Na Atalaia e um pouco por todo o País constrói-se uma Festa cada vez melhor

MILITÂNCIA As portas só abrem ao final da tarde de 7 de Se­tembro e ainda faltam mais de três se­manas para o início das jor­nadas de tra­balho, mas a edição deste ano da Festa do Avante! há muito que está a ser pre­pa­rada, no ter­reno e nas or­ga­ni­za­ções do Par­tido.

Há muito que está a ser pre­pa­rada a Festa de 2018

A pri­meira jor­nada de tra­balho re­a­liza-se a 16 de Junho, mas no re­cinto da Festa já se tra­balha, e muito, para me­lhorar as con­di­ções de tra­balho e es­tadia dos cons­tru­tores e vi­si­tantes. Par­ti­cu­lar­mente re­le­vante – e vi­sível – é a plan­tação de de­zenas de ár­vores em todo o ter­reno, onde deixa de haver eu­ca­liptos. A re­ar­bo­ri­zação da Festa, ini­ciada no ano pas­sado e pros­se­guida no cor­rente, foi um com­pro­misso as­su­mido após a pri­meira edição alar­gada ao novo ter­reno da Quinta do Cabo, em 2016, as­si­na­lado em duas jor­nadas sim­bó­licas de plan­tação de novas ár­vores que con­taram com a par­ti­ci­pação de de­zenas de alunos de es­colas bá­sicas da fre­guesia da Amora, para as quais foram con­vi­dadas. Destas ac­ções, re­a­li­zadas em 2017 e 2018 no Dia da Árvore (21 de Março), deu o Avante! a de­vida nota.

Mas a apro­xi­mação das jor­nadas de tra­balho impõe que tudo es­teja pre­pa­rado para re­ceber os cons­tru­tores, de modo a que do seu es­forço e de­di­cação re­sultem avanços con­si­de­rá­veis na im­plan­tação da Festa. Isto im­plica tra­balho no ter­reno, ar­ru­mando e re­pa­rando ma­te­riais e fer­ra­mentas, mas também nas or­ga­ni­za­ções do Par­tido e da JCP, par­ti­cu­lar­mente ao nível da ela­bo­ração dos pro­jectos de cons­trução, de­fi­nição dos con­teúdos po­lí­ticos e gas­tro­nó­micos de cada um dos es­paços e res­pon­sa­bi­li­zação de qua­dros pelas múl­ti­plas ta­refas re­la­ci­o­nadas com a Festa.

De entre essas ta­refas, e tantas que são, vá­rias re­la­ci­onam-se com a sua di­vul­gação. Por todo o País estão já afi­xados car­tazes as­si­na­lando a data da Festa, ao mesmo tempo que estão a ser dis­tri­buídas e ven­didas as En­tradas Per­ma­nentes/​EP, que dão acesso a todos os dias, es­paços e es­pec­tá­culos. Com­prada nos dias da Festa, a EP custa 37,5 euros, mas baixa para 25 euros se ad­qui­rida an­te­ci­pa­da­mente.

Di­versas ini­ci­a­tivas des­por­tivas e cul­tu­rais já em curso, que im­plicam igual­mente muita pre­pa­ração, or­ga­ni­zação e tra­balho mi­li­tante, con­tri­buem também para a di­vul­gação da Festa.


Re­ceber bem
para um usu­fruto pleno

Árvores, am­plos es­paços de es­tada, lazer e sombra e uma fa­bu­losa vista sobre o Tejo é apenas uma parte do que a Festa do Avante! tem para ofe­recer aos vi­si­tantes du­rante o pri­meiro fim-de-se­mana de Se­tembro. Estas ca­rac­te­rís­ticas da Festa, jun­ta­mente com os va­lores que dela emanam e o rico e di­ver­si­fi­cado pro­grama cul­tural, des­por­tivo e gas­tro­nó­mico, fazem dela uma ini­ci­a­tiva ímpar no pa­no­rama na­ci­onal. Para não ir mais longe…

Para que a Festa seja ple­na­mente vi­vida por quem a vi­sita, há um con­junto de ser­viços e equi­pa­mentos à dis­po­sição que ano após ano têm vindo a ser me­lho­rados. O novo Es­paço Cri­ança fez nos úl­timos dois anos as de­lí­cias dos mais pe­quenos e este ano lá es­tará, ainda mais cui­dado e agra­dável. Nos pa­vi­lhões de Lisboa, Alen­tejo, Se­túbal e Porto e no Es­paço Cri­ança ha­verá uma vez mais o Es­paço Bebé, onde se pode trocar fraldas, aquecer bi­be­rões e ter acesso a água quente.

No ser­viço de re­cepção e ba­ga­geira, ins­ta­lado junto às duas en­tradas da Festa, é pos­sível guardar bens em se­gu­rança (me­di­ante o pa­ga­mento de um valor sim­bó­lico), so­li­citar in­for­ma­ções e ad­quirir o Guia do Vi­si­tante ou a Re­vista da Festa. No centro do re­cinto ha­verá, como sempre, um Posto de In­for­ma­ções e de Per­didos e Achados e em vá­rios lo­cais serão dis­po­ni­bi­li­zados pontos de energia de­vi­da­mente as­si­na­lados para car­re­ga­mento de equi­pa­mentos elec­tró­nicos, à res­pon­sa­bi­li­dade de cada um.

Ins­ta­la­ções sa­ni­tá­rias adap­tadas, língua ges­tual no co­mício e um ser­viço de trans­porte em vi­a­tura adap­tada a partir de Lisboa, Seixal e Al­mada, bem como da es­tação fer­ro­viária de Foros de Amora ou das ime­di­a­ções da Ata­laia, ga­rantem uma Festa para todos. Acam­pa­mento para vi­si­tantes, par­ques de es­ta­ci­o­na­mento pró­prios (in­clu­si­va­mente para vi­a­turas adap­tadas) e car­reiras es­pe­ciais com ho­rá­rios pro­lon­gados nos vá­rios trans­portes pú­blicos, in­cluindo um vai-vem gra­tuito entre a Quinta da Ata­laia e a es­tação dos Foros de Amora, são ou­tras va­lên­cias que per­mitem o pleno usu­fruto de três dias únicos.


Em festa até à Festa

Nos meses de Verão as jor­nadas de tra­balho, a di­vul­gação do pro­grama mu­sical e cul­tural da Festa e a venda da EP mo­bi­li­zarão grande parte dos es­forços da or­ga­ni­zação par­ti­dária. Ao mesmo tempo, são muitas as ini­ci­a­tivas cul­tu­rais e des­por­tivas que não só ajudam a pro­mover a Festa do Avante! como acabam por en­volver na sua pre­pa­ração cen­tenas de pes­soas, de Norte a Sul do País. São os casos do Con­curso de Bandas para o Palco Novos Va­lores, pro­mo­vido pela JCP, e das di­versas provas des­por­tivas, re­sul­tantes de par­ce­rias entre a Co­missão de Des­porto da Festa e vá­rias co­lec­ti­vi­dades, clubes e as­so­ci­a­ções.

Quanto ao con­curso da JCP, que já vai na sua 21.ª edição, estão a de­correr eli­mi­na­tó­rias con­ce­lhias e re­gi­o­nais de onde sairão as bandas que ac­tu­arão, nos dias da Festa, no Palco Novos Va­lores. Terão opor­tu­ni­dade de tocar na Festa as bandas ven­ce­doras das se­guintes fi­nais re­gi­o­nais: Braga, Bra­gança e Vila Real; Porto e Viana do Cas­telo; Aveiro, Leiria e San­tarém; Viseu, Coimbra, Cas­telo Branco e Guarda; Lisboa; Se­túbal; Alen­tejo; Al­garve. No con­curso, que este ano de­corre sob o lema «Di­reito à Cul­tura, pela luta é que lá vamos», ins­cre­veram-se de­zenas de jo­vens bandas de todo o País, dos mais va­ri­ados gé­neros mu­si­cais.

No que res­peita ao des­porto, re­a­li­zaram-se no pas­sado fim-de-se­mana, no pa­vi­lhão da Es­cola Se­cun­dária Ma­nuel Car­ga­leiro, na Amora, as eli­mi­na­tó­rias do tor­neio de Futsal Avante Jovem, na ca­te­goria de Pe­tizes (6-7 anos). Par­ti­ci­param 16 equipas oriundas de ambas as mar­gens do Tejo, tendo sido apu­radas para a final – que se joga no dia 9 de Se­tembro às 17 horas no Po­li­des­por­tivo da Festa – o Spor­ting Clube de Por­tugal e a Aca­demia do Spor­ting de Cor­roios. Nos pró­ximos dias 26 e 27 de­correm as eli­mi­na­tó­rias de Tra­quinas (8-9 anos) e Ben­ja­mins (10-11 anos).

No­vi­dades

Com­boio in­terno: pro­cu­rando fa­ci­litar a des­lo­cação no in­te­rior da Festa de quem tem mai­ores di­fi­cul­dades, fun­ci­o­nará um pe­queno com­boio com lo­tação li­mi­tada e ho­rário e per­curso pre­vi­a­mente de­fi­nidos (a di­vulgar em breve). Li­gará a zona do lago ao Es­paço In­ter­na­ci­onal, junto à en­trada da Quinta da Prin­cesa, e ao longo do per­curso terá entre duas a três pa­ra­gens.

Trans­portes mais pró­ximos: este ano os au­to­carros das car­reiras re­gu­lares da TST e Sul­Fer­tagus páram ainda mais pró­ximo da nova en­trada da Festa (Quinta do Cabo), pas­sando a ser uti­li­zadas as pa­ra­gens junto ao Es­tádio da Me­di­deira.

Novo parque de ex­cur­sões: os au­to­carros de ex­cursão vão es­ta­ci­onar num parque es­pe­cí­fico e si­na­li­zado em frente à en­trada da Quinta do Cabo, vol­tando ao local onde du­rante anos es­teve lo­ca­li­zado e no qual não é per­mi­tido acampar.


Dormir perto para apro­veitar tudo

Para quem não quiser perder nada da Festa, uma opção é ficar no acam­pa­mento ex­te­rior, lo­ca­li­zado nas pro­xi­mi­dades do re­cinto e equi­pado com ser­viço de bar, lava loiça, casas de banho, duche e vi­gi­lância ade­quada. A uti­li­zação de fo­gões de cam­pismo só é pos­sível nos lo­cais de­fi­nidos pela or­ga­ni­zação.

O acam­pa­mento abre às 10 horas do dia 6 de Se­tembro, de­cor­rendo nesse mesmo dia às 18h00 uma ini­ci­a­tiva de re­cepção aos cam­pistas. A es­tadia no Acam­pa­mento Ex­te­rior é pos­sível me­di­ante pré-ins­crição (através do en­de­reço acam­pa­men­to­ex­te­rior@fes­ta­do­a­vante.pcp.pt) e pa­ga­mento à che­gada: para toda a es­tadia, 7,5 euros por pessoa, 7,5 euros por tenda e 15 euros por ca­ra­vana, roul­lote ou equi­pa­rado.