Saudações ao PCP por ocasião dos 45 anos da Revolução de Abril

ABRIL Por ocasião do 45.º aniversário da Revolução de Abril, o Partido Comunista Português recebeu saudações do Partido Progressista do Povo Trabalhador (AKEL) de Chipre e do Partido Comunista (Suíça), assim como dos Comunistas da Rússia.

Revolução de Abril «abriu novo capítulo na história de Portugal»

Na sua saudação, o Comité Central do AKEL valoriza o levantamento militar e popular contra a «mais longa ditadura fascista na Europa, que se estendeu por 48 anos», assinalando que este tem a marca indelével do PCP e o seu decisivo papel.

O AKEL salienta que a luta heróica do PCP, «a única força de resistência organizada ao longo do longo período negro do fascismo», estabeleceu-o «como a verdadeira força nacional patriótica, como o partido da luta pela liberdade, a democracia e o socialismo» e que «a Revolução de Abril, com as suas radicais transformações democráticas, avanços e conquistas ao nível político, sócio-económico e cultural abriu um novo capítulo na história de Portugal, mas teve igualmente repercussões internacionais de longo alcance, como a criação das condições para a concretização da independência real dos povos africanos escravizados pelo colonialismo português.»

O AKEL aponta ainda a importância da Revolução de Abril e dos seus valores para o futuro de Portugal, particularmente nas lutas dos trabalhadores por avanços e medidas concretas, pela ruptura com a política de direita e por uma alternativa patriótica de esquerda, considerando que «a Revolução de Abril e seus valores motivam e ressoam em todos os povos que lutam para afirmar sua soberania nacional, independência e dignidade, para decidir seu próprio destino e caminho de desenvolvimento sócio-económico».

O Partido Comunista (Suíça) realça que a Revolução dos Cravos não só representou a derrota do fascismo, como um momento de máxima liberdade, emancipação e desenvolvimento social, económico e cultural, e sobretudo, de justiça social e de democracia avançada, momento que foi possível graças igualmente ao importante papel dos comunistas portugueses. O Partido Comunista (Suíça) faz votos que «os valores de Abril e da sua Constituição, encarnados hoje pelo PCP e a CDU, possam guiar o país e reconquistar o próprio lugar no seio de toda a sociedade portuguesa.»

Para os Comunistas da Rússia, o 25 de Abril foi o acontecimento mais importante da história do pós-guerra na Europa, que teve impacto um pouco por todo o mundo, nomeadamente nas conquistas dos movimentos de libertação em África. Este partido destaca igualmente o papel do PCP na luta pela liberdade e como defensor das conquistas e dos valores da Revolução.




Mais artigos de: Europa

Direita espanhola travada nas urnas

ELEIÇÕES Nas legislativas espanholas, o PSOE foi o partido mais votado mas ficou longe da maioria absoluta. Os três partidos da direita e extrema-direita ficam em minoria no parlamento.

Secretário Nacional do PCF em Portugal

Fabien Roussel, Secretário Nacional do Partido Comunista Francês (PCF), eleito no seu Congresso de Novembro de 2018, participou na manifestação que assinalou o 45.º aniversário do 25 de Abril, na Avenida da Liberdade, em Lisboa. Fabien Roussel salientou a sua vontade de na sua primeira saída...

Mesmo desemprego, mais precariedade em França

Em França, o número de desempregados sem qualquer trabalho baixou um pouco no primeiro trimestre de 2019 mas outros tipos de desemprego aumentaram. Os desempregados da categoria A (inactivos) diminuíram 0,7%, ou seja, menos 25 mil entre Janeiro e Março, o que significa uma baixa de 1,5% anual. Mas aumentou o desemprego...

O BCE e as ilusões de um capitalismo verde

Quase três décadas passadas sobre a conferência do Rio já perdemos a conta às cimeiras internacionais sobre o clima, sempre coroadas com declarações sonantes das principais potências capitalistas batendo com a mão no peito e afirmando que agora sim, vamos pôr mãos à obra. De acordo com resultados apresentados na 24...