Zona desmilitarizada na província síria de Idlib

Os pre­si­dentes da Rússia, Vla­dímir Putin, e da Tur­quia, Recep Er­dogan, che­garam a acordo para ex­pulsar os grupos ter­ro­ristas da pro­víncia de Idlib, no No­ro­este da Síria, e ali criar uma zona des­mi­li­ta­ri­zada.

«De­ci­dimos criar uma zona des­mi­li­ta­ri­zada de 15-20 qui­ló­me­tros na linha da frente entre a opo­sição ar­mada e as forças go­ver­na­men­tais até 15 de ou­tubro deste ano», anun­ciou Putin, ci­tado pela agência RIA No­vosti. «Fa­remos todo o pos­sível, nós e a Rússia, para eli­minar os grupos ra­di­cais deste ter­ri­tório», disse Er­dogan, no final de uma ci­meira russo-turca, na se­gunda-feira, 17, em Sochi. «A Tur­quia e a Rússia co­or­de­narão o pa­tru­lha­mento na re­gião», pre­cisou o pre­si­dente turco, ex­pli­cando que o acordo per­mi­tirá «pre­venir a ca­tás­trofe hu­ma­ni­tária que po­deria ocorrer com as ope­ra­ções mi­li­tares».

Ter­ro­ristas do grupo ex­tre­mista Hayat Tahrir al Sham re­fu­gi­aram-se na pro­víncia de Idlib, onde vivem três mi­lhões de pes­soas, e as forças ar­madas sí­rias pre­pa­ravam uma ofen­siva em larga es­cala contra o úl­timo re­duto das mi­lí­cias.

O go­verno da Re­pú­blica Árabe Síria aco­lheu com sa­tis­fação o acordo russo-turco sobre Idlib, re­sul­tado de in­tensas con­sultas entre Da­masco e Mos­covo. As­se­gurou que o exér­cito sírio con­ti­nuará a guerra contra o ter­ro­rismo até à li­ber­tação de todo o ter­ri­tório desse fla­gelo e pros­se­guirá a de­fesa da so­be­rania e in­te­gri­dade do país.

Em Te­erão, o go­verno ira­niano saudou também os re­sul­tados da ci­meira russo-turca, sa­li­en­tando que a via di­plo­má­tica im­pediu o der­ra­ma­mento de sangue na re­gião de Idlib.




Mais artigos de: Internacional

O povo feliz de novo com Haddad e Manuela

BRASIL Es­tudos de opi­nião sobre as elei­ções pre­si­den­ciais bra­si­leiras in­dicam a pro­ba­bi­li­dade de uma se­gunda volta entre os can­di­datos Fer­nando Haddad, do PT, e Jair Bol­so­naro, de ex­trema-di­reita.

Guerra comercial EUA-China agrava-se

RE­CI­PRO­CI­DADE A China vai res­ponder de forma re­cí­proca às novas taxas adu­a­neiras sobre pro­dutos chi­neses apli­cadas de forma uni­la­teral pelos Es­tados Unidos, no valor de 200 mil mi­lhões de dó­lares.

Dirigentes coreanos procuram garantir a paz

Os presidentes da República Popular Democrática da Coreia (RPDC), Kim Jong-un, e da República da Coreia, Moon Jae-in, reuniram-se na terça-feira, 18, em Pyongyang, no primeiro dia da cimeira inter-coreana. O objectivo foi implementar a Declaração de Panmunjom para a paz, a prosperidade e a reunificação da península da...

Greve paralisa hotéis de Chicago

Mais de 6000 trabalhadores dos hotéis de Chicago, no Illinois, EUA, cumprem duas semanas do início da primeira greve de que há memória neste sector. Porteiros, trabalhadores da limpeza, vigilantes, cozinheiros, recepcionistas e outros empregados de 26 hotéis da cidade picaram o ponto a meio do turno no dia 7 de...