Utentes exigem o fim da PPP com a Fertagus

Mais de uma cen­tena de per­so­na­li­dades e ins­ti­tui­ções já subs­cre­veram o ma­ni­festo «Basta de PPP (par­ceria pú­blico-pri­vada) com a Fer­tagus, que­remos o ser­viço in­te­grado na CP», pro­mo­vido pela Co­missão de Utentes dos Trans­portes da Margem Sul.

«Com o ter­minar do con­trato de con­cessão à Fer­tagus da ex­plo­ração co­mer­cial da li­gação fer­ro­viária entre Lisboa e Se­túbal pela Ponte 25 de Abril em 2019 está aberta uma opor­tu­ni­dade de pugnar pelo fim desta ex­pe­ri­ência, in­te­grando o ser­viço na CP», de­fende o do­cu­mento, que vai ser en­tregue nos pró­ximos dias ao Go­verno e na As­sem­bleia da Re­pú­blica.

TST e Trans­tejo
Na pas­sada se­mana, a co­missão de utentes es­teve reu­nida com as ad­mi­nis­tra­ções da TST e da Trans­tejo. Junto da TST alertou-se para o calor que se faz sentir dentro dos au­to­carros (que não têm ja­nelas), bem como para a su­pressão de al­gumas car­reiras que servem as praias. Apon­tado foi também a exis­tência de car­reiras que não aceitam o passe so­cial, como a 151 (Char­neca de Ca­pa­rica-Marquês de Pombal) e 159 (Lisboa-Ma­risol).

Na reu­nião com a Trans­tejo foram apre­sen­tadas as pro­postas e re­cla­ma­ções dos utentes que uti­lizam este trans­porte flu­vial. As crí­ticas es­ten­deram-se à de­gra­dação dos cais de em­barque de Ca­ci­lhas e Tra­faria e aos pro­blemas de hi­giene e ma­nu­tenção da frota en­ve­lhe­cida.

Em nota de im­prensa di­vul­gada pos­te­ri­or­mente, a Co­missão con­si­dera que o Exe­cu­tivo PS «deve apoiar fi­nan­cei­ra­mente a Trans­tejo, in­cen­ti­vando o cres­ci­mento da em­presa em meios hu­manos e ma­te­riais, de modo a que esta possa de­sem­pe­nhar con­dig­na­mente o seu papel no de­sen­vol­vi­mento dos con­ce­lhos da Margem Sul e da Área Me­tro­po­li­tana de Lisboa». Também a Câ­mara Mu­ni­cipal de Al­mada «de­verá as­sumir uma ati­tude mais rei­vin­di­ca­tiva junto do ope­rador ro­do­viário (TST) e do Go­verno, no sen­tido de termos um me­lhor ser­viço de trans­portes pú­blicos», afirmam os utentes.




Mais artigos de: Nacional

II Congresso AMAlentejo

O cine-teatro Mouzinho da Silveira, em Castelo de Vide, acolhe, no próximo fim-de-semana (30 de Junho e 1 de Julho), o II Congresso AMAlentejo, sob o lema «Semeando novos rumos, agir no presente, planeando o futuro». No passado dia 14, o PCP recebeu uma delegação da Comissão Organizadora do congresso, composta por...