PCP comemora 97 anos apontando ao seu reforço

PAR­TIDO O co­mício do pró­ximo sá­bado, 3, em Lisboa, e o al­moço do dia se­guinte, no Seixal, ambos com a par­ti­ci­pação de Je­ró­nimo de Sousa, abrem o pro­grama cen­tral de co­me­mo­ra­ções do 97.º ani­ver­sário do PCP.

O Par­tido tem pe­rante si múl­ti­plas e exi­gentes ta­refas

O co­mício está mar­cado para as 15h30 na Fa­cul­dade de Me­di­cina Den­tária da Uni­ver­si­dade de Lisboa e o al­moço de do­mingo, 4 de Março, re­a­liza-se no Pa­vi­lhão do Clube do Pes­soal da Si­de­rurgia Na­ci­onal, na Al­deia de Paio Pires, às 13h00. A 17 de Março, no Parque de Feiras e Ex­po­si­ções de Beja, tem lugar às 13h00 o al­moço re­gi­onal do Alen­tejo, também com a pre­sença do Se­cre­tário-geral. En­tre­tanto, por todo o País, estão já a de­correr ini­ci­a­tivas co­me­mo­ra­tivas do ani­ver­sário do PCP.

Estas co­me­mo­ra­ções ocorrem num mo­mento em que a or­ga­ni­zação par­ti­dária é cha­mada a dis­cutir e im­ple­mentar as me­didas ins­critas na re­so­lução do Co­mité Cen­tral sobre o re­forço do Par­tido, que aponta ori­en­ta­ções a vá­rios ní­veis: tra­balho de di­recção, res­pon­sa­bi­li­zação de qua­dros e for­mação po­lí­tica e ide­o­ló­gica; ele­vação da mi­li­tância; re­cru­ta­mento e in­te­gração de novos mi­li­tantes; or­ga­ni­zação e in­ter­venção nas em­presas e lo­cais de tra­balho; or­ga­ni­za­ções lo­cais; tra­balho com ca­madas e sec­tores es­pe­cí­ficos; pro­pa­ganda e im­prensa; meios pró­prios e in­de­pen­dência fi­nan­ceira; e re­a­li­zação de as­sem­bleias das or­ga­ni­za­ções.

Nessa re­so­lução aponta-se a ne­ces­si­dade de as me­didas pro­postas terem que ser con­cre­ti­zadas «de forma global e in­te­grada, tendo em conta a re­a­li­dade da or­ga­ni­zação, as exi­gên­cias da si­tu­ação e dos seus de­sen­vol­vi­mentos». Sendo uma pre­o­cu­pação cons­tante da ac­ti­vi­dade par­ti­dária, o re­forço da or­ga­ni­zação e in­ter­venção do Par­tido as­sume este ano um ca­rácter pri­o­ri­tário.

In­tervir, mo­bi­lizar e lutar

O re­forço do Par­tido é uma questão es­tra­té­gica na acção par­ti­dária, mas tem uma im­por­tância acres­cida num mo­mento como o ac­tual, em que se re­gista a in­ten­si­fi­cação dos sis­te­má­ticos ata­ques, ca­lú­nias, dis­cri­mi­nação e si­len­ci­a­mento por parte da ge­ne­ra­li­dade dos ór­gãos de co­mu­ni­cação so­cial em re­lação ao PCP, à sua or­ga­ni­zação, às suas pro­postas, ao seu Pro­grama. Con­tando fun­da­men­tal­mente com a sua força e ca­pa­ci­dade de in­ter­venção, o Par­tido pre­cisa, por­tanto, de «ser mais forte e mais in­flu­ente para as ba­ta­lhas po­lí­ticas ac­tuais e para o fu­turo», como se afirma na re­so­lução já re­fe­rida.

É ainda nesse mesmo do­cu­mento, apro­vado na reu­nião de 20 e 21 de Ja­neiro, que se aponta para a con­cre­ti­zação das me­didas vi­sando o re­forço do Par­tido em «ar­ti­cu­lação com uma forte li­gação às massas e uma in­tensa ac­ti­vi­dade po­lí­tica». Em curso está desde an­te­ontem a cam­panha «Va­lo­rizar os Tra­ba­lha­dores – Mais força ao PCP», que as­senta no con­tacto di­recto com os tra­ba­lha­dores, nas em­presas e lo­cais de tra­balho.

Ao mesmo tempo, está co­lo­cado ao co­lec­tivo par­ti­dário co­mu­nista o con­tri­buto de­ci­sivo para a in­ten­si­fi­cação e alar­ga­mento da luta dos tra­ba­lha­dores e das po­pu­la­ções, que tem nas ma­ni­fes­ta­ções de 10 e 28 de Março, co­me­mo­ra­tivas do Dia In­ter­na­ci­onal da Mu­lher e do Dia Na­ci­onal de Ju­ven­tude, no 25 de Abril e no 1.º de Maio, mo­mentos altos. Li­gado a isto está o ne­ces­sário em­pe­nha­mento dos co­mu­nistas no re­forço das or­ga­ni­za­ções e mo­vi­mentos de massas.

Estas e ou­tras ques­tões surgem plas­madas no outro do­cu­mento apro­vado na reu­nião de Ja­neiro do Co­mité Cen­tral, o co­mu­ni­cado, con­tendo a apre­ci­ação acerca da si­tu­ação na­ci­onal e in­ter­na­ci­onal e a de­fi­nição das ta­refas par­ti­dá­rias.

 



Mais artigos de: PCP

<i>O Militante</i> destaca luta pela alternativa

PU­BLICAÇÃO Está à venda a partir de hoje O Mi­li­tante n.º 353, re­la­tivo aos meses de Março e Abril. Na capa ins­creve-se a di­visa «Para uma al­ter­na­tiva pa­trió­tica e de es­querda – Dar mais força ao PCP!».

Encontro do PCP sobre «Educação em Portugal»

O Encontro Nacional do PCP sobre «Educação em Portugal», que se realiza no dia 17 de Março, entre as 10h30 e as 18 horas, no auditório principal (edifício C5) da Faculdade de Ciências de Lisboa, conta com a participação de Jerónimo de Sousa....

Festa do Avante! de 2018 já tem EP

Estão já distribuídas pelas organizações do Partido em todo o País as Entradas Permanentes (EP) para a Festa do Avante!, que este ano se realiza nos dias 7, 8 e 9 de Setembro na Quinta da Atalaia, no Seixal. Mais do que um «bilhete» que...

Dominação e participação

Os últimos dias tornaram clara a duplicidade com que alguns entendem a independência da comunicação social e os direitos políticos de patrões e trabalhadores. No último dia do congresso do PSD, entrou triunfante Francisco Pinto Balsemão, que tinha lugar reservado na...