Itália recusa desembarque de migrantes

O novo mi­nistro do In­te­rior de Itália, Matteo Sal­vini, re­cusou, dia 10, o de­sem­barque em Reggio Ca­la­bria (Sul) do navio «Aqua­rius», com 629 mi­grantes res­ga­tados na vés­pera.

Sal­vini, líder da Liga, for­mação de ex­trema-di­reita, en­viou uma carta às au­to­ri­dades mal­tesas, onde re­fere que o «Aqua­rius», com pes­soal dos Mé­dicos Sem Fron­teiras, se en­contra a 43 mi­lhas náu­ticas de Malta (quase 80 qui­ló­me­tros), con­si­de­rando que cabe a este país a obri­gação de re­ceber os mi­grantes.

A Guarda Cos­teira ita­liana, que co­or­dena as ope­ra­ções de vi­gi­lância e res­gate no Me­di­ter­râneo cen­tral, re­latou o sal­va­mento dos 629 imi­grantes em seis ope­ra­ções, nas quais par­ti­ci­param uni­dades da ilha de Lam­pe­dusa e três na­vios mer­cantes.

Todos os so­cor­ridos, entre os quais estão 123 me­nores não acom­pa­nhados e sete grá­vidas, foram trans­fe­ridos para o «Aqua­rius» da ONG «SOS Me­di­ter­râneo».

Na se­mana an­te­rior, um navio da ONG alemã «Sea Watch», com 232 mi­grantes, viu re­cu­sado o pe­dido de de­sem­barque em Malta, aca­bando por se di­rigir para a costa ita­liana.

A re­cusa de Malta ir­ritou Sal­vini que pro­meteu que tal si­tu­ação não vo­taria a re­petir-se.

Um porta-voz do go­verno maltês, ci­tado pelo diário Malta Today, ex­plicou que o res­gate foi efec­tuado sob a co­or­de­nação ita­liana, pelo que «Malta não tem com­pe­tência no caso».




Mais artigos de: Europa

Agricultores bloqueiam refinarias em França

IM­PORTAÇÕES As prin­ci­pais or­ga­ni­za­ções de agri­cul­tores em França ini­ci­aram, no do­mingo, 10, um mo­vi­mento de pro­testo em de­fesa da pro­dução na­ci­onal e contra as im­por­ta­ções des­ne­ces­sá­rias.

Conservadores sem maioria para governar na Eslovénia

O líder do Partido Democrático Esloveno (SDS), o conservador Janez Jansa, irá tentar formar uma coligação que assegure apoio maioritário a um novo governo, segundo declarou, dia 7, depois de um encontro com o presidente da República, Borut Pahor. Vencedor das eleições legislativas realizadas dia 3, o SDS obteve apenas...

Greve vitoriosa

Após a greve de 15 de Maio, os jornalistas da estação pública da Noruega (NRK) obtiveram a satisfação de todas as suas reivindicações. Segundo a Federação Europeia de Jornalistas, o acordo alcançado fixa, entre outros aspectos, salários iguais para jornalistas efectivos e temporários, a garantia dos postos de trabalho e...

Intervenção que marca a diferença

Em mais de três décadas de integração, o impacto das políticas da CEE/UE nos sectores produtivos nacionais é por demais evidente e confirma tudo o que o PCP oportunamente disse sobre o assunto. O sector das pescas é paradigmático. A submissão à Política Comum das Pescas da UE levou ao abate de mais de metade da frota...