«Os Verdes» contestam aeroporto no Montijo

O Con­selho Na­ci­onal (CN) do Par­tido Eco­lo­gista «Os Verdes» (PEV) es­teve reu­nido no sá­bado, 22 de Junho, no Mon­tijo, onde dis­cutiu a si­tu­ação eco­po­lí­tica na­ci­onal.

Nas con­clu­sões da reu­nião, o PEV con­si­dera «inad­mis­sível» que o Exe­cu­tivo PS de­cida pela cons­trução de um novo ae­ro­porto na base aérea do Mon­tijo (BA6), «sal­va­guar­dando in­te­resses eco­nó­micos, em de­tri­mento da se­gu­rança am­bi­ental, da se­gu­rança do ter­ri­tório e da se­gu­rança e saúde das po­pu­la­ções».

As crí­ticas es­tendem-se ao facto de o Go­verno re­cusar «pro­mover uma Ava­li­ação Am­bi­ental Es­tra­té­gica que es­tude à mesma di­mensão di­versas hi­pó­teses de lo­ca­li­zação, e que de­pois dessa ava­li­ação no ter­ri­tório, no am­bi­ente e na se­gu­rança, gere uma so­lução mais sus­ten­tável».

Se­gundo os eco­lo­gista, em Por­tugal «não existe» qual­quer es­tudo que de­ter­mine que a BA6 seja a me­lhor so­lução. «Es­tamos a falar de uma zona de grande con­cen­tração po­pu­la­ci­onal, onde as po­pu­la­ções dos con­ce­lhos da Moita e do Bar­reiro serão fla­ge­ladas pelo ruído de­cor­rente da cir­cu­lação de aviões», alerta o PEV, lem­brando, por outro lado, que o es­tuário do Tejo «é uma zona riquís­sima ao nível da bi­o­di­ver­si­dade, de pre­sença muito acen­tuada de avi­fauna que deve ser pre­ser­vada».

«Os Verdes» dão ainda conta do risco de birds­trike (in­ter­fe­rência de aves com os aviões) que gera pro­blemas de se­gu­rança muito graves.

O CN do PEV ma­ni­festou-se ainda contra a ex­plo­ração de lítio em áreas clas­si­fi­cadas, como ocor­rerá em Mon­ta­legre por de­cisão do Go­verno, de­fendeu o fim das par­ce­rias pú­blico-pri­vadas (PPP) na área da saúde e deu conta das suas pro­postas para mi­tigar as al­te­ra­ções cli­má­ticas e para pro­mover um pro­cesso de adap­tação às al­te­ra­ções cli­má­ticas.

 



Mais artigos de: Nacional

Valores de Abril no Festival da Liberdade

JU­VEN­TUDE Vila Nova de Santo André acolhe, entre 28 e 30 de Junho, a 7.ª edição do Fes­tival Li­ber­dade, or­ga­ni­zado em con­junto pela As­so­ci­ação de Mu­ni­cí­pios da Re­gião de Se­túbal e Câ­mara Mu­ni­cipal de San­tiago do Cacém.

Luta fez cair zipline na Nazaré

AU­TAR­QUIAS A CDU, em con­junto com as po­pu­la­ções, im­pediu a ins­ta­lação de uma zipline (ti­ro­lesa) no pro­mon­tório da Na­zaré, um dos mai­ores aten­tados ao pa­tri­mónio na­tural do nosso País.

MDM reclama «respostas urgentes» para a saúde materno-infantil

Comentando a «situação insustentável» que se vive em pelo menos 13 maternidades em todo o País, a Direcção Nacional (DN) do Movimento Democrático de Mulheres (MDM) exige «respostas urgentes e adequadas» às necessidades da saúde da mulher e da criança, de apoio à gravidez e à maternidade, com cuidados de saúde universais...

CDU desmascara «falsas promessas» na Madeira

A CDU contactou na segunda-feira, 24, com a população da freguesia de São Martinho, Funchal, onde faltam acessibilidades, saneamento básico e transportes públicos. No local, Herlanda Amado, eleita na Assembleia Municipal (AM) do Funchal e primeira candidata da CDU pelo círculo eleitoral da Madeira às eleições...