Fretilin com provas de «crime eleitoral»

A Frente Re­vo­lu­ci­o­nária do Timor-Leste In­de­pen­dente apre­sentou junto do Tri­bunal de Re­curso um pe­dido de apu­ra­mento de «crimes elei­to­rais». A in­for­mação foi con­fir­mada no sá­bado, 19, pelo se­cre­tário-geral do par­tido, Mari Al­ka­tiri, que sem avançar de­ta­lhes ex­plicou à Lusa que «o que apre­sen­támos já é subs­tan­cial [para que as au­to­ri­dades pro­cedam a uma in­ves­ti­gação]».

Ainda assim, o di­ri­gente da Fre­tilin adi­antou que «temos muitas provas em Oe­cusse. As pes­soas con­ti­nuam trau­ma­ti­zadas. Há carros es­tra­nhos com pes­soas es­tra­nhas que con­ti­nuam a in­ti­midar».

Na re­gião de Ou­e­cusse, a Fre­tilin terá per­dido para a Ali­ança de Mu­dança para o Pro­gresso (AMP), de Xa­nana Gusmão, mais de 11 mil votos face a 2017, o que con­tri­buiu em boa parte para que a AMP ga­ran­tisse uma mai­oria ab­so­luta nas le­gis­la­tivas re­a­li­zadas no pas­sado dia 12.

Apu­rados os votos, a AMP ob­teve 34 de­pu­tados em 65, en­quanto que a Fre­tilin man­teve os 23 de­pu­tados que já de­tinha e que lhe per­mi­tiram, em con­junto com o Par­tido De­mo­crá­tico (que agora perdeu dois eleitos, fi­cando com cinco), formar um go­verno mi­no­ri­tário.

A Fre­tilin as­se­gura que vai res­peitar qual­quer que seja a de­cisão da ins­tância ju­di­cial a res­peito das suas de­nún­cias de fraude.




Mais artigos de: Internacional

Venezuelanos reelegem Nicolás Maduro em acto eleitoral exemplar

EN­TRE­VISTA João Pi­menta Lopes, de­pu­tado do PCP no Par­la­mento Eu­ropeu e vice-pre­si­dente da As­sem­bleia Par­la­mentar Euro-la­tino-ame­ri­cana, fala ao Avante! das elei­ções de do­mingo, 20, na Re­pú­blica Bo­li­va­riana da Ve­ne­zuela, que pre­sen­ciou como acom­pa­nhante in­ter­na­ci­onal. Ni­colas Ma­duro foi re­e­leito pre­si­dente do país. O PCP saudou a vi­tória e exigiu res­peito pela von­tade do povo ve­ne­zu­e­lano (ver caixa).

Opositores vencem eleições parlamentares no Iraque

LE­GIS­LA­TIVAS A co­li­gação for­mada entre o líder re­li­gioso Moq­tada al-Sadr e o Par­tido Co­mu­nista Ira­quiano (PCI) venceu as elei­ções de sá­bado, 12, para o par­la­mento do Iraque e pode apre­sentar uma pro­posta de go­verno.

Forte investimento da Rússia em África

Os ministros dos Negócios Estrangeiros e da Defesa da Rússia e do Egipto reuniram-se em Moscovo, no início de Maio, e debateram a cooperação entre os dois países.O comércio russo-egípcio, cujo volume quase quintuplicou nos últimos anos, receberá dentro de dias novo impulso com a assinatura de um acordo bilateral para a...