Fertagus deve ser integrada no sector público

Com o fim do con­trato de con­cessão à Fer­tagus, em 2019, o Go­verno do PS «tem todas as con­di­ções para in­ter­romper este pro­cesso de es­bulho de re­cursos pú­blicos», in­te­grando no sector pú­blico o ser­viço ac­tu­al­mente pres­tado pela em­presa. Para o PCP, esta me­dida traria «enormes be­ne­fí­cios» para o País, para os utentes, que pas­sa­riam a pagar menos e a ter acesso ao passe so­cial in­ter­modal, e para os tra­ba­lha­dores, que se­riam in­te­grados na CP e na EMEF e ve­riam me­lho­radas as suas con­di­ções de tra­balho e de vida.

Esta po­sição foi re­a­fir­mada pelo PCP após uma vi­sita à Fer­tagus e as reu­niões que re­a­lizou com a ad­mi­nis­tração e os ór­gãos re­pre­sen­ta­tivos dos tra­ba­lha­dores. Os con­tactos efec­tu­ados per­mi­tiram re­tirar vá­rias con­clu­sões, su­bli­nhadas na nota emi­tida pela Di­recção da Or­ga­ni­zação Re­gi­onal de Se­túbal: cresce o des­con­ten­ta­mento dos utentes com a evo­lução da mo­bi­li­dade na Pe­nín­sula de Se­túbal; adensa-se a in­sa­tis­fação dos tra­ba­lha­dores com a si­tu­ação das em­presas do sector dos trans­portes e com as suas con­di­ções de tra­balho e de vida; con­firma-se a cada dia que passa o quão pre­ju­di­cial foi a par­ceria pú­blico-pri­vado que en­tregou à Fer­tagus a li­gação fer­ro­viária entre Lisboa e Se­túbal pela Ponte 25 de Abril.

Foi também pos­sível ao PCP con­firmar que o passe so­cial in­ter­modal só não vi­gora na Fer­tagus porque o go­verno que efec­tuou o con­trato de con­cessão não o quis e os que desde então têm es­tado à frente dos des­tinos do País nada fi­zeram para in­verter a si­tu­ação. Além disso, os su­ces­sivos go­vernos do PS, PSD e CDS têm dado à Fer­tagus «con­di­ções e apoios, di­rectos e in­di­rectos, que nunca foram dados às em­presas pú­blicas», o que lhe per­mitiu ar­re­cadar mi­lhões ao longo dos anos.



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