Lutar para um rumo certo para a Europa e o País

AL­GARVE O pri­meiro can­di­dato da CDU às elei­ções para o Par­la­mento Eu­ropeu rumou, quinta-feira, 16, ao Al­garve, terra do sol e do mar, mas também de aban­dono dos sec­tores pro­du­tivos, sa­zo­na­li­dade e pre­ca­ri­e­dade.

Levar mais longe o tra­balho da CDU

A pri­meira pa­ragem acon­teceu em Por­timão, no Mer­cado Mu­ni­cipal. Acom­pa­nhado du­rante todo o dia por Rui Ri­beiro, também ele can­di­dato, João Fer­reira falou, no final, do sector da pesca, mais con­cre­ta­mente da frota do cerco.

A pesca da sar­dinha está, desde Se­tembro, in­ter­dita aos pes­ca­dores por­tu­gueses, proi­bição que se vai manter até 3 de Junho. Este sector «não con­se­guirá manter-se sem me­didas que per­mitam fazer face às di­fi­cul­dades cri­adas por anos su­ces­sivos de pa­ragem de pesca da sar­dinha, du­rante vá­rios meses e com quotas de pesca muito abaixo do ne­ces­sário», alertou, in­for­mando que foi por ini­ci­a­tiva do PCP que se in­tro­du­ziram «as al­te­ra­ções ne­ces­sá­rias para poder haver apoios às pa­ra­gens bi­o­ló­gicas». Ainda a este res­peito, o can­di­dato sa­li­entou que «ne­nhum país de­sen­volve o seu sector pes­queiro sem uma ca­pa­ci­dade ci­en­tí­fica e téc­nica pró­pria».

Por úl­timo, re­clamou a «al­te­ração dos re­gu­la­mentos co­mu­ni­tá­rios», «apoio à mo­der­ni­zação da frota pes­queira» e a «va­lo­ri­zação de ou­tras es­pé­cies de pes­cado», como o ca­rapau e a ca­vala.

Evitar novas tra­gé­dias

O pé­riplo dos can­di­datos pros­se­guiu por Silves, com uma ar­ruada no co­ração da ci­dade. Rosa Palma, pre­si­dente da Câ­mara Mu­ni­cipal, eleita nas listas da Co­li­gação PCP-PEV, marcou pre­sença na acção de massas, com os ac­ti­vistas e eleitos nas au­tar­quias a gri­taram bem alto «A CDU avança, com toda a con­fi­ança».

Abor­dadas foram as con­sequên­cias e o im­pacto dos fogos flo­res­tais. «Tinha razão o PCP e a CDU, quando os nossos de­pu­tados, ainda antes do Verão de 2018, reu­niram com as cor­po­ra­ções de bom­beiros de Mon­chique, Silves e Al­jezur. A pre­o­cu­pação era grande e os riscos co­nhe­cidos. Quinze anos de­pois do grande in­cêndio de 2003 es­tavam reu­nidas as con­di­ções para uma nova tra­gédia. E a vida veio dar razão à CDU», apontou, as­si­na­lando que «80 por cento da área ar­dida em 2018 é coin­ci­dente com a área ar­dida em 2003». «Sem uma al­te­ração es­tru­tural nas po­lí­ticas se­guidas, daqui por 15 anos, se não for antes, vol­ta­remos a as­sistir à im­pi­e­dosa vo­ragem das chamas», previu.

Na­quela re­gião onde pre­do­mina o sector do tu­rismo e a pre­ca­ri­e­dade la­boral, João Fer­reira voltou a re­clamar o au­mento dos sa­lá­rios, fi­xando a curto prazo o sa­lário mí­nimo na­ci­onal nos 850 euros, «ob­jec­tivo pelo qual vale a pena lutar».

De­safio ao PS, PSD e CDS

O dia de cam­panha ter­minou com um co­mício em Faro, com vá­rias cen­tenas de pes­soas. Na­quela acção, o pri­meiro can­di­dato da CDU alertou para as con­sequên­cias da ac­tual pro­posta de quadro fi­nan­ceiro plu­ri­a­nual que con­templa um corte de sete por cento nos fundos para Por­tugal. De­sa­fiou por isso PS, PSD e CDS a di­zerem «como é que vão votar o pró­ximo Or­ça­mento» e ques­ti­onou se «o Go­verno usará o seu poder de veto para im­pedir o ter­ceiro corte su­ces­sivo que tanto está a pre­ju­dicar Por­tugal».

A ter­minar, ma­ni­festou con­fi­ança num «grande re­sul­tado da CDU» para «de­fender Por­tugal e o povo por­tu­guês».




Mais artigos de: CDU

Renegociar a dívida pública para não ficar na cepa torta

SO­BE­RANIA Manter a ac­tual tra­jec­tória «sig­ni­fi­caria a con­ti­nu­ação, pelas pró­ximas duas ou três dé­cadas, de todo o quadro de li­mi­ta­ções» que agravou a dí­vida e im­pede o in­ves­ti­mento e o cres­ci­mento.

Com confiança em Mem Martins

Dezenas de activistas animaram a tarde de terça-feiar nas ruas de Mem Martins (Sintra), numa animada acção de contacto com a população, em que participaram Jerónimo de Sousa e Sandra Pereira, segunda candidata na lista da CDU. Numa breve intervenção, no final da arruada, o Secretário-geral do...

Contadores da exploração

Precariedade, baixos salários e horários desregulados reflectem uma deficiente protecção dos trabalhadores face ao poder patronal, mas a União Europeia entende que a legislação laboral deve ser ainda mais permissiva. Assim ligou João Ferreira a acção no Parlamento Europeu com a grande...

O orgulho do trabalho feito

No final do almoço, domingo, no Parque de Merendas do Sobral de Monte Agraço, João Ferreira disse que os deputados da CDU no Parlamento Europeu andam «de cabeça erguida, pelo trabalho que estamos em condições de apresentar», o qual «nos orgulha». Na verdade, «não fizemos mais do que a nossa...

CDU quer sectores estratégicos de volta às mãos do Estado

FORÇA Pro­dução, am­bi­ente e trans­portes foram temas em des­taque no sá­bado,18, na jor­nada de João Fer­reira pela Pe­nín­sula de Se­túbal, que cul­minou com um grande co­mício em Al­mada, também com Je­ró­nimo de Sousa.

Aumentar, valorizar e diversificar a produção

DE­SEN­VOL­VI­MENTO João Fer­reira con­sa­grou a tarde de quarta-feira, 15, à po­pu­lação de Évora, em forma de uma ar­ruada, que partiu do Largo da Sé, cruzou a Praça do Gi­raldo e quedou-se no Largo Luís de Ca­mões.

Semear futuro por terras de Cuba, Vidigueira, Beja e Serpa

CRESCER «Lan­çamos se­mentes. Se­mentes de es­pe­rança e de con­fi­ança. Se­mentes que hão-de ger­minar neste Por­tugal que é de Abril, neste Por­tugal de fu­turo», afirmou João Fer­reira, sexta-feira, 15, em Serpa.

Cada voto na CDU soma para fazer avançar o País

ES­CLA­RECER Je­ró­nimo de Sousa es­teve na se­gunda-feira, 20, no Norte do dis­trito de Lisboa a par­ti­cipar numa acção de con­tacto com a po­pu­lação em Torres Ve­dras e num jantar com apoi­antes em Alen­quer.

Dar força à voz que se faz ouvir em defesa do povo e do País

Espinho foi palco, na passada sexta-feira, 17, de um vibrante comício da CDU, no qual intervieram Jerónimo de Sousa e os candidatos ao Parlamento Europeu Mariana Silva e Francisco Gonçalves. Para o ambiente de festa que ali se viveu muito contribuiu Minda Araújo e a sua música tradicional portuguesa. O Secretário-geral...

Compromisso com o povo e o País

À semelhança do que está a acontecer em todo País, com inúmeras iniciativas diárias, anteontem, 21, Jerónimo de Sousa – depois de ter estado em Mem Martins (pag. 6) e Laranjeiro (pag. 7) – participou num juntar em Setúbal, no Largo da Fonte Nova, com centenas de pessoas a manifestarem o seu...

Soluções para habitação e pobreza

IN­TERVENÇÃONo dia 20 de Maio, a cam­panha elei­toral com João Fer­reira, ca­beça de lista da CDU às elei­ções para o Par­la­mento Eu­ropeu (PE), abordou os que afectam par­ti­cu­lar­mente os mais idosos.

Campanha em todo o País

Setúbal Activistas da CDU percorreram anteontem, 21, a baixa de Setúbal, mostrando aos comerciantes como os avanços alcançados pela intervenção de PCP e PEV lhes foram benéficos. Albergaria A candidata da CDU ao Parlamento Europeu, Diana Ferreira, esteve anteontem, 21, numa acção de contacto com os trabalhadores da...

Apoiamos a candidatura da CDU

Alexandra von Böhm-Amolly Advogada Ana Cláudia SerrãoVioloncelista António Borges Coelho Historiador António Jara Médico Arménio Carlos Dirigente sindical Artur Lopes – Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Ciclismo Carlos Marques Actor Carlos Mota Soares...