PCP solidário com populações atingidas pela tempestade Leslie

O PCP ex­pressou a sua so­li­da­ri­e­dade às po­pu­la­ções afec­tadas pela tem­pes­tade do pas­sado dia 13 através de um co­mu­ni­cado do seu Ga­bi­nete de Im­prensa, no qual re­leva a di­mensão dos pre­juízos cau­sados, «par­ti­cu­lar­mente em ex­plo­ra­ções agrí­colas, em edi­fí­cios e in­fra­es­tru­turas, mas também aos im­pactos so­ciais que eles co­locam».

Va­lo­ri­zando a «pronta res­posta das au­to­ri­dades e da Pro­tecção Civil aos múl­ti­plos pro­blemas en­tre­tanto sur­gidos», o Par­tido de­fende um rá­pido le­van­ta­mento dos pre­juízos e de­fi­nição das li­nhas de apoio ne­ces­sá­rias ao cé­lere res­ta­be­le­ci­mento de ser­viços pú­blicos e so­ciais, de ele­mentos fun­da­men­tais ao fun­ci­o­na­mento co­lec­tivo ou de es­tru­turas pro­du­tivas. Ab­so­luta pri­o­ri­dade deve as­sumir a ime­diata re­po­sição do abas­te­ci­mento de energia eléc­trica, es­sen­cial também para o abas­te­ci­mento de água, bem como de todas as co­mu­ni­ca­ções. A co­nhe­cida falta de re­cursos hu­manos em em­presas pri­va­ti­zadas como a PT ou a EDP não pode, para o PCP, jus­ti­ficar que não se re­po­nham com a ce­le­ri­dade que exige os ser­viços afec­tados.

Cons­ta­tando que al­gumas das zonas afec­tadas coin­cidem com as que foram atin­gidas pelos in­cên­dios de Ou­tubro do ano pas­sado, o PCP afirma ser ne­ces­sário re­tirar-se ilac­ções desse facto para a sim­pli­fi­cação de pro­cessos que as­se­gurem a «rá­pida re­po­sição do po­ten­cial pro­du­tivo e o apoio a perdas sig­ni­fi­ca­tivas de ren­di­mentos, par­ti­cu­lar­mente para pe­quenos e mé­dios em­pre­sá­rios e agri­cul­tores».




Mais artigos de: PCP

Cabe aos jovens conquistar o seu futuro

DI­REITOS Je­ró­nimo de Sousa res­pondeu às per­guntas do pre­si­dente do Con­selho Na­ci­onal de Ju­ven­tude num co­ló­quio re­a­li­zado, dia 12, no Centro de Tra­balho Vi­tória, em Lisboa. A ju­ven­tude foi o tema cen­tral, mas a con­versa es­tendeu-se a muitos ou­tros as­suntos.

Orçamento com novos avanços mantém limitações estruturais

ANÁLISE A pro­posta de Or­ça­mento do Es­tado apre­sen­tada no dia 15 in­clui novas me­didas po­si­tivas, ao mesmo tempo que é mol­dada por op­ções cen­trais que li­mitam e im­pedem a res­posta aos pro­blemas do País, re­alça o PCP.

Jerónimo de Sousa no distrito do Porto

REFORÇO An­te­ontem, 16, o Se­cre­tário-geral do PCP es­teve na fre­guesia de Banho e Car­va­lhosa, Marco de Ca­na­veses, que a CDU con­quistou pela pri­meira vez nas úl­timas elei­ções au­tár­quicas.

Revolução tecnológica debatida em Évora

RE­FLEXÃO In­se­rido nas co­me­mo­ra­ções do se­gundo cen­te­nário do nas­ci­mento de Karl Marx, que se as­si­nala este ano, o PCP pro­moveu um co­ló­quio em Évora sob o lema «Tra­balho e Re­vo­lução Tec­no­ló­gica».

Mais do que ministros importam as opções

«Com ou sem remodelação, o que verdadeiramente importa é que a política do Governo responda aos problemas que estão colocados ao País.» Foi desta forma que o PCP reagiu, no dia 14, à remodelação do Governo decidida pelo Primeiro-ministro, na sequência da demissão do ministro da Defesa, que acabou por envolver também os...

Pantominices orçamentais

Informação e desinformação convivem diariamente nos media dominantes. Quando se aproximam momentos como a entrega do Orçamento do Estado, a segunda tende a sobrepor-se à primeira, subvertendo a missão dos órgãos de comunicação social. Tem sido assim nos últimos dias e semanas, de forma geral no sentido da desvalorização...