Propostas para envelhecer com dignidade

No âm­bito da cam­panha «Ir mais longe em 2018», a Con­fe­de­ração Na­ci­onal de Re­for­mados, Pen­si­o­nistas e Idosos (MURPI) es­teve, se­gunda-feira, 13, à porta do Centro Na­ci­onal de Pen­sões, em Lisboa, para fazer ouvir a sua voz.

Ali foi dis­tri­buído um do­cu­mento onde estão ins­critas oito me­didas es­sen­ciais que devem ser in­te­gradas no Or­ça­mento do Es­tado (OE) para 2018, de forma a per­mitir «en­ve­lhecer com dig­ni­dade». Para além do au­mento de todas as pen­sões, o MURPI exige me­lhores cui­dados de saúde, mais pro­tecção so­cial, maior aces­si­bi­li­dade aos trans­portes pú­blicos e mais jus­tiça fiscal, para que se re­duzam as de­si­gual­dades so­ciais, se ga­ranta a re­cu­pe­ração de di­reitos e ren­di­mentos e se dê um forte com­bate às causas da po­breza e da ex­clusão so­cial.

Sobre o que foi con­se­guido com a luta dos re­for­mados, Ca­si­miro Me­neses, pre­si­dente do MURPI, des­tacou o au­mento ex­tra­or­di­nário de 10 euros para todas as pen­sões até 588 euros e de seis euros para pen­sões mí­nimas ac­tu­a­li­zadas entre 2011 e 2015. Este OE – apro­vado na ge­ne­ra­li­dade e que agora está a ser de­ba­tido em sede de es­pe­ci­a­li­dade – prevê ainda que todas as pen­sões entre 588 e 2527 euros têm ga­ran­tida uma ac­tu­a­li­zação su­pe­rior a 10 euros. Va­lo­ri­zado foi também o re­co­nhe­ci­mento do MURPI como par­ceiro so­cial.




Mais artigos de: Nacional

PS exclui CDU no distrito de Setúbal

AU­TAR­QUIAS No Bar­reiro, em Al­mada, Al­co­chete e Mon­tijo o PS ex­cluiu a CDU dos ór­gãos au­tár­quicos. Os eleitos do PCP vão con­ti­nuar a de­fender os in­te­resses e di­reitos das po­pu­la­ções.

Incêndios e seca persistente requerem verbas no OE

AGRI­CUL­TURA A Con­fe­de­ração Na­ci­onal da Agri­cul­tura (CNA) rei­vin­dica uma ver­da­deira «es­tra­tégia» para in­tervir na flo­resta na­ci­onal e «apoios ex­cep­ci­o­nais» para acudir à ca­la­mi­dade da seca.

PCP alerta para degradação do Metropolitano

No dia 6, uma delegação do PCP – composta, entre outros, por Carlos Moura, vereador na Câmara de Lisboa, e Bruno Dias, deputado à Assembleia da República – ouviu as reclamações dos utentes do Metropolitano. Entre outros...

Campanha pelo futuro da humanidade

O Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) promoveu, dia 9, no Porto, um debate inserido na campanha pela adesão de Portugal do Tratado de Proibição de Armas Nucleares. A iniciativa – no Clube dos Fenianos Portuenses – contou...