Bicos, Rua dos Ba­ca­lho­eiros, 10).

O texto é subs­crito por uma cen­tena de in­di­vi­du­a­li­dades que re­clama que seja sal­dada a dí­vida his­tó­rica para com o povo pa­les­ti­niano neste ano de 2017, que marca os 100 anos da De­cla­ração Bal­four (2 de No­vembro de 1917), os 70 anos do plano de par­tição da Pa­les­tina (1947) e os 50 anos do início da ocu­pação por Is­rael (1967) da Margem Oci­dental, de Je­ru­salém Ori­ental e da Faixa de Gaza, per­ma­ne­cendo por cum­prir a Re­so­lução 181 da ONU que previa a cri­ação de um Es­tado pa­les­ti­niano.

O Ma­ni­festo lembra que em 2017 se as­si­nala três datas de sig­ni­fi­cado his­tó­rico pro­fun­da­mente do­lo­roso para o povo pa­les­ti­niano:

100 anos da De­cla­ração Bal­four de 1917, na qual o go­verno bri­tâ­nico pro­meteu ao mo­vi­mento si­o­nista a cri­ação de um lar na­ci­onal ju­daico na Pa­les­tina;

70 anos do plano de par­tição da Pa­les­tina, adop­tado pela ONU em 1947, do qual re­sultou a cri­ação de Is­rael e a con­se­quente Nakba (ca­tás­trofe) de 1948, um pro­cesso de lim­peza ét­nica que se tra­duziu na de­mo­lição de mais de 530 al­deias e na ex­pulsão de 750 mil pa­les­ti­ni­anos da sua terra natal; e

50 anos do início da ocu­pação por Is­rael, em 1967, da Margem Oci­dental, de Je­ru­salém Ori­ental, da Faixa de Gaza e dos Montes Golã e do pro­cesso de co­lo­ni­zação dos ter­ri­tó­rios pa­les­ti­ni­anos ocu­pados.

«Estes ani­ver­sá­rios re­cordam-nos a pe­sada res­pon­sa­bi­li­dade da co­mu­ni­dade in­ter­na­ci­onal no ar­ras­ta­mento desta si­tu­ação, con­subs­tan­ciada em inú­meras re­so­lu­ções da ONU por cum­prir. Sete dé­cadas após a cons­ti­tuição e re­co­nhe­ci­mento de Is­rael, o Es­tado Pa­les­ti­niano pre­visto na Re­so­lução 181 da ONU (1947) per­ma­nece uma pro­messa por cum­prir, dia após dia cada vez mais lon­gínqua com o alar­ga­mento con­tínuo da co­lo­ni­zação por Is­rael dos ter­ri­tó­rios ocu­pados em 1967», lê-se no do­cu­mento.

O Ma­ni­festo con­clui afir­mando ser tempo de exigir Jus­tiça para a Pa­les­tina.




Mais artigos de: Internacional

Venezuela convoca eleições municipais

DE­MO­CRACIA De­pois das elei­ções para a As­sem­bleia Na­ci­onal Cons­ti­tuinte, a 30 de Julho, e das re­gi­o­nais, a 15 de Ou­tubro, a Ve­ne­zuela apro­funda a de­mo­cracia e con­voca elei­ções mu­ni­ci­pais para De­zembro.

«Confiámos muito nos EUA, responderam com Belgrado»

CRÍTICAS O pre­si­dente da Rússia, Vla­dímir Putin, teceu duras crí­ticas à ac­tu­ação do go­verno dos Es­tados Unidos no que diz res­peito às re­la­ções entre os dois países nas úl­timas duas ou três dé­cadas.

A ignorada revolta haitiana

A revolta do povo haitiano estalou há dois meses e na comunicação social da classe dominante nem uma notícia. Talvez o critério editorial seja uma escala tanatológica de um para mil em que, para o Haiti ser notícia, é necessário mil haitianos mortos por cada...