Zelenski venceu eleição presidencial na Ucrânia

ELEIÇÕES Vladímir Zelenski ganhou com vantagem esmagadora a eleição presidencial na Ucrânia, obtendo 73% dos votos, contra 25% do seu adversário, o presidente cessante Piotro Poroshenko.

Zelenski tornou-se conhecido pelo seu papel numa série televisiva

Na Ucrânia, a segunda volta das eleições presidenciais, realizada no domingo, 21, confirmou as previsões e sondagens dando uma vitória expressiva a Vladímir Zelenski, de 41 anos, comediante, sem experiência anterior em cargos políticos.

O facto saliente desta eleição é a clara derrota do presidente Poroshenko, confirmando a ampla rejeição do desastroso curso político e económico dos últimos cinco anos, no seguimento do golpe de estado de 2014 da Maidan.

Zelenski ganhou popularidade na série televisiva «O servidor do povo», em que interpreta o papel de um professor de História convertido por acaso em presidente do país e que luta contra a corrupção. Fez a campanha eleitoral sobretudo nas redes sociais e aceitou participar num único debate com o seu adversário, a cinco dias da eleição, no estádio olímpico da capital.

O presidente cessante, Poroshenko – de direita, apoiado por grupos neonazis – declarou aceitar os resultados, já que o escrutínio decorreu, segundo ele, «de forma transparente e democrática», mesmo se mais de dois milhões de ucranianos que vivem na Rússia tenham sido impedidos de votar e a candidatura do Partido Comunista da Ucrânia tenha sido arbitrariamente bloqueada. O governo de Kiev, no quadro da sua política de hostilidade face à vizinha Rússia, proibiu observadores russos de acompanharem as eleições ucranianas.

Diversos deputados e ex-candidatos presidenciais sugeriram às autoridades de Kiev a proibição da saída de Poroshenko do país face à possibilidade de vir a ser processado por casos de corrupção, desvio de verbas e abuso do poder. O ainda presidente tornou-se, nos últimos anos, o símbolo da corrupção, do aprofundamento da guerra no Donbass e de um país fortemente empobrecido, com crescentes desigualdades sociais.

Quanto a Vladímir Zelenski, há quem coloque incertezas quanto às suas intenções de recuperar o domínio de Kiev sobre a região rebelde de Donbass e prosseguir os esforços de admissão da Ucrânia na União Europeia e na NATO.




Mais artigos de: Europa

Julien Assange preso em Londres sem direito a receber advogados

Nem sequer os seus advogados podem visitar Julien Assange na prisão de Belmarsh, em Londres, onde se encontra detido desde que foi preso na embaixada do Equador na capital britânica, denunciou a mãe do fundador do Wikileaks. Christine Assange revelou que essa proibição agrava as condições de isolamento a que está...

Entre a gorjeta e a caridade

Em todos os bares do Parlamento Europeu (PE) um copo apresenta-se entre o cliente e o trabalhador que opera a caixa. Nele são depositadas gorjetas, na sua maioria as moedas de um a dez cêntimos, muitas vezes com um esgar paternalista que evidencia o sentimento de um grande feito ou favor. O sistema de gorjetas é, desde...