Manifestações em França contra políticas anti-populares

PROTESTOS As manifestações em França, iniciadas pelos «coletes amarelos», contra as políticas anti-populares do governo de Macron, não cessam. Nova mobilização está marcada para sábado, 24, em Paris.

Os bloqueios de estradas e de postos de abastecimento de combustíveis prosseguiam na terça-feira, 20, em diversas localidades de França, no quarto dia consecutivo de protestos contra as políticas anti-populares de Emmanuel Macron e do seu governo.

Embora a origem das manifestações tenha sido a subida dos preços de combustíveis, decretada pelo governo para 2018 e 2019, as reivindicações alargaram-se contra o aumento de impostos em geral e a perda de poder de compra dos trabalhadores.

Integrando o movimento dos «coletes amarelos», diversas acções de luta continuavam a ser desenvolvidas em toda a França no começo desta semana.

No sábado, 17, começaram os protestos, convocados nas redes sociais, a que se juntaram partidos políticos da oposição e sindicatos. A jornada foi tensa, registaram-se mais de duas mil acções em todo o país, com a participação de quase 300 mil pessoas, de acordo com os dados oficiais.

Embora a participação tenha diminuído nos dias seguintes, o movimento de protesto contra as políticas de Macron mantém-se activo a nível nacional, esperando-se que haja uma nova grande mobilização no próximo sábado, em Paris.




Mais artigos de: Europa

Contra as bases militares dos EUA e da NATO

PAZ Na I Conferência Internacional Contra as Bases Militares dos EUA e da NATO, em Dublin, participaram organizações da paz e anti-imperialistas, entre elas o Conselho Português para a Paz e Cooperação.

Partido Trabalhista rejeita acordo com UE sobre Brexit

O líder do Partido Trabalhista britânico, Jeremy Corbyn, discorda do acordo sobre o Brexit alcançado entre Londres e Bruxelas. «Não creio que o acordo actual responda às necessidades do país», disse, considerando, contudo, que é impossível travar o processo de saída do Reino Unido da União Europeia (UE). Para Corbyn,...

PCP em Madrid solidário com o Saara Ocidental

Teve lugar, em Madrid, nos dias 16 e 17, a 43.ª Conferência Europeia de Solidariedade e Apoio ao Saara Ocidental (Eucoco), onde o PCP se fez representar por Rita Janeiro, membro da Secção Internacional. Nesta conferência participou uma delegação da Frente Polisário, além de centenas de...

O «problema» italiano

O Orçamento da Itália tem sido notícia ao longo das últimas semanas. Num gesto inédito, a Comissão Europeia «chumbou» a proposta de Orçamento de Estado apresentada pelo Governo de Itália, dando a este um prazo de três semanas para rever o documento e ajustá-lo às regras do euro e da Governação Económica. Este episódio,...