Conselho Constitucional de França consagra «princípio da fraternidade»

O Conselho Constitucional, órgão máximo da jurisdição francesa, consagrou, num acórdão publicado dia 6, o «princípio da fraternidade», determinando que dele decorre «a liberdade de ajudar outrem com fim humanitário, sem considerar a regularidade da sua permanência em território nacional».

Na origem desta decisão está um recurso do agricultor Cédric Herrou, que se tornou um símbolo da defesa dos migrantes no Vale de Roya, nos Alpes, um dos principais pontos de passagem de migrantes chegados à Europa pela Itália.

Em Agosto de 2017, Cédric Herrou foi condenado a quatro meses de prisão suspensa por um tribunal de segunda instância, pelo «crime» de ter transportado cerca de duas centenas de migrantes, na sua maioria eritreus e sudaneses, entre a fronteira italiana e a sua propriedade, onde organizou um campo de acolhimento.

Entre os queixosos estão mais de uma dezena de associações e vários cidadãos, designadamente Pierre-Alain Mannoni, um professor-investigador, sentenciado com dois meses de prisão suspensa, por ter acompanhado três eritreus a uma estação ferroviária.

A decisão do Conselho Constitucional é «uma importante vitória das liberdades fundamentais que permite neutralizar o delito de solidariedade», considerou Patrice Spinosi, um dos advogados que contestou a constitucionalidade das normas que regulam a entrada e permanência de estrangeiros e o direito de asilo em França.

 



Mais artigos de: Europa

Milhares protestam contra «purga» de juízes

POLÓNIA A contestação à reforma judicial promovida pelos conservadores no poder intensificou-se na semana passada, com manifestações na capital e noutras cidades polacas em defesa da Constituição.

Direita austríaca impõe semana de 60 horas

O governo austríaco de extrema-direita apresentou, dia 5, no parlamento, um projecto de lei que prevê o prolongamento da jornada diária de trabalho para 12 horas, podendo chegar às 14 horas nos casos em que é contado o tempo de deslocação. A duração máxima da semana laboral poderá passar assim de 48 horas para 60 horas....

Jantares a 400 euros?

O Parlamento Europeu reclamou, dia 2, mais de meio milhão de euros ao grupo parlamentar da União Nacional (antiga Frente Nacional), partido francês de extrema-direita, por despesas consideradas «não admissíveis». Entre os factos mencionados constam refeições com «industriais» num restaurante parisiense, a 449 euros por...

A UE e o princípio da precaução

O chamado princípio da precaução expressa que, na ausência de consenso científico irrefutável relativamente aos riscos ambientais de um determinado acto, seja invertido o ónus da prova. Dito de outra forma, cabe ao proponente provar que a sua ação não irá causar danos ambientais ou à saúde pública. Pode parecer elementar...