GUARDA

PCP promove «Jornadas da Saúde» com o deputado Miguel Tiago

No dia 15 de Ja­neiro o de­pu­tado na As­sem­bleia da Re­pú­blica Mi­guel Tiago in­te­grou a de­le­gação do PCP que pro­ta­go­nizou as «jor­nadas da Saúde» no dis­trito da Guarda, no âm­bito das quais se re­a­li­zaram vi­sitas e en­con­tros em cen­tros de saúde e hos­pi­tais. A pri­meira vi­sita foi ao Centro de Saúde de Aguiar da Beira, que in­tegra o Agru­pa­mento de cen­tros de saúde do Dão e La­fões, onde se cons­tatou a exis­tência de 540 utentes sem mé­dico de fa­mília (só em Aguiar da Beira), a falta de as­sis­tentes téc­nicos e ope­ra­ci­o­nais, en­fer­meiros e mé­dicos e a ne­ces­si­dade de obras ur­gentes. No Hos­pital da N.ª Sr.ª da As­sunção, em Seia, onde es­teve reu­nida com di­ri­gentes e tra­ba­lha­dores, a de­le­gação do PCP con­firmou a so­bre­lo­tação do Ser­viço de Ur­gência, a falta de mé­dicos e a es­cassez de en­fer­meiros, as­sis­tentes ope­ra­ci­o­nais, as­sis­tentes téc­nicos, téc­nicos de di­ag­nós­tico e de te­ra­pêu­tica e a ne­ces­si­dade de de­fender e re­forçar as es­pe­ci­a­li­dades mé­dicas de Or­to­pedia e Car­di­o­logia, «nu­cle­ares para esta uni­dade de saúde».

No se­gui­mento desta ini­ci­a­tiva, o PCP dará ex­pressão ins­ti­tu­ci­onal à in­ter­venção quo­ti­diana na re­gião, junto dos tra­ba­lha­dores e utentes e de di­versas en­ti­dades, em de­fesa do Ser­viço Na­ci­onal de Saúde pú­blico e uni­versal. Esta de­fesa, ga­rante o Par­tido, faz-se por via dos ser­viços pú­blicos e não de falsas al­ter­na­tivas, como a pri­va­ti­zação dos cui­dados de saúde ou a trans­fe­rência de com­pe­tên­cias para os mu­ni­cí­pios.



Mais artigos de: Breves PCP

Dez prioridades para uma política de mobilidade

O Edifício Arrábida, em Setúbal, onde funciona o Centro de Trabalho regional do PCP, acolheu no sábado, 20, um debate sobre «Mobilidade e Transportes», que contou com a participação de João Pimenta Lopes, deputado no Parlamento Europeu. Da viva discussão...