1.º de Maio de luta e festa

Milhões de pessoas encheram no 1.º de Maio as principais praças de Cuba para festejar o Dia Internacional dos Trabalhadores e apoiar a Revolução Cubana. Só em Havana desfilaram mais de um milhão de populares, sob o lema «Unidade, Compromisso e Vitória».

Em Caracas, a classe trabalhadora da Venezuela celebrou no 1.º de Maio a defesa dos direitos laborais conquistados durante os primeiros 20 anos do processo bolivariano. Uma marcha expressou o apoio popular ao governo bolivariana na luta contra os ataques da direita golpista e do imperialismo.

No Brasil, as centrais sindicais, pela primeira vez em unidade, assinalaram o 1.º de Maio no quadro da resistência contra o retrocesso social imposto pelas políticas de Jair Bolsonaro.

Em França, mais de 300 mil manifestantes participaram em 250 iniciativas em todo o país. Na Rússia, milhares de pessoas marcaram presença em diferentes acções, promovidas por sindicatos, organizações juvenis e partidos, incluindo o Partido Comunista da Federação da Rússia.




Mais artigos de: Internacional

Comunistas solidários com luta do povo sudanês

SOLIDARIEDADE Sessenta partidos comunistas e de trabalhadores expressaram solidariedade com a luta do povo sudanês representado pelas Forças para a Liberdade e Mudança, incluindo o Partido Comunista Sudanês.

Equador: solidariedade do PCP com o movimento Revolução Cidadã

Ante a escalada de perseguição política e a utilização de expedientes arbitrários e ilegais dirigidos no Equador contra o movimento Revolução Cidadã e seus dirigentes, de que são exemplo a prisão e condenação do vice-presidente eleito, Jorge Glas, e as acusações fabricadas contra Rafael Correa ou Ricardo Patiño, o PCP...

Levantamento popular e ingerência no Sudão

A União Africana concedeu à junta militar do Sudão dois meses para entregar o poder a uma autoridade civil que dirija a transição para a democracia. A organização pan-africana vai assim ao encontro das exigências das forças democráticas sudanesas que, com expressivo apoio popular, desde há meses intensificaram a luta...