PCP leva ideais de Outubro a todo o País

CENTENÁRIO Nos dias que rodearam o 7 de Novembro, o PCP distribuiu em todo o País um documento explicativo da história, conquistas e valores perenes da Revolução de Outubro. Nas organizações realizaram-se diversas iniciativas.

Há que dar combate à reescrita da história

Fábricas, empresas, serviços públicos, estações de transporte público, praças e ruas – a todos estes locais, de Norte a Sul do País, chegou a Revolução de Outubro, no momento em que cumpria cem anos, levada pela mão de militantes do PCP. O folheto comemorativo, um desdobrável a cores, realça as conquistas da Revolução e os seus impactos mundiais, a sua inserção na luta milenar dos explorados pela sua libertação e emancipação, a actualidade do socialismo face à «natureza exploradora, opressora, agressiva e predadora» do capitalismo e o projecto do PCP de socialismo para Portugal.

Para os muitos portugueses que o receberam, este folheto foi o único veículo de informação sobre a Revolução de Outubro liberto da violenta campanha ideológica de diabolização deste processo emancipador e do ideal comunista. As razões que justificam esta campanha revela-as o próprio folheto: «Neste esforço febril para reescrever a história procurando apagar ou ocultar os males e contradições insanáveis do capitalismo, demonstram o propósito de aprisionar as consciências à perpetuação das suas injustiças, de impedir o progresso social e a evolução para níveis mais avançados de sociedade humana.»

Ou seja, os promotores desta campanha estão perfeitamente conscientes de que o «ideal e o projecto comunistas são os únicos capazes de dar resposta aos interesses, anseios, necessidades do ser humano e do desenvolvimento sustentável do planeta». Por isso o temem e se esforçam tanto por o denegrir.

Ao mesmo tempo, as organizações do Partido promovem um largo conjunto de iniciativas comemorativas da Revolução de Outubro, como almoços, exposições e debates.

 



Mais artigos de: PCP

Factor de esclarecimento e base da unidade

A intervenção junto dos trabalhadores, nas empresas e locais de trabalho assume uma importância central em toda a actividade partidária. Desde logo porque estimula a organização dos próprios trabalhadores onde a exploração se faz sentir de forma mais crua e...

Limitações à pesca são desajustadas

ECONOMIA O PCP acusa o Governo de ter avançado com medidas de limitação da pesca da sardinha sem «qualquer reflexão séria sobre o problema, nomeadamente com as associações profissionais do sector».

PCP denuncia catástrofe ambiental no rio Tejo

O PCP, através de um comunicado de dia 9 do Secretariado da Comissão Concelhia de Nisa, denuncia uma «catástrofe ambiental no rio Tejo», patente no surgimento de milhares de peixes mortos a boiar nas águas, entre as Portas de Ródão e a Barragem do Fratel, com maior...

O PCP recebeu ID

O PCP recebeu no dia 9 uma delegação da Associação Intervenção Democrática/ID, que integra a CDU, para uma troca de opiniões e análises sobre a situação política, económica e social do País no...