SETÚBAL

Dez prioridades para uma política de mobilidade

O Edi­fício Ar­rá­bida, em Se­túbal, onde fun­ciona o Centro de Tra­balho re­gi­onal do PCP, aco­lheu no sá­bado, 20, um de­bate sobre «Mo­bi­li­dade e Trans­portes», que contou com a par­ti­ci­pação de João Pi­menta Lopes, de­pu­tado no Par­la­mento Eu­ropeu. Da viva dis­cussão ha­vida so­bres­saiu a con­vicção de que a mo­bi­li­dade é um di­reito, cuja efec­ti­vação re­quer uma po­lí­tica de trans­porte pú­blico de qua­li­dade e aces­sível. Foram também re­a­fir­madas as 10 pri­o­ri­dades do PCP para uma me­lhor mo­bi­li­dade: alar­ga­mento do passe so­cial in­ter­modal; re­dução ime­diata e sig­ni­fi­ca­tiva do preço dos trans­portes; re­versão dos cortes im­postos e o es­tí­mulo ao au­mento da oferta; in­ves­ti­mento nas em­presas pú­blicas; as­sentar o sector em di­nâ­micas efi­cazes de ser­viço pú­blico; parar com a des­truição de em­prego e pre­ca­ri­zação do tra­balho; ela­bo­ração de um plano me­tro­po­li­tano de trans­portes; cri­ação de novas au­to­ri­dades me­tro­po­li­tanas de trans­portes; de­sen­vol­vi­mento de uma rede de par­ques de es­ta­ci­o­na­mento dis­su­a­sores pe­ri­fé­ricos e com­bate à cri­ação de novos im­postos, taxas ou ta­rifas.

Outra questão re­al­çada no de­bate foi a ideia de que a rup­tura com a ló­gica de mer­can­ti­li­zação apli­cada ao sector dos trans­portes e a sal­va­guarda da gestão pú­blica deste ser­viço re­quer o en­vol­vi­mento dos tra­ba­lha­dores do sector, assim como dos utentes e po­pu­lação em geral na luta pelo di­reito à mo­bi­li­dade e pela de­fesa do ser­viço pú­blico de trans­portes.



Mais artigos de: Breves PCP

PCP promove «Jornadas da Saúde» com o deputado Miguel Tiago

No dia 15 de Janeiro o deputado na Assembleia da República Miguel Tiago integrou a delegação do PCP que protagonizou as «jornadas da Saúde» no distrito da Guarda, no âmbito das quais se realizaram visitas e encontros em centros de saúde e hospitais. A primeira visita...