Seixal reclama um melhor e mais barato transporte público ferroviário

TRANS­PORTES A Câ­mara Mu­ni­cipal do Seixal aprovou, dia 25 de Julho, uma to­mada de po­sição pelo fim da con­cessão do trans­porte fer­ro­viário à Fer­tagus e a sua in­te­gração na CP.

Factor es­tra­té­gico para a mo­bi­li­dade das po­pu­la­ções

A au­tar­quia en­tende que os trans­portes pú­blicos são um factor es­tra­té­gico para a mo­bi­li­dade das po­pu­la­ções e para o de­sen­vol­vi­mento eco­nó­mico dos con­ce­lhos e que a po­pu­lação do con­celho do Seixal, como todos os ou­tros que ha­bitam na Área Me­tro­po­li­tana de Lisboa, se con­fronta com pro­blemas es­tru­tu­rais, re­flec­tidos numa in­su­fi­ci­ente oferta de trans­portes com um custo muito ele­vado.

A este pro­pó­sito, Jo­a­quim Santos, pre­si­dente da Câ­mara Mu­ni­cipal, re­feriu que «ac­tu­al­mente temos um ser­viço fer­ro­viário que se efectua com com­boios pú­blicos, a cir­cular em li­nhas pú­blicas e uti­liza es­ta­ções pú­blicas, mas que de­pois é ex­plo­rado por um ope­rador pri­vado, em que o Es­tado as­sume os custos, a Fer­tagus re­cebe as re­ceitas e ainda se re­cusa a pagar às Infra-es­tru­turas de Por­tugal a taxa de cir­cu­lação de­vida».

«Com o ter­minar do con­trato de con­cessão à Fer­tagus em 2019 da ex­plo­ração co­mer­cial da li­gação fer­ro­viária entre Lisboa e Se­túbal pela Ponte 25 de Abril está aberta uma opor­tu­ni­dade de ter­minar com esta ex­pe­ri­ência, in­te­grando este ser­viço na CP», de­fendeu.

Jo­a­quim Santos re­feriu, ainda, que «com a in­te­gração deste ser­viço fer­ro­viário na CP, ganha o País, que vê re­du­zida a apro­pri­ação de re­cursos pú­blicos em favor de grupos pri­vados; ga­nham os utentes, pois passam a pagar menos, a ter acesso ao passe in­ter­modal e ao es­ta­ci­o­na­mento gra­tuito junto às es­ta­ções; ga­nham os tra­ba­lha­dores da Fer­tagus que, ao serem in­te­grados na CP e na EMEF, me­lhoram as suas con­di­ções de tra­balho, ren­di­mento e di­reitos».

 



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