Festa do Avante!, uma viagem de três dias pelo País e o mundo

6, 7 e 8 DE SETEMBRO A Festa do Avante! proporciona uma viagem de três dias e com o mapa identificamos todos os locais e recantos a não perder. Até permite elaborar um roteiro para três dias.

Da Quinta do Cabo à Quinta da Princesa há um mundo para explorar

No mapa identificamos, e é certo, que a Festa proporciona muitos momentos de cultura, com 10 palcos – Palco 25 de Abril, Auditório 1.º de Maio, Palco Novos Valores, Palco Solidariedade, Palco Raízes, Palco Alentejo, Café Concerto Lisboa, Palco Setúbal, Palco Fado, Avanteatro – e vasta e diversificada programação. Destes destacam-se o Palco 25 de Abril e o Auditório 1.º de Maio, desde há três anos localizado na Quinta do Cabo, onde um anfiteatro natural permite ao público assistir daí aos espectáculos.

O palco que ao longo dos anos tem espelhado a música tradicional portuguesa e mostrado os grupos etnográficos de todo o País regressou no ano passado à Quinta da Atalaia e aí se manterá, mas com uma nova denominação – Palco Raízes. O antigo Palco Arraial tem um novo nome que valoriza e melhor designa a mostra musical que ali se realiza.

Mas os espaços de cultura a não perder são muito mais. É imprescindível ir à Quinta do Cabo e ver um espectáculo de teatro no Avanteatro ou usufruir do cinema no CineAvante!, que se encontra no Pavilhão Central; não deixar de visitar a Bienal de Artes Plásticas (que também se localiza no mesmo local) e percorrer e permanecer na Festa do Livro, que este ano terá condições melhoradas; ir até à zona do lago e visitar, interagir e aprender no Espaço Ciência.

A Festa do Avante! também é desporto e durante os três dias é possível assistir e participar em diversas actividades.

Cultura, debate, convívio
Planear a ida à Festa é planificar um verdadeiro roteiro gastronómico, onde é possível sentir e provar sabores e especialidades gastronómicas de diferentes regiões do País e do mundo ou apreciar os bons vinhos que entre nós são produzidos. Sendo ainda possível organizar um roteiro pelo artesanato, também presente na Festa.

A Festa oferece diversos momentos de debate, com particular destaque para os que se realizam no Pavilhão Central, onde são abordadas questões mais relevantes da situação política nacional e internacional e, ao mesmo tempo, usufruir de uma fantástica vista sobre a Baía do Seixal.

A solidariedade internacionalista também pode ser vivenciada no Espaço Internacional, onde estarão presentes vários pavilhões de partidos comunistas e organizações progressistas de dezenas de países. Ampliado e alargado, este espaço possui mais zonas de descanso e também mais área de convívio e confraternização.

Mais espaço, melhor Festa
Desde 2016 que temos mais espaço, mais Festa!, e desde então novos desafios se colocaram, sempre com o objectivo de criar melhores condições para o visitante da Festa. Este ano haverá mais e renovadas instalações sanitárias.

O mapa assinala os diversos serviços que se encontram distribuídos pelo recinto, como os Espaços Bebé, as instalações sanitárias com WC adaptados, as bagageiras/recepção ao visitante, junto de cada entrada, os perdidos e achados no centro do recinto ou as caixas de Multibanco.

Todos os anos é melhorado o espaço magnifico que é a Quinta da Atalaia, garantindo que há mais sombras, zonas relvadas, de estar e de lazer, que se pode contemplar a vista sobre a Baía do Seixal, mantendo a Festa como um espaço de ambiente fraterno e alegre convívio, em que se sente segurança e tranquilidade.

O alargamento da Festa permitiu criar um novo e melhor Espaço Criança, com uma localização privilegiada, mais brinquedos, muitas árvores e sombras onde as crianças podem brincar e divertir-se, com a presença de pais e familiares por perto.

A Festa do Avante! é, portanto, uma Festa de todos e para todos: bebés, crianças, adolescentes, jovens, adultos de todas as idades. É a nossa Festa.

 



Mais artigos de: PCP

Repor direitos dos militares

Uma delegação do PCP – constituída pelo Secretário-geral Jerónimo de Sousa, Rui Fernandes e António Rodrigues, da Comissão Política e do Comité Central, respectivamente – recebeu, dia 23 de Abril a Associação Nacional de Sargentos (ANS). Em destaque na reunião estiveram os problemas que...

«O Militante» de Maio/Junho

A mais recente edição da revista de reflexão e prática do PCP traz à capa a CDU, destaque justificado pela proximidade e importância das eleições para o Parlamento Europeu, que surgem no interior num caderno com extractos da Declaração Programática do PCP e artigos na abertura e sobre a necessidade de o País produzir...

Isto não é uma notícia

«Demónios e dissidências alastram por alguns dos principais jornais nacionais. A persistência de alguns na utilização de escritos na Internet e de fontes anónimas para sustentar notícias sobre a vida interna do PCP estão a fazer crescer o desconforto nas redacções. Há jornalistas que se demarcam destas práticas que...