Os indispensáveis e os cumes luminosos

Rui Mota

Estudar faz a luta crescer

Image 24359

Temos escrito nestas páginas que o livro é um bom camarada. Recordando as palavras de Brecht – os que lutam são fortes, os que lutam toda a vida são indispensáveis –, há livros que são para toda a vida. Ao assinalarmos em 2018 o segundo centenário do nascimento de Karl Marx acrescentamos mais um pretexto à necessidade real e constante de estudarmos as suas obras e a sua reflexão. Felizmente, ao consultar o catálogo das Edições Avante! vemos que não faltam opções.

De Marx

Começamos por destacar as Obras Escolhidas de Karl Marx e Friedrich Engels em três tomos, cujo terceiro está neste momento em fase final de reedição. Nestes três volumes reúnem-se várias das suas principais obras, atravessando cinco décadas de intenso labor, e ficam bem expostas as três partes constitutivas da sua grande doutrina revolucionária – a filosofia marxista, a economia política e a teoria do comunismo científico. Acompanhadas por centenas de notas, as Obras Escolhidas são um importante instrumento de intervenção política para os nossos dias.

Realça-se igualmente o facto de estar também em preparação a edição autónoma de vários dos seus livros na colecção Biblioteca do Marxismo-Leninismo. É de referir ainda, em terceiro lugar, a importância de se ter terminado, no ano passado, a publicação da tradução portuguesa dos três livros de O Capital, essa que é justamente considerada a obra maior de Karl Marx.

Nas suas próprias palavras, «o fim último desta obra é desvendar a lei económica do movimento da sociedade moderna», isto é, do capitalismo. Consciente da exigência que o seu estudo coloca, mas também da necessidade de o fazer, Marx avisa que «Não há estrada real para a ciência e só têm possibilidade de chegar aos seus cumes luminosos aqueles que não temem fatigar-se a escalar as suas veredas escarpadas».

Sobre Marx

São também muitas as opções para quem quiser confrontar as suas leituras com aquelas que outros fizeram de Marx. A começar pela antologia de textos de VI Lénine Marx, Engels e o Desenvolvimento Histórico do Marxismo, onde se incluem dez escritos de Lénine, produzidos entre 1895 e 1914, sobre o desenvolvimento histórico do marxismo e os fundadores do pensamento marxista.

Para breve está também a edição da Pequena Biografia de Karl Marx, que se concentra mais detalhadamente em aspectos da vida de Marx, dando contexto às obras e à sua produção, dos seus estudos de juventude a caminho do materialismo e do comunismo à elaboração de O Capital e às vivências da Comuna de Paris.

Publicado já neste ano, o novo livro de José Barata-Moura, As teses das «Teses». Para um exercício de leitura, aborda, num extenso e denso ensaio, as chamadas «Teses sobre Feuerbach», onde se encontra a célebre frase: «Os filósofos têm interpretado o mundo apenas de diversos modos; trata-se, porém, de o transformar.» Este livro junta-se a uma colecção que tem vindo a ganhar corpo em torno do pensamento filosófico de Marx, particularmente com obras de José Barata-Moura. Filosofia em O Capital, Marx, Engels e a Crítica do Utopismo, ou Ontologia e Política (este último com o subtítulo Estudos em Torno de Marx, dando sequência a Materialismo e Subjectividade, publicado em 1998) são alguns desses títulos que permitem, com profundidade, confirmar quão imensamente rico e actual é o pensamento de Marx. Na exigente tarefa de divulgação desse mesmo pensamento, a colecção Cadernos O Militante tem, neste momento, 15 cadernos publicados, onde se incluem também seis textos da autoria de José Barata-Moura.

Noutra área fundamental, entre outros que se poderiam acrescentar, Compreender a Economia, de Jacques Gouverneur, Pequeno Curso de Economia, da autoria de Fernando Sequeira, Gorjão Duarte e Sérgio Ribeiro, bem como As Origens da Ciência Económica de António Avelãs Nunes ou A Crise do Capitalismo e Marx de Domenico Moro, estes dois editados pela Página a Página, são obras que expõem a abordagem económica marxista combinando rigor e simplicidade, com um reconhecido esforço pedagógico e didáctico que ajudam o leitor a organizar o seu trabalho.

Ao trabalho

O lema Legado, intervenção, luta. Transformar o mundo, ao ligar a obra com o nosso combate, mostra que o aprofundamento do conhecimento da obra de Marx não é um objectivo em si mas um guia para a acção. A luta é um espaço de aprendizagem. Estudar faz a luta crescer.

 



Mais artigos de: Argumentos

Uma história de pasmar

Talvez se lhe devesse chamar, e com muita propriedade, uma história de encantar, mas o título afinal escolhido justifica-se pelo verdadeiro pasmo que se espelhou no rosto de uma portuguesa idosa, residente lá para os nortes/nordestes, quando um dia lhe disseram que o homem ainda jovem que tinha...