Deputado do PCP testemunha drama no Lifeline

CRISE HU­MANITÁRIA O de­pu­tado do PCP no Par­la­mento Eu­ropeu, João Pi­menta Lopes, alertou para a pos­si­bi­li­dade de agra­va­mento da si­tu­ação dos mi­grantes res­ga­tados pelo «Li­fe­line».

A si­tu­ação no «Li­fe­line» não é um caso iso­lado

João Pi­menta Lopes, que es­teve a bordo do navio du­rante noite de se­gunda-feira, 25, e ma­dru­gada do dia se­guinte, cons­tatou que «as con­di­ções a bordo do “Li­fe­line” são crí­ticas, já que as pes­soas estão amon­to­adas ao longo do convés da em­bar­cação».

A pos­si­bi­li­dade de um agra­va­mento das con­di­ções ma­rí­timas po­derá tra­duzir-se num «risco real de perda de vidas a bordo», re­fere um co­mu­ni­cado do Ga­bi­nete de Im­prensa dos de­pu­tados do PCP no PE.

«A si­tu­ação no “Li­fe­line” não é um caso iso­lado. É um exemplo dra­má­tico do que neste mo­mento se passa nou­tros pontos do Me­di­ter­râneo, pe­rante a de­su­mana in­di­fe­rença da União Eu­ro­peia. Ou­tras 113 pes­soas en­con­tram-se na mesma si­tu­ação no “Ale­xander MA­ERSK”, um navio co­mer­cial que as res­gatou no Mar Me­di­ter­râneo e que se en­contra ao largo da Si­cília».

Os de­pu­tados do PCP no Par­la­mento Eu­ropeu con­si­deram que «a ne­gação de acos­tagem de em­bar­ca­ções en­vol­vidas em ope­ra­ções de res­gate e sal­va­mento e do de­sem­barque das pes­soas que se en­con­tram a bordo re­pre­senta uma clara vi­o­lação de vá­rias con­ven­ções in­ter­na­ci­o­nais e do di­reito do mar.»

«Exige-se por isso que se acabe com a in­cer­teza vi­vida por estas em­bar­ca­ções e pelas cen­tenas de pes­soas que nelas en­con­tram abrigo, que se res­peite as con­ven­ções in­ter­na­ci­o­nais, que às em­bar­ca­ções seja per­mi­tida a acos­tagem e às pes­soas a bordo seja per­mi­tido o de­sem­barque num porto se­guro.»

O PCP sa­li­enta que esta si­tu­ação dra­má­tica «é in­dis­so­ciável de uma po­lí­tica da UE, as­sente no con­ceito de “UE for­ta­leza”, que ce­lebra acordos com países ter­ceiros para a re­tenção e ex­pulsão de mi­grantes e re­fu­gi­ados».

É também re­sul­tado de uma po­lí­tica que «que fo­menta a xe­no­fobia e o ra­cismo e des­res­peita o di­reito in­ter­na­ci­onal» e «mais um li­belo acu­sa­tório de uma po­lí­tica que pro­cura es­conder as res­pon­sa­bi­li­dades que a UE tem na de­ses­ta­bi­li­zação e nas guerras de agressão de­sen­ca­de­adas contra países do Médio Ori­ente e de África».

O PCP en­tende que, «a par de uma res­posta rá­pida e so­li­dária aos mi­lhares de seres hu­manos que ar­riscam a vida pelo di­reito à paz, ao tra­balho e a con­di­ções dignas de vida, a res­posta fun­da­mental aos fluxos mi­gra­tó­rios passa pelo ataque às causas que levam a que mi­lhões de seres hu­manos se vejam obri­gados a deixar os seus países.

«Tal so­lução passa por uma in­versão das hi­pó­critas po­lí­ticas da UE, e pelo aban­dono das po­lí­ticas de de­ses­ta­bi­li­zação e agressão le­vadas a cabo contra países ter­ceiros; pelo res­peito pela so­be­rania e in­de­pen­dência dos Es­tados, da Carta das Na­ções Unidas, do di­reito in­ter­na­ci­onal; por po­lí­ticas ge­nuínas de co­o­pe­ração para o de­sen­vol­vi­mento, que as­se­gurem os di­reitos, o pro­gresso so­cial e a paz».

 



Mais artigos de: Europa

PCP no congresso do Sinn Fein

O PCP esteve presente no congresso (Ard Fheis) do Sinn Fein que teve lugar nos passados dias 15 e 16, em Belfast, Irlanda do Norte. Centenas de delegados e membros deste partido participaram nesta sua reunião magna anual, onde debateram e deliberaram sobre as questões de maior relevância para os irlandeses, incluindo a...

Acordo no eurogrupo mantém Grécia sob tutela

Os ministros das Finanças da zona euro chegaram a acordo, dia 22, no Luxemburgo, sobre as condições do fim do chamado «programa de assistência» à Grécia. O acordo estabelece medidas de alívio da dívida grega, o prolongamento dos prazos de pagamento dos empréstimos e a entrega da última fatia da «ajuda financeira»,...

Escolas profissionais visitam PE

Um grupo de estudantes, professores e auxiliares das escolas profissionais de Cuba (Alentejo) e de Valença (Minho) foram recebidos, dia 20, por deputados do PCP, nas instalações do Parlamento Europeu em Bruxelas. A deslocação, realizada a convite dos deputados do PCP, incluiu ainda a visita...

Pacote de Mobilidade ataca direitos dos motoristas

A Comissão dos Transportes e Turismo pronunciou-se no início de Junho, sobre três importantes documentos que integram o Pacote de Mobilidade para o sector Rodoviário: a cabotagem, o destacamento de trabalhadores e o tempo de trabalho e descanso. Na última sessão plenária do Parlamento Europeu foi possível contestar o...