Repúdio da decisão de Trump sobre Jerusalém

Um voto do PCP de con­de­nação do re­co­nhe­ci­mento pelos EUA de Je­ru­salém como ca­pital de Is­rael foi in­vi­a­bi­li­zado dia 7, na AR, com os votos contra de PSD e CDS-PP e a abs­tenção do PS e PAN. No texto, que contou também com os votos fa­vo­rá­veis de PEV e BE, além desta con­de­nação era ex­pressa a so­li­da­ri­e­dade do Par­la­mento com o povo pa­les­ti­niano e o di­reito deste ao «re­co­nhe­ci­mento do seu pró­prio Es­tado, nas fron­teiras an­te­ri­ores a 1967 e com ca­pital em Je­ru­salém Leste», assim como o «res­peito do di­reito de re­torno dos re­fu­gi­ados pa­les­ti­ni­anos, con­forme es­ti­pu­lado pelas re­so­lu­ções per­ti­nentes das Na­ções Unidas».

Ao Go­verno por­tu­guês era di­ri­gido ainda um apelo para que, «no res­peito pela Cons­ti­tuição, con­dene de forma inequí­voca a de­cisão agora to­mada pela ad­mi­nis­tração norte-ame­ri­cana».

Na apre­sen­tação do voto, Bruno Dias as­si­nalou que na «Pa­les­tina não há um con­flito, há uma ocu­pação, há uma po­lí­tica cons­tante e sis­te­má­tica de agressão, ex­pan­si­o­nismo e co­lo­ni­zação, de vi­o­lação de di­reitos hu­manos e do di­reito in­ter­na­ci­onal por parte do Es­tado de Is­rael», de­fen­dendo que o «Es­tado por­tu­guês não pode as­sistir pas­si­va­mente a esta si­tu­ação».

Já um outro voto sobre a mesma ma­téria, apre­sen­tado por PS, BE e PAN, re­co­lheu o voto unâ­nime da Câ­mara, tendo um ter­ceiro texto sobre a mesma questão, de PSD e CDS-PP, ob­tido também luz verde dos par­tidos menos do PCP e PEV que se abs­ti­veram.



Mais artigos de: Assembleia da República

Caso «Raríssimas» e o papel das IPSS

O PCP considera que a situação vinda a lume sobre a associação «Raríssimas» é «inaceitável e exige o apuramento de todas as circunstâncias que a envolvem, independentemente das responsabilidades que tenham que ser assacadas seja a quem for e doa a...

Audição sobre Cinema

A actual situação do Cinema no nosso País foi objecto no dia 15 de uma audição na AR, promovida pelo PCP, onde estiveram em debate as principais dificuldades sentidas pelo sector, bem como as medidas concretas e linhas de trabalho susceptíveis de lhes dar resposta no quadro da...