Investimentos asseguram o futuro da Moita

A Câ­mara da Moita aprovou, dia 18, o or­ça­mento, no valor de 31 424 295 euros, e as grandes op­ções do plano (GOP) para 2018.

Como linha pri­o­ri­tária de in­ter­venção para o pró­ximo ano, as GOP apontam a re­a­bi­li­tação ur­bana dos nú­cleos an­tigos, mais en­ve­lhe­cidos, sendo de des­tacar as seis áreas de re­a­bi­li­tação ur­bana (ARU) já de­li­mi­tadas, em todas as fre­gue­sias do con­celho, com uma área total de 230 hec­tares e um uni­verso de 5500 edi­fí­cios. A pre­missa de cada uma destas áreas passa por es­ta­be­lecer um con­junto de in­cen­tivos à re­a­bi­li­tação do edi­fi­cado de­gra­dado que mo­bi­lize os par­ti­cu­lares para in­tervir e ren­ta­bi­lizar o seu pa­tri­mónio em be­ne­fício do in­te­resse pú­blico.

As GOP pers­pec­tivam ainda in­ves­ti­mentos fu­turos que passam pelas can­di­da­turas apre­sen­tadas no âm­bito do Por­tugal 2020, em áreas como a mo­bi­li­dade sus­ten­tável, a re­qua­li­fi­cação e mo­der­ni­zação do parque es­colar e a in­ter­venção em co­mu­ni­dades des­fa­vo­re­cidas, na fre­guesia do Vale da Amo­reira, com con­clusão no ano de 2020.

Na reu­nião foi também apro­vada a ma­nu­tenção do Im­posto Mu­ni­cipal sobre Imó­veis (IMI) em 0,38 por cento para os pré­dios ur­banos novos, trans­mi­tidos e re­a­va­li­ados no do­mínio da vi­gência do Có­digo do Im­posto Mu­ni­cipal sobre Imó­veis.

O lan­ça­mento de der­rama, a par­ti­ci­pação do mu­ni­cípio no IRS e o mapa de pes­soal para o ano de 2018 es­ti­veram também em dis­cussão na ordem do dia.

SNS digno
No dia 29, a As­sem­bleia Mu­ni­cipal da Moita aprovou – com um voto contra de um eleito do PS, nove abs­ten­ções do PS e do PAN e 23 votos a favor dos eleitos da CDU, BE, PSD e CDS – a moção «Por um Ser­viço Na­ci­onal de Saúde digno no con­celho da Moita».

No do­cu­mento, apre­sen­tado pelos eleitos do PCP, re­fere-se que o Centro de Saúde da Baixa da Ba­nheira não tem con­di­ções e mé­dicos su­fi­ci­entes para atender a po­pu­lação; faltam mé­dicos nos cen­tros de saúde de Alhos Ve­dros e Moita; a Uni­dade de Saúde Fa­mi­liar do Vale da Amo­reira apre­senta la­cunas no que res­peita ao pes­soal mé­dico.

«Faltam co­locar 16 mé­dicos no con­celho da Moita para assim dar res­posta aos cerca de 30 mil utentes sem mé­dico de fa­mília», afirma a moção, adi­an­tando: «Em re­lação ao Centro Hos­pi­talar Bar­reiro-Mon­tijo e no que res­peita ao Hos­pital de Nossa Se­nhora do Ro­sário, cons­ta­tamos que apre­sentam pro­blemas de­vido à falta de re­cursos hu­manos e que em pe­ríodos de picos de afluência às ur­gên­cias a res­posta é de­sa­de­quada às ne­ces­si­dades da po­pu­lação».

Este órgão la­menta ainda que o Go­verno tenha anun­ciado a en­trega de cui­dados pri­má­rios de saúde às Mi­se­ri­cór­dias e que com esta me­dida o País re­grida no tempo.




Mais artigos de: Nacional

CTT pretendem encerrar postos em nove distritos

COR­REIOS A ad­mi­nis­tração dos CTT con­firmou an­te­ontem a in­tenção de fe­char este ano 22 bal­cões em Por­tugal con­ti­nental e ilhas, pri­meiro passo do plano que pre­tende impor até ao final de 2020.

PS chumba solidariedade com a luta em Aljustrel

SUB­MISSÃO A moção «So­li­da­ri­e­dade com os tra­ba­lha­dores da AL­MINA e EPDM», apre­sen­tada pela CDU na As­sem­bleia Mu­ni­cipal de Al­jus­trel, de 29 de De­zembro, foi chum­bada pelo PS.

Agricultores apresentam plano ultrapassar efeitos das intempéries

APOIOS A Con­fe­de­ração Na­ci­onal da Agri­cul­tura e a As­so­ci­ação Dis­trital dos Agri­cul­tores de Coimbra re­clamam a de­fi­nição de um «Plano In­te­grado de Con­tin­gência» para re­po­sição e con­trolo de efec­tivos de ovinos e ca­prinos.

Orçamento de Alcácer do Sal mantém rumo iniciado em 2013

IN­VES­TI­MENTO A Câ­mara de Al­cácer do Sal aprovou, em De­zembro, com os votos contra dos ve­re­a­dores do PS, as grandes op­ções do plano (GOP) e o or­ça­mento para o ano de 2018 com um valor de 25,6 mi­lhões de euros.

Fazer avançar Benavente

A Assembleia Municipal de Benavente aprovou, em Dezembro, a proposta de orçamento para 2018 no valor de 20,3 milhões de euros apresentada pelo executivo municipal e que inclui investimentos que aguardam «condições para avançar». Carlos Coutinho, presidente da...

Investimentos travados em Loures

Em Loures, «PS e PSD tentam travar investimento dos SIMAR na melhoria dos serviços prestados à população», denuncia a CDU em nota de imprensa, informando que aqueles dois partidos juntaram-se na Assembleia Municipal, reunida no dia 29, para impedir...

Defender as freguesias de Charneca de Caparica e Sobreda

Por iniciativa dos eleitos do PCP, a Assembleia da União das Freguesias de Charneca de Caparica-Sobreda aprovou, no dia 20, com a abstenção do PS e os votos contra do PSD, a moção «Não às portagens na A33. Abolição imediata do pagamento de...

Turismo cresce em Alcácer do Sal

O turismo no concelho de Alcácer do Sal aumentou no ano de 2016, em comparação com 2015, com subidas de oito por cento nas dormidas nos estabelecimentos hoteleiros e de 15,7 por cento no número de hóspedes, divulgou, dia 2, a Câmara Municipal....