Jerónimo de Sousa defende pais e crianças com direitos

Na des­lo­cação efec­tuada no âm­bito da cam­panha que o PCP tem em curso sob o lema «Cri­anças e pais com di­reitos, Por­tugal com fu­turo», Je­ró­nimo de Sousa in­teirou-se de um pro­jecto in­te­gral­mente pú­blico, no qual a Câ­mara Mu­ni­cipal de Mon­temor-o-Novo tem par­ti­cu­lares res­pon­sa­bi­li­dades, e o qual clas­si­ficou de «ex­tra­or­di­nário». Isto porque, ex­plicou, a Ofi­cina da Cri­ança é «um es­paço em que as cri­anças podem aprender, brincar, ex­pe­ri­mentar» com «au­to­nomia».

Ora, pros­se­guiu o Se­cre­tário-geral do Par­tido em de­cla­ra­ções aos jor­na­listas que acom­pa­nharam a co­mi­tiva co­mu­nista, a im­por­tância e exemplo da Ofi­cina da Cri­ança são tanto mais no­tá­veis quanto se sabe que em re­sul­tado do cres­ci­mento da pre­ca­ri­e­dade la­boral, os pais en­frentam cres­centes di­fi­cul­dades para en­con­trar um lugar onde os seus fi­lhos fi­quem con­for­tá­veis e com um pro­jecto edu­ca­tivo ade­quado, aludiu.

A Ofi­cina da Cri­ança nasceu na­quele mu­ni­cípio de gestão CDU nos anos 80 do sé­culo pas­sado, tendo-se con­so­li­dado como re­a­li­dade única e ino­va­dora na ocu­pação dos tempos li­vres. Em ar­ti­cu­lação es­treita com as es­colas bá­sicas do 1.º Ciclo e jar­dins de in­fância e sob o lema «So­nhar, Crescer, Aprender e Criar», ali as cri­anças acedem a ac­ti­vi­dades lú­dicas e de ani­mação, sendo es­ti­mu­ladas para a cri­ação e fruição ar­tís­tica, es­tru­tu­ração da per­so­na­li­dade e as­si­mi­lação dos mais pro­fundos e sa­dios va­lores da so­li­da­ri­e­dade e do hu­ma­nismo.

Mais e me­lhor

Já ques­ti­o­nado sobre a aber­tura do ano lec­tivo, Je­ró­nimo de Sousa su­bli­nhou entre os as­pectos ne­ga­tivos que sempre emergem nesta fase ini­cial, «a falta de téc­nicos e au­xi­li­ares», si­tu­ação que mo­tivou que «de­zenas de es­colas não te­nham aberto portas» e cuja culpa atri­buiu ao Go­verno.

«Não cum­priu esse com­pro­misso», in­sistiu Je­ró­nimo de Sousa, antes de lem­brar que «no mo­mento em que se dis­cute a trans­fe­rência de com­pe­tên­cias [da Ad­mi­nis­tração Cen­tral para as au­tar­quias]», re­sulta claro que o ob­jec­tivo [do exe­cu­tivo mi­no­ri­tário do PS] é mandar para as câ­maras res­pon­sa­bi­li­dades suas.

O PCP de­sen­volve a cam­panha «Cri­anças e pais com di­reitos, Por­tugal com fu­turo» e, nesse âm­bito, editou um fo­lheto em que, além de va­lo­rizar os avanços já al­can­çados na gra­tui­ti­dade dos ma­nuais es­co­lares e de as­se­gurar que no Or­ça­mento do Es­tado para 2019 vai con­ti­nuar a propor a ex­tensão desta me­dida para todos os alunos da es­co­la­ri­dade obri­ga­tória (até ao 12.º ano), su­blinha o alar­ga­mento do acesso ao abono de fa­mília e o au­mento dos seus mon­tantes nos úl­timos anos, de­fen­dendo, além do mais, a sua uni­ver­sa­li­zação.

Entre as ou­tras pro­postas pelas quais o Par­tido se vai con­ti­nuar a bater para me­lhorar a vida de pais e cri­anças, estão o au­mento geral dos sa­lá­rios e do Sa­lário Mí­nimo Na­ci­onal para 650 euros já em Ja­neiro de 2019, o com­bate às di­versas ex­pres­sões de pre­ca­ri­e­dade la­boral e a re­dução do ho­rário de tra­balho para as 35 horas se­ma­nais, o alar­ga­mento das li­cenças de ma­ter­ni­dade e pa­ter­ni­dade e de acom­pa­nha­mento das cri­anças em caso de do­ença, a cri­ação de um plano na­ci­onal de ocu­pação dos tempos li­vres e de uma rede pú­blica de cre­ches, a efec­ti­vação dos di­reitos ao trans­porte e à mo­bi­li­dade e à Saúde.



Mais artigos de: PCP

PSD insiste na «guerra» ao SNS

Reagindo à declaração de Luís Filipe Pereira, «um servidor do grupo Mello», que em nome do PSD apresentou as linhas gerais para a Saúde, Jorge Pires acusou aquele partido de ter declarado «guerra» ao Serviço Nacional de Saúde. «Após algumas semanas de manobras de diversão para esconder os objectivos da proposta», o PSD...

PGR precisa de estabilidade

O PCP emitiu ontem, 19, uma nota de imprensa sobre a actual situação em torno da Procuradoria Geral da República. Nele, os comunistas defendem ser «tempo de pôr termo à instabilidade criada pelo PSD e CDS em torno da nomeação do próximo procurador» com a instrumentalização da actual detentora do cargo para os seus...

Jerónimo de Sousa visitou Festas da Moita

O Secretário-geral do PCP esteve sábado, 15, de visita às Festas da Moita, onde foi recebido, a exemplo de anos anteriores, com fortes manifestações de apreço e simpatia. Durante cerca de uma hora, nos espaços de maior aglomeração de pessoas e de mais forte animação, foram muitos os que...

Eleitos comunistas rejeitam transferência de competências

Os municípios geridos pela CDU no distrito de Évora rejeitaram a transferência de competências [da Administração Central] em 2019 e acusam o Governo PS de, em «conluio da direcção do PSD e da maioria da Direcção da ANMP», procurar impor um processo recheado de «debilidades técnicas e políticas». Em nota de imprensa, a...